02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC9.1 - Racismo, formação e saúde I |
47202 - A EXPERIÊNCIA DE UM PERCURSO FORMATIVO DECOLONIZADOR EM SAÚDE A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE JOÃO AGOSTINHO NETO - UFC, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UFC, RICARDO JOSÉ SOARES PONTES - UFC
Contextualização A educação de um indivíduo em uma perspectiva decolonial, acontece para que ele consiga desenvolver suas potencialidades epistêmicas e socioculturais em um agrupamento social específico. Deste modo, o presente trabalho tem sua gênese, no percurso formativo de um profissional de educação física até a sua chegada no doutorado em saúde pública, de modo que também representa a construção impulsionada pelo encontro entre os saberes e fazeres da universidade, do serviço e da comunidade a partir das aproximações entre duas grandes áreas do conhecimento: a saúde e a educação. No contexto das políticas ministeriais da área da educação e da saúde, é possível identificar estratégias tanto de regulação, como as Diretrizes Curriculares, quanto de fomento. Destacam-se os programas de fomento numa perspectiva decolonial da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, os Programas de Residência Multiprofissional, os Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Além dessas estratégias, os Mestrados Profissionais na saúde apontam importantes reflexões sobre a formação profissional em nível stricto sensu, de modo que incentivam a qualificação de profissionais que estão no serviço e na comunidade.
Descrição O relato é subsidiado pelo método autoetnográfico como possibilidade da inclusão da experiência do sujeito na definição do que será pesquisado e desenvolvido na pesquisa, além dos fatores relacionais que surgem no decorrer da investigação. O presente relato utilizou as anotações pessoais, e as experiências do sujeito autor da pesquisa, o seu papel em relação a sua formação inicial, as experiências práticas no contexto do trabalho, da educação permanente em saúde nos processos de formação decolonizadora, e social a partir do contato com as pessoas, com os seus modos de vida e com os territórios de atuação profissional.
Período de Realização O presente relato é uma da gênese do ingresso no doutorado em saúde pública que se iniciou no ano de 2020, e tem sua consolidação crítica no presente ano de 2023.
Objetivos Descrever a experiência de um percurso formativo decolonizador em saúde a partir da integração ensino-serviço-comunidade
Resultados A narrativa inicia-se, com reflexões no percurso da graduação em educação física, na Residência Multiprofissional em Saúde, no Mestrado Ensino na Saúde e a chegada no Doutorado em Saúde Pública. O início da formação profissional na graduação em 2005, um currículo fragmentado e cartesiano, com uma visão biologicista e esportivista, levados a valorizar as técnicas esportivas e a admirar aqueles que as executam de acordo com a norma”, reforçando uma visão de superioridade de alguém em detrimento da inferioridade de outrem (micro espectro da sociedade colonizada).
Mas a oportunidade de experiências em um projeto de extensão em comunidades foi possível ampliar a visão de conhecimento a partir de aspetos interculturais considerando as outras manifestações da Cultura de Movimento, em especial os saberes tradicionais da comunidade. Desde modo, chego a compreensão de que não podemos considerar nenhum sujeito isoladamente, ou seja, longe de sua cultura e longe daquilo que define sua identidade.
Em busca de ampliação teórica e prática encontro no mestrado em Ensino na Saúde e na Residência Multiprofissional em Saúde uma oportunidade de contextualização entre os saberes lidos nos artigos e livros, com as experiências diariamente vivenciadas a partir da troca de experiência com os meus pares, a sistematização de elementos que permitiram compreender as dimensões de competência a partir de reflexões sobre o que tenho de conhecimento que pode agregar a vida das pessoas e das comunidades, o que posso aprender com a comunidade que podem aprimorar as minhas experiências como profissional do binômio saúde-educação. Voltando ao ponto de partida e as experiências adquiridas até aqui, compreender mais a importância da relação ensino-serviço-comunidade foram impulsionadores para ingresso no doutorado em saúde pública da Universidade Federal do Ceará em 2020, na linha de pesquisa: Avaliação qualitativa de serviços e programas que engloba perspectivas relativas à subjetividade, cultura e à dimensão simbólica, em uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.
Aprendizados Impulso para novas construções de significados a partir de uma formação decolonizadora na saúde coletiva.
Análise Crítica Com isso, a socialização de atividades que promovam o encontro ensino-serviço-comunidade numa perspectiva decolonizadora deve acontecer desde o início da graduação, de modo que se ofereçam aos sujeitos os aportes teóricos, metodológicos e tecnologias fundamentais trazendo para os espaços de ensino-aprendizagem a problematização da realidade social integrando os olhares em prol da saúde coletiva.
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