Outras Linguagens

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
OL6 - Potencialdiades e desafios das linguagens dos DESENHOS, ILUSTRAÇÕES, COLAGENS, LITERATURA e ESCRITA DE MEMÓRIAS para pensar o cuidado como práxis decolonizadora

47214 - PANDEMIA & PANDEMÔNIO: REVISITANDO A EXPOSIÇÃO ARTÍSTICO - BIOÉTICA TRÊS ANOS DEPOIS
NELSON BAIBICH - UFSC, MARIA ESTHER SOUZA BAIBICH - UFSC, DIEGO DIZ FERREIRA - UFSC, ELIANE CHARNESKI - UFSC, FERNANDO HELLMANN - UFSC, JANAINA CARNEIRO DE CAMARGO - UFSC, JAQUELINE MARCO DOS SANTOS - UFSC, JULIANA CAMPAGNONI - UFSC, JULIARA BELLINA HOFFMANN - UFSC, LILIAN SUELEN DE OLIVEIRA CUNHA - UFSC, MARTA INEZ MACHADO VERDI - UFSC, MIRELLE FINKLER - UFSC, YURI ELLER VERZOLA - UFSC


Processo de escolha do tema e de produção da obra
Em 2020, durante o período de lockdown na cidade de Barcelona (Espanha), acompanhando os acontecimentos relativos à pandemia no Brasil e suas consequências, o artista recluso em sua casa durante 75 dias, desenvolveu uma série de desenhos a "bico-de-pena", retratando através de imagens as situações e os desdobramentos resultantes das decisões do governo brasileiro frente ao Sistema Único de Saúde. A partir daí, surge a exposição denominada Pandemia & Pandemônio que, com a participação dos membros do NUPEBISC, transformou-se em um trabalho de reflexão e crítica ao contexto social que vivíamos naquele momento e sobre o qual não podemos nos esquecer.

Objetivos
Apresentar a inter-relação entre arte e bioética como ferramentas de sensibilização ética, de resistência e enfrentamento político na sociedade, bem como de memória histórica.

Ano e local da produção
Barcelona (ES) e Florianópolis (BR). 2020.

Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso
“Sim, foi um tempo cinzento, sem cores. A pandemia afetou corações e mentes. Retratos em Preto e Branco, tempos de assombro, insegurança, impaciência, angústia, falta de liberdade e afastamento social”. Trazer a mostra Pandemia & Pandemônio, expressa em 70 desenhos pelo artista plástico, jornalista e publicitário Nelson Baibich (@_artemtudo) com textos dos membros do NUPEBISC/UFSC (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina) para o momento pós pandêmico significa resgatar a reflexão sobre as lutas, os valores e as escolhas que devemos continuar a fazer para reconstrução plena, não só do Sistema Único de Saúde como de toda a Saúde Coletiva para a “reparação e superação das marcas e feridas ainda abertas principalmente aquelas que se deixaram ver através dos espaços/territórios da saúde, suas políticas, programas e práticas de cuidado e de existência” como muito bem propõe o evento. A indignação pela necropolítica derivada do capitalismo neoliberal, crítica exposta e materializada em desenhos nos convida a uma reflexão sobre nossa vida, valores, escolhas, omissões e lutas. Uma reflexão que precisa ser implicada com a transformação da sociedade. Os desafios são imensos, históricos e contemporâneos. Os 10 desenhos selecionados são apenas uma mostra e independente de momento histórico, valem pela experiência trazida para 2023. A exposição completa, com os 28 desenhos e textos pode ser acessada no Instagram: @nupebisc.

Formatos e suportes necessários referentes à apresentação
Impresso em folha A4 e/ou Projeção em Tela

Breve biografia do autor
Nelson Baibich tem 70 anos é Mestre em Ciências da Linguagem, Professor Universitário, Jornalista, Publicitário, e artista plástico. Autodidata em desenho, aquarela e pintura. Ao longo de sua trajetória, já participou de exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior. O Nupebisc/UFSC é um grupo de pesquisa e extensão registrado no diretório do CNPq desde 2009 (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4647), dedicado a estudar temas que estão na interface entre a Saúde Coletiva e a Bioética. Seus membros são professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.