02/11/2023 - 13:10 - 14:40 OL6 - Potencialdiades e desafios das linguagens dos DESENHOS, ILUSTRAÇÕES, COLAGENS, LITERATURA e ESCRITA DE MEMÓRIAS para pensar o cuidado como práxis decolonizadora |
47824 - SAÚDE E RACISMO NA LITERATURA MARCOS AURÉLIO DOS SANTOS SOUZA - UNEB, THAIS MARA DIAS GOMES - ISC/UFBA
Processo de escolha do tema e de produção da obra Por meio de investigação de textos literários do final do sec. XIX e início do século XX, como as poesias de Augusto dos Anjos e os romances de Aluísio de Azevedo, percebemos como as políticas sanitárias e de saúde dessa época estavam aliadas a ideais radiológicos e higienistas.
Objetivos - Analisar os contextos históricos e as políticas de saúde, a partir da literatura brasileira;
- Entender como a literatura pode ser uma fonte importante para pensar políticas antirracistas que atendam as necessidades específicas de populações subalternizadas.
Ano e local da produção 2023, Salvador, Ba.
Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso A poesia de Augusto dos Anjos e o romance O cortiço de Aluísio de Azevedo descrevem o crescimento de cidades no sudeste e nordeste do Brasil e refletem o impacto disso nas populações indígenas e negras, que ficam alijadas dos processos de crescimento econômico, por serem tratadas como naturalmente doentes na escala raciologica.
Formatos e suportes necessários referentes à apresentação Data show e PowerPoint
Breve biografia do autor Prof. Dr. Marcos Aurelio dos Santos Souza, titular da área de linguagem do Departamento de Educação da UNEB, Universidade do Estado da Bahia.
|