Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC8.1 - Cuidado, trabalho, diferenças e intersecções em perspectiva

47085 - CAPACITISMO,SAÚDE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
CÁTIA BRITO DOS SANTOS - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, LILIA CAMPOS NASCIMENTO - UFBA


Apresentação/Introdução
O capacitismo, terminologia recentemente utilizada no Brasil que se refere a toda e quaisquer formas de discriminação que caracterizam as pessoas com deficiência como indivíduos incapazes de exercer os seus direitos sociais. Atitudes e práticas capacitistas interferem de forma negativa na vida das pessoas com deficiência, impedindo-as de desempenhar uma participação plena e efetiva no acesso a saúde, educação, lazer, etc.

Objetivos
Relatar a experiência de uma estudante com deficiência graduanda na área de saúde e a associação com o capacitismo.

Metodologia
A pesquisa foi realizada na Universidade federal do Recôncavo da Bahia e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.
Foi realizada entrevista narrativa, com uma estudante do curso de medicina, em formato virtual, através de vídeo chamada, pela plataforma Google Meet, no mês de abril de 2020,cuja questão disparadora da entrevista foi: “Me conte como tem sido a sua experiência como estudante universitária e se você já sofreu algum tipo de discriminação”.
Após a coleta, foi procedida a análise da narrativa e tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo.


Resultados e discussão
A partir dos dados coletados e analisados,vale destacar enquanto barreiras no formação em saude do estudante com deficiência: a falta de acessibilidade no ambiente de aulas práticas,a exemplo dos laboratórios e hospitais,falta de reconhecimento da pessoa com deficiência enquanto estudante da área de saúde,falta de capacitação dos professores e servidores para lidar com os estudantes com deficiência,ausencia de disciplinas que abordem o cuidado em saúde a partir de corpos diversos,incluindo os corpos com deficiência,atitudes capacitistas e de inferiorização das pessoas com deficiência,a exemplo da utilização de perguntas como,Tem certeza que é isso que você quer?Você vai conseguir exercer a sua profissão?Você parece tão frágil.
Os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram que o capacitismo está presente na vida acadêmica dos estudantes com deficiência e que, é silenciado pelas políticas e práticas institucionais. É preciso investir em ações que eliminem as diversas barreiras existentes no combate à discriminação e a exclusão dos estudantes com deficiência. Ampliar o debate sobre de que forma o capacitismo atravessa os currículos de formação na área de saúde, no ensino, pesquisa e extensão é um dos caminhos para possibilitar a construção do conhecimento de forma coletiva e pautada em uma ética do cuidado.

Conclusões/Considerações finais
A Universidade, enquanto espaço privilegiado de produção de conhecimentos possui a responsabilidade de desenvolver ações educativas que atendam às necessidades das pessoas com deficiência no que tange aos seus direitos e deveres institucionais, bem como,investir na capacitação dos demais estudantes, professores e servidores das instituições de ensino superior, para que saibam reconhecer o capacitismo enquanto prática discriminatória que afeta de forma negativa o processo formativo de estudantes com deficiência.