02/11/2023 - 13:10 - 14:40 OL5 - Potencialidades e desafios das linguagens do AUDIOVISUAL e da ESCRITA de memórias para pensar o cuidado como práxis decolonizadora 4 |
46082 - DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO E DIFICULDADES NA PANDEMIA DE COVID-19 MURILO NIY DE MORAIS - POLITEIA ESCOLA DEMOCRÁTICA, DENISE YOSHIE NIY - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP
Processo de escolha do tema e de produção da obra Trata-se de carta escrita de próprio punho por Murilo e depois ditada a sua mãe (ver o arquivo no link). Murilo traz o relato de sua vivência escolar durante a pandemia, sendo ele um adolescente autista, com o desejo de apontar que a OMS pode ter decretado "o fim da pandemia", mas para ele os efeitos estão sendo sentidos no corpo ainda hoje.
Objetivos Relatar a experiência escolar durante a pandemia, na perspectiva de um adolescente autista.
Ano e local da produção São Bernardo do Campo, junho de 2023
Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso Durante os dias de isolamento em casa, vivendo em um apartamento apenas com sua mãe, Murilo usou dos mais diversos recursos para lidar com essa brusca mudança, tão desorganizadora para um autista. Porém, os desafios maiores estariam ainda por vir, com a conclusão do ensino fundamental, a despedida de pessoas queridas e da escola que frequentou por 9 anos, sem que isso pudesse se concretizar em abraços, olhares, falas, e a tão esperada e planejada formatura. No ingresso no ensino médio, em outra escola e em outro município, não se vê capaz de se apropriar do novo espaço, nem se conectar com as pessoas. Hoje, ainda, vive praticamente isolado só com sua mãe, com poucas saídas, sempre muito tensas e repletas de crises, que agora se manifestam em um corpo já grande, "de adulto". Se o sistema escolar não deu conta de acolher o garoto em suas especificidades, tampouco o sistema de saúde foi capaz de atender às suas necessidades, de modo que ele estaria totalmente à deriva, não fosse a articulação familiar em torno de seus cuidados.
Formatos e suportes necessários referentes à apresentação Trata-se de uma carta manuscrita (ver o link), e Murilo deseja muito que ela seja exposta no congresso, para que ele seja também sujeito de produção de conhecimento, e para que outros pesquisadores possam pensar em como ajudar na escolarização de pessoas como ele, que precisam dessa articulação entre educação e saúde de maneira tão contundente.
Breve biografia do autor Murilo Niy de Morais é um adolescente com diagnóstico tardio de autismo. Desde pequenino acompanha sua mãe em manifestações e audiências, bem como em aulas, seminários e congressos. Como ele mesmo descreve em sua carta, gosta de muitas coisas, como aviação, transporte rodoviário, transporte urbano, artes e música. Suas construções no Minecraft são sempre detalhadas, e as casas que decora em The Sims atestam sua incrível noção espacial e estética.
|