Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO3.3 - Formação crítica, sensível: o olhar para a Saúde Mental e a Promoção da Saúde

46474 - FORMAÇÃO ORIENTADA À PROMOÇÃO DA SAÚDE – ALGUNS APRENDIZADOS DE UMA TRAVESSIA ÉTICA, ESTÉTICA, TÉCNICA E POLÍTICA
MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES - ENSP/FIOCRUZ, ROSA MARIA DA ROCHA - ENSP/FIOCRUZ, CLÁUDIA MÁRCIA SANTOS BARROS - ENSP/FIOCRUZ


Contextualização
O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (CEPSDS) ENSP/FIOCRUZ originou-se no Projeto Ensp em Movimento: construindo um programa orientado por competência, 2002/2007 objetivando aperfeiçoamento constante da capacidade institucional de propor e implementar processos inovadores de ensino para consolidação de programas de formação metodologicamente adequados à diversidade das demandas e necessidades do SUS.

Descrição
A construção da promoção da saúde (PS) compreende desafios relacionados a princípios teóricos e metodológicos que ampliam a forma de compreender e agir em saúde, incorporando valores de equidade e justiça social para intervir intersetorialmente sobre os determinantes sociais da saúde. Assim requer formação profissional capaz de engendrar capacidades mediante contínua reflexão sobre contradições dos contextos e necessidade de enfrentamento dos desafios e expectativas das comunidades nos territórios permeados por hierarquias e desigualdades. Tais características da PS configuram exigências epistemológicas, metodológicas e técnicas para produção do conhecimento, bem como posturas acadêmico-científicas com repercussões para efetividade das políticas e programas formativos visando reorientação das práticas. O princípio pedagógico estruturante no CEPSDS é a relação entre processo de trabalho e formação. Desenvolve-se em estreito vínculo com as necessidades da vida concreta, considerando o modo de produção e as relações sociais desenvolvidas nos diferentes contextos. Em extensão ás aulas sínteses e à dinâmica de ação-reflexão-pesquisa-ação em torno de situações-problema e relatos de prática que são sistematizados em portfólios individuais e coletivos, cada discente elabora ao longo do curso e defende como requisito de conclusão o Trabalho de Conclusão do Curso em PS consoante a metodologia do marco lógico, traduzindo seus aprendizados em plano de ação bem fundamentado para atuação sobre uma situação-problema de um dado território autonomamente escolhido e estudado.

Período de Realização
Iniciou-se em 2007 e em 2023 realiza a 13ª edição.

Objetivos
Contribuir para formação de profissionais nas áreas de competência do Cuidado à Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa e Educação, possibilitando construção da integralidade do cuidado; identificar necessidades e potencialidades para melhoria das condições de vida e saúde; promover participação social e empoderamento; identificar problemas no processo de trabalho; aprender de forma permanente e produzir, socializar e articular saberes.

Resultados
Quatrocentos profissionais formados de diversos campos disciplinares e setores de atuação.

Aprendizados
Evidenciou-se que refletir sobre novos referenciais e a aproximação às práticas em PS propiciam (re)criação de projetos pessoais e profissionais coletivamente sustentados, concomitante com a (re)criação de novos sujeitos sociais mobilizados a defender diversidade de saberes e alteridade. Verificou-se o potencial dos portfólios coletivos e apresentações em plenárias no processo de redimensionamento e ressignificação de conceitos e práticas, ampliando os aprendizados construídos partindo das pesquisas individuais. Tais produções com marcante traço de criação simbólica e expressão subjetiva, traduzem a dimensão estética do percurso de formação - percepção sensível da realidade, sensibilidade como esfera da criatividade, da afetividade e do prazer, da implicação do sujeito no fazer. Implicação que supõe espírito inventivo e abertura ao novo, elementos essenciais para a convivência com a incerteza, o imprevisível e o diferente, articulada às percepções pessoais orientadas à atividade em âmbito coletivo e à convivência social.

Análise Crítica
A experiência recente do ensino remoto provou ser possível manter as características e assegurar o potencial das metodologias ativas adotadas na modalidade presencial. A perspectiva dialógica e interativa dessas metodologias incorpora temáticas e vivências dos participantes em seus diferentes contextos de vida e trabalho, trazidas com muita potência e força questionadora, conferindo sentido aos aprendizados. Para além da abordagem de conteúdos específicos de uma episteme decolonial é a partir desses espaços que se amplia o campo de questionamento político e de criação de novos caminhos éticos na forma de pensar e agir na PS, reconhecendo os sujeitos em sua diversidade e complexidade. Destaca-se também o espaço de educação permanente/formação de formadores que se dá entre professores tutores e professores coordenadores, fundamental para enfrentamento dos incidentes críticos vivenciados, compreendidos como situações relevantes da prática profissional que trazem lição significativa, independentemente do desdobramento ou resultado. Tal dinâmica viabiliza novas elaborações em torno do processo de formação implementado, com efeitos para análise avaliativa e constante revisão das decisões objetivando aprimoramento.