02/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO4.2 - Tecnologias sociais e a inclusão no Sistema Único de Saúde |
47231 - AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA: VIVÊNCIA NA 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO AMAZONAS REBECA ARCE GUILHERME - UEA, ELLEN CRISTINE DE OLIVEIRA SILVEIRA - UEA, CARLA RAFAELA GOMES DA SILVA - UEA, LARISSA MARIA REGIS DA SILVA - UEA, ANDRÉ LUIZ MACHADO DAS NEVES - UEA, ANGELA XAVIER MONTEIRO - UEA, SÔNIA MARIA LEMOS - UEA
Contextualização As Conferências de Saúde são importantes eventos que ocorrem a cada quatro anos e reúnem profissionais, sociedade civil organizada, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalidade de discutir a situação de saúde e formular políticas e que visem a melhoria do sistema. A 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas reuniu representantes de todos os municípios do estado, que trataram sobre propostas e diretrizes que posteriormente serão levadas e defendidas a nível federal. Neste relato de experiência, compartilha-se a perspectiva de mestrandas do Programa de Pós-graduação de Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que atuaram na função de relatoria da conferência.
Descrição Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de mestrandas em saúde coletiva que participaram da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas desempenhando a função de relatoria das discussões de todo o evento. O evento contou com palestras, grupos de trabalho, plenárias e debates sobre diversos temas relacionados à saúde pública, divididos em quatro eixos: I- “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; II- “O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas”; III- “Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; IV- “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. Durante o evento, as mestrandas tiveram a oportunidade de acompanhar as discussões, interagir com profissionais da área e escutar as propostas voltadas para o fortalecimento do sistema de saúde do Estado, fomentando a elaboração de um relatório apresentado à Secretaria Estadual de Saúde.
Período de Realização A conferência ocorreu na cidade de Manaus-AM no período de três dias (29 a 31 de maio de 2023).
Objetivos Descrever a vivência da prática de relatoria durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, evidenciando a contribuição desse evento para o aprimoramento da formação acadêmica e o fortalecimento do compromisso com a saúde coletiva.
Resultados O acompanhamento da conferência pelas mestrandas proporcionou práticas consideradas políticas, desenvolvidas junto a instituições governamentais e não governamentais. Mapear os temas específicos, avaliar e propor diretrizes para o setor saúde e eleger delegados que representarão o estado na esfera superior. As discentes puderam acompanhar debates relevantes e conhecer experiências exitosas desenvolvidas em diferentes municípios do Estado.
Aprendizados A vivência favoreceu ainda, um espaço de diálogos e construção coletiva de conhecimentos acerca das necessidades pertinentes ao avanço da saúde no Amazonas. Além disso, oportunizou a atuação na equipe de relatoria da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, sobre a qual constatou-se a articulação entre academia e gestão pública, reunindo e registrando as decisões tomadas. A interação com profissionais e usuários possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento de ideias que subsidiam a formulação de políticas que contemplem a realidade única do fazer saúde no Amazonas.
Análise Crítica Considera-se que essa vivência se configurou como intervenção na arena social por meio do conjunto de saberes/práticas que se debruçam sobre temas ligados à saúde. A participação na conferência e sua relatoria possibilitou uma aproximação prática da academia, bem como o protagonismo político do PPGSC, permitindo através do registro dos debates ocorridos in loco identificar as graves questões políticas que envolvem a saúde pública neste território. Conclui-se que essa atividade gerou um enlace das duas grandes dimensões que definem o campo da saúde coletiva, isto é, a vertente acadêmica e a incidência política.
|