02/11/2023 - 13:10 - 14:40 OL5 - Potencialidades e desafios das linguagens do AUDIOVISUAL e da ESCRITA de memórias para pensar o cuidado como práxis decolonizadora 4 |
46259 - O USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE RUA LUCINEIA PERIARD LOPES FERREIRA - UFMG, HELIAN NUNES DE OLIVEIRA - UFMG
Processo de escolha do tema e de produção da obra O tema “O Usuário Em Situação De Rua” é uma reflexão sobre a assistência destinada as pessoas em situação de Rua (PSR), sendo eles usuários do Sistema Único De Saúde (SUS )que necessitam de acolhimento e empatia dos profissionais de saúde.
Escolhi a forma de Carta de Memoria por poder descrever o quanto é importante a assistência a esses usuários, e uma forma de sensibilizar os profissionais de saúde nesses atendimentos. Existe ainda uma parcela da população que não procura a assistência à saúde por medo e vergonha, por não terem suas necessidades ouvidas.
Objetivos Sensibilizar aos profissionais de saúde e comunidade sobre população em situação de rua, como usuários, de grande vulnerabilidade social mas que necessitam de acolhimento, estabelecimento vinculo e empatia. Escrevo a carta endereçada a um amigo, mas na realidade esse amigo e o profissional de saúde que eu pretendo sensibilizar mostrando importância da Promoção e saúde das Pessoas em situação de rua.
Ano e local da produção Realizado em Belo Horizonte, na data de 10 de Junho de 2023.
Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso A atenção Primaria é a porta de entrada aos demais sistemas de Saúde. Como profissional de Equipe de Saúde da Família, precisamos conhecer acolher e estabelecer vínculos com a população em situação de rua do nosso território. È uma população de grande vulnerabilidade social, que muda rotineiramente de ponto fixação. Esses conceitos de território, microarea, residência, não podem ser impeditivos da assistência à saúde desses usuários. Estando no território da unidade e equipe, precisamos atender essa população. Sabemos das dificuldades que muitos enfrentam como perda de vínculos com familiares, rede de apoio fragilizadas, sofrimento mental e uso abusivo de álcool, drogas e outras substancias.
Diante desse contexto, a importância da equipe de Saúde da família nessa abordagem em conjunto com a equipe multidisciplinar. A importância dessa população de comparecer a unidade básica de saúde e ser acolhido. A sensibilização da fala do usuário de que ‘’se não fossem vocês o que seria de nós’’ nos traz a importância da saúde coletiva e da abordagem a esses usuários que tem seus direitos garantidos.
Formatos e suportes necessários referentes à apresentação Mensagem exposta no evento ou narrada, no coletivo temático CT 26 - População em situação de rua e Saúde Coletiva: olhares interseccionais para a garantia de direitos
Breve biografia do autor Lucineia Periard Lopes Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6716490620127106
Mestranda em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (UFMG) Enfermeira Especialista Em Educação Em Saúde, Saúde Publica Com Ênfase Em Programa Saúde Da Família E Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma. Enfermeira do Programa de Saúde da Família da Prefeitura de Belo Horizonte .
Helian Nunes de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2872805590419095
MD PhD - Psiquiatra, Pesquisador, Professor permanente e Membro Do Colegiado No Mestrado Profissional Em Promoção Da Saúde E Prevenção Da Violência(UFMG). Professor adjunto do curso de graduação em medicina, estágio de Saúde Coletiva/Internato Rural e disciplinas de Tópicos de Saúde Coletiva/Saúde Mental do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, DMPS-FM/UFMG.
|