02/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO3.2 - Para além dos muros na (trans)formação em saúde |
47450 - CURSO DE EXTENSÃO - PESQUISA PARTICIPATIVA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE MARIA DO SOCORRO MACHADO FREIRE - NUSP?UFPE, ANA LÚCIA MARINHO MARQUES - DTO/UFPE, ROSANE DE SENNA SALLES - NUSP/UFPE, ADRIANA LOBO JUCÁ - - SESAU /RECIFE, DÉBORA ALIGIERI - UNIÃO DOS MOVIMENTOS POPULARES DE SAÚDE DA CIDADE DE SÃO PAULO- SP, EMANUELE CAMILA DAMASCENO SILVA - UFPE, EMILLY EMMANUELLY DOS SANTOS SILVA - UFPE, DANIELA TAVARES GONTIJO - UFPE, ILKA VERAS FALCÃO - DTO/UFPE
Contextualização Essa é uma experiência piloto na construção de uma proposta formativa que favoreça a integração ensino-pesquisa-serviço-comunidade a partir da Universidade Federal de Pernambuco (Departamento de Terapia Ocupacional-DTO-CCS e Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social - NUSP). Fortalecendo os propósitos da extensão universitária, a equipe executora é formada por profissionais internos e externos a UFPE, baseando-se na parceria intersetorial e interprofissional com trabalhadores, movimentos e organizações sociais e buscando a interação dialógica e uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades sociais.
Descrição O Curso de Extensão aqui apresentado trata de uma proposta formativa sobre a pesquisa participativa direcionada ao fortalecimento da integração ensino, pesquisa, serviço e comunidade. Teve como base o compartilhamento de conhecimentos sobre abordagens teórico-metodológicas das pesquisas participativas e foi fundamentado nos referenciais de Paulo Freire e nos princípios da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade - PPBC. Foi desenvolvido um Curso piloto, na modalidade online, com realização de 5 encontros síncronos (15h) e atividades assíncronas (15h).Os encontros quinzenais, mediados por tecnologias da informação e comunicação e utilizando abordagens pedagógicas participativas e problematizadoras detalhadamente divulgadas aos participantes - profissionais da rede de saúde, educação e assistência social de municípios parceiros na formação e campos de prática para cursos da área de saúde da UFPE; estudantes de graduação e pós-graduação; gestores e membros de conselhos participativos especialmente em Pernambuco e São Paulo; pesquisadoras(es) de redes de pesquisa participativa. Nessa edição piloto, as vagas foram preenchidas a partir de indicação/convite das organizadoras e instituições parceiras, seguindo a técnica da bola de neve em que um participante poderá indicar outro. Foram oferecidas vagas proporcionais às categorias acima mencionadas e considerando como critério a liberação institucional para participar do curso.
Período de Realização 02/09/2022 a 21/10/2022
Objetivos Geral : Desenvolver uma proposta formativa sobre a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade direcionada ao fortalecimento da integração ensino, pesquisa, serviço e comunidade
Especificos:
1- Potencializar a criação e fortalecimento de redes colaborativas em pesquisa participativa
2- Construir conhecimentos sobre as concepções, fundamentação teórica, intencionalidades e estratégias metodológicas da PPBC
3- Promover a reflexão sobre as possibilidades de implementação da PPBC no cotidiano do ensino, serviços e comunidade.
4- Construir conhecimentos teórico-práticos acerca das concepções de Paulo Freire sobre ensino e pesquisa, como fundamento para a facilitação dos processos de empoderamento e de PPBC
Resultados
O curso articulou conhecimentos e experiências construídos a partir do ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa e inserção nos serviços e comunidade, destacando a vivência de cada ator nesse processo participativo. O diálogo e a troca de saberes foram aspectos centrais no desenvolvimento da proposta, estimulando-se uma postura crítico-reflexiva e ativa, a correlação da teoria com a prática profissional dos envolvidos e a construção e/ou fortalecimento de parcerias, redes e práticas colaborativas.
Aprendizados Consideramos que o curso propiciou a construção conjunta de conhecimentos, de forma colaborativa e dialógica, entre todos os participantes. Foi realizada avaliação sequencial a cada encontro e, ao final, foi realizado um encontro voltado para avaliação em duas dimensões: auto-avaliação de desempenho (relativa ao processo individual de ensino-aprendizagem) e avaliação do curso, via formulário (Google Forms), utilizando escala likert de satisfação. Dos 21 participantes que permaneceram até o último encontro, recebemos a resposta de 14. Destes, 13 avaliaram o curso como altamente satisfatório e 1 como satisfatório. Foram feitas sugestões e comentários, avaliando positivamente a proposta e o impacto em seus processos de trabalho. Durante a realização dos encontros, todos puderam apresentar também projetos em desenvolvimento que dialogam com os pressupostos das pesquisas participativas e vislumbraram possibilidades de criação e fortalecimento de parcerias e redes colaborativas. Também foram levantadas sugestões de continuidade, tanto como proposta formativa (um curso de aprofundamento, com maior carga horária) ou atividades de tutoria e apoio de projetos de pesquisa e extensão.
Análise Crítica A ação desenvolvida possibilitou a construção de conhecimentos e a troca de experiências entre projetos desenvolvidos pela comunidade participante, docentes e estudantes. No último encontro, voltado para avaliação, foi possível levantar possibilidades de continuidade e parcerias para ações futuras.
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