Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC9.1 - Racismo, formação e saúde I

47707 - “O FORTALECIMENTO DA LUTA ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA LIGA ACADÊMICAS ANTIRRACISTA LUIZ GAMA”
JHONATAS NASCIMENTO MORENO - UNINASSAU


Contextualização
A Liga Acadêmica Antirracista Luiz Gama é um grupo de trabalho, estudo e pesquisa vinculado ao Centro Universitário Muricio de Nassau, idealizada e formado por alunos do Curso de Serviço, polo Graças, Recife- PE. A liga tem em sua gênese o fortalecimento da luta antirracista e o combate das expressões sociais e suas interseccionalidades.
Este presente relato mostrará a importância da luta antirracista através das intervenções e ações da liga no período de setembro de 2022 a maio de 2023, onde foram executadas as atividades de formação dos integrantes da liga, semana da consciência negra da UNINSSAU, a importância da PNSIPN (Política nacional de saúde integral da população negra), atividade de valorizam das mulheres pretas e formação em alusão ao Dia internacional de combate contra a desigualdade racial.



Descrição
No intuito de compreender as interseccionalidades correlacionadas as expressões sociais no combate ao racismo, a Liga Luiz Gama vem atuando na conduta antirracista, a importância de ter uma liga que trate dessa pauta é de suma importância pois corrobora na formação dos discentes e vem desmistificando falácias assim como mito da democracia racial, o racismo inverso e até mesmo a inexistência do racismo no Brasil. Este trabalho dentro de uma instituição de ensino superior particular é um desafiador, o racismo e sua estrutura atua mesmo que de forma inconsciente dentro da instituição e coube a liga a escurecer tais fatos, norteando a conduta e em algumas vezes a minuta da programação da mesma. A exemplos: temos a formação dos participantes da liga, trazendo o conceito explorando assim o entendimento do que vem a ser a luta antirracista, atividade esta, que influenciou na programação da instituição que tem em seu calendário atividades de Responsabilidade Social.


Período de Realização
De setembro de 2022 á maio de 2023.

Objetivos
Os objetivo geral é a manutenção da luta antirracista, identificando as as interseccionalidades e expressões sociais oriundas do sistemas capitalista e neoliberal.

Resultados
Ao longo desses oitos meses entre os anos de 2022.2 e 2023.1, podemos notar um eminente avanço dentro da instituição na luta antirracista, tanto em suas atividades extra e curriculares, quanto na formação dos discente. A estratégia da liga, em ir identificando atos racistas, resocializando com atividades para que a comunidade posso compreender que apesar de sofrer com as consequências da escravidão é nosso dever lutar contra esse sistema opressor e eliminá-lo em sua gênese, corrobora o fortalecimento da luta e abrindo novos horizontes.

Aprendizados
Com a atividades desenvolvidas, o coletivo teve um novo olhar para conjuntura politica no Brasil, os últimos seis anos vivemos grandes retrocessos principalmente na área da saúde e no que diz respeito as políticas publicas, o racismo foi crescendo na mesma proporção que as desigualdades e sendo alimentado pelo regime neoliberal. As atividades realizadas fortaleceram a luta antirracista trouxe o entendimento mais plausível dessa luta para aqueles que a desconhecia e fortaleceu uma base acadêmica que vem sofrendo com a institucionalização do racismo.

Análise Crítica
Ainda temos muito que construir e desconstruir na luta antirracista, identificar a essas interseccionalidades racistas é apenas o primeiro passo, essa trabalho é ainda maior pois estamos dentro de uma instituição privada, que tem me sua construção a base do que Cida Bento chama de Pacto da Branquitude, é uma avanço construir uma Liga Antirracista, avanço maior é ser a primeiro da Instituição a nível nacional , no entanto temos nossa limitações, em encontrar docentes que nos ajude nessa jornada, como discentes nosso grande obstáculo é desconstruir esse pensamento conservador que infelizmente é vivo na academia, mas atuamos como resistência, outorgo fator é falta de financiamento para ações que impossibilitam que temamos mais amplitude e material para trabalhar asa atividades propostas, essa ação voluntaria e coletiva é a prova que ainda temos muito o que conquistar.