Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO2.3 - Movimentos sociais e lutas pela garantia da atenção adequada à saúde

48043 - OFICINA DE FORTALECIMENTO DO MORHAN EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSIONISTAS
MARIA HELOÍSA MORAIS PESSOA - UPE, ALICE CARLA DURÕES DA SILVA - UPE, MARIA LUIZA MAIA - UPE, RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO - UPE, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE, HELLEN XAVIER OLIVEIRA - NHR BRASIL, MAURINEIA ROSENO VASCONCELOS - MORHAN - RECIFE


Contextualização
A hanseníase é uma doença tropical negligenciada que carrega um estigma com raiz histórica. É um problema de saúde pública marcante no Brasil, tendo em vista a falta de políticas públicas efetivas para o controle. Neste sentido, é indispensável a atuação de movimentos como o Morhan- Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. A Universidade de Pernambuco, por meio do GRUPEV- Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis, apoia diretamente a causa a partir de ações extensionistas que buscam o fortalecimento do Movimento. O Morhan Recife, tem atualmente uma nova coordenação, eleita em março de 2023, constituída em sua maioria de novos voluntários, que são pessoas que já foram acometidas pela Hanseníase ou que se sentem afetados pela causa. Dentro deste contexto, espaços de formação política são fundamentais para o fortalecimento das ações do Movimento.

Descrição
Relato de experiência da oficina "Formação e fortalecimento do movimento social Morhan Recife”, ação do programa de extensão " Práticas de cuidado e garantia de direitos das pessoas afetadas pela hanseníase em Pernambuco", vinculado ao GRUPEV. O Programa realiza ações em parceria com o Morhan Recife e a NHR Brasil. A Oficina foi realizada na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo amaro, Recife PE. Contou com a participação da atual coordenação do Morhan Recife e estudantes do Programa de extensão, totalizando 12 participantes. Contou com a mediação de docente da UPE e com 8 horas de duração. Sendo realizada uma oficina com abordagem problematizadora e participativa.

Período de Realização
Abril de 2023.

Objetivos
Relatar a experiência da ação de extensão "Formação e fortalecimento do movimento social Morhan Recife", que objetivou promover um espaço para reflexões e aprendizados sobre os conceitos básicos para a prática da participação social e os objetivos do movimento social Morhan. Além de contribuir para que os novos voluntários definissem as principais bandeiras de lutas do Morhan Recife.

Resultados
A oficina iniciou com um momento de acolhimento para receber os participantes com uma interação em grupo e apresentação dos objetivos da oficina e sua programação, direcionada pela coordenadora do GRUPEV, e três extensionistas do projeto. Sendo assim, o foco inicial foi a discussão sobre o papel do voluntário, perguntando-os “quando pensamos na atuação do voluntário do MORHAN quais são seus sonhos e pesadelos?”, após a reflexão foram construídas cartolinas em grupos com os sonhos e pesadelos dos voluntários. Dentre os sonhos destacou-se: fornecer um melhor tratamento para doença, mais profissionais qualificados na área. Dentre os pesadelos destacou-se: o agravo do número de casos e a negligência pública com os doentes. Na apresentação dos grupos buscou se refletir formas de achar caminhos para a realização dos sonhos e o combate aos pesadelos. No segundo momento da oficina realizou se uma atividade a partir da pergunta “quais são as principais bandeiras de luta do morhan Recife?", com o objetivo priorizar algumas lutas para se por em prática durante o ano, sendo uma delas a oferta de calçados específicos para os atingidos da doença, a luta dos filhos separados da mãe/pai acometidos pela doença, na época do isolamento compulsório nos hospitais colônia. Foi feita uma reflexão crítica em roda que buscou alcançar a noção básica de o que é a participação social e os objetivos do movimento. Ademais, durante a oficina, foi lido o estatuto do Morhan, criado um meio de comunicação via whatsapp, para marcações de futuras reuniões e tira dúvidas a respeito do voluntariado.

Aprendizados
Nessa perspectiva, nota-se a importância do papel social que o Morhan tem e como esses movimentos precisam de apoio para o seu fortalecimento, mostrando que o trabalho dos extensionistas vêm obtendo êxito por meio da educação sobre o movimento social. Dessa forma, não só os voluntários do Morhan se fortalecem com aprendizados, mas os estudantes também são enriquecidos de conhecimentos sobre a realidade social da doença, entendendo melhor a falha do sistema com eles e percebendo os caminhos para mudar, transformando no âmbito da saúde, um olhar mais político-social, desenvolvendo habilidades como a liderança, boa comunicação, pensar crítico, que um enfermeiro precisa ter. Ademais, o fortalecimento do grupo por meio de oficinas é essencial para o combate ao estigma que está associado à doença.

Análise Crítica
A hanseníase é uma doença negligenciada e estigmatizada, sendo necessário um apoio maior às pessoas acometidas e seus familiares para que o tratamento não seja abandonado e sequelas possam vir. Nesse sentido, vê a necessidade que tem o movimento social, pois sem ele o preconceito é potencializado e os indivíduos se sentem isolados e desolados como no passado da doença. Assim, contribuindo para uma formação política dos extensionistas, mostrando que como futuros profissionais da saúde precisamos ter o cuidado integral.