Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO4.2 - Tecnologias sociais e a inclusão no Sistema Único de Saúde

47669 - UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO POPULAR: PROPOSTA DE PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E SUSTENTÁVEL APRESENTADA PARA PROFESSORES A PARTIR DO PROJETO UFPE NO MEU QUINTAL
WILLIAM LINS FELIX DE CARVALHO - UFPE, NICOLLE ATILLIANE AMORIM DE FARIAS SILVA - UFPE, FÚLVIA NICOLLY DE OLIVEIRA BEZERRA - UFPE, ISABELA CARINA FERREIRA DE SOUSA - UFPE, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO - UFPE


Contextualização
A realidade de crianças não-verbais inseridas nas escolas de educação infantil brasileiras é, muitas vezes, caracterizada pela falta de recursos materiais que atendam suas necessidades comunicativas. As adversidades enfrentadas por professores, orientadores sociais e familiares nem sempre ocorrem por falta de conhecimento sobre as formas que essa comunicação pode ser desenvolvida, mas muitas vezes são determinadas pela carência de recursos para produzir esses materiais. Educadores se desdobram para garantir que essas crianças consigam se expressar e serem compreendidas de maneira funcional. Pensando nisso, o projeto da prancha de comunicação alternativa e sustentável (PDECAS) partiu de uma ideia baseada segundo o material PECS-Adaptado (Walter, 2020), que tem como intuito o desenvolvimento da comunicação de pessoas com necessidade complexa de comunicação. A iniciativa se desenvolveu por meio do projeto de extensão constituído na Universidade Federal de Pernambuco, ‘’UFPE no meu quintal’’, com o objetivo de inserir a prancha de comunicação alternativa de uma maneira acessível para os educadores e familiares da cidade ao qual o projeto de extensão tinha como destino, o município Ibimirim-PE, localizado a 335 km de Recife.

Descrição
A ação foi realizada em três escolas, com oficinas que tinham em média 1h30 de duração, abordando dentre os pontos: o que é o PECS-Adaptado, a funcionalidade e aplicabilidade do método, as etapas necessárias a serem seguidas para que criança compreenda e aprenda sua utilização e a montagem da prancha com materiais reutilizáveis. Assim, a oficina foi dividida em dois momentos, um teórico e outro prático, que contava com a ativa participação do público na discussão do tema proposto, a partir de suas experiências individuais com a comunicação alternativa e com crianças não-verbais. A prancha sustentável, por sua vez, continuou com a funcionalidade do PECS-Adaptado, visando, porém, que pessoas desfavorecidas financeiramente pudessem desenvolver e utilizar a prancha de comunicação alternativa com material reutilizável, substituindo os materiais usuais — acetato, velcro e impressora para a impressão das figuras — por outros de fácil acesso como papelão e garrafa PET.

Período de Realização
A operação “Ibimirim” do projeto UFPE no meu quintal, ocorreu dos dias 21 a 28 de maio. Assim, a oficina prancha de comunicação alternativa e sustentável PDECAS foi realizada nos dias 22 e 26 do mesmo mês.

Objetivos
Apresentar a prancha de comunicação alternativa e sustentável para professores e educadores do atendimento educacional especializado (AEE), visando a acessibilidade e praticidade para construção de um material dinâmico e de baixo custo.

Resultados
A proposta de prancha de comunicação alternativa e sustentável foi apresentada para seu público alvo, de maneira que durante toda a oficina, o conhecimento fosse compartilhado entre as duas partes. Em todas as apresentações, estavam presentes pessoas que já conheciam a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e outras que não conheciam. Esses profissionais, além de comentarem sobre a falta de acesso à informação, que existe entre a população geral acerca das condições que causam algum tipo de alteração na linguagem verbal, também relataram sobre a dificuldade financeira para conseguir os materiais necessários para promover essa comunicação com seus alunos. O projeto da prancha de comunicação alternativa e sustentável (PDECAS) obteve resultados promissores, pois foi evidenciado o reconhecimento da importância do uso de uma comunicação que utiliza estratégias para permitir a interação, expressão e compreensão dos indivíduos não-verbais, somado a isso, podendo incluir acessibilidade e sustentabilidade ao projeto, possibilitando caminhos para que a inclusão e a utilização da comunicação alternativa fossem eficazes.

Aprendizados
O projeto é considerado edificante para a formação acadêmica, possibilitando uma experiência para além do espaço tradicional da universidade. Ademais, a execução dessa ideia é de extrema relevância para elaborar novas estratégias e construção de um novo olhar para as pessoas, podendo auxiliar em uma melhor qualidade de vida para os usuários do método proposto. Dessa forma, a ideia teórico-prática durante o projeto tem como consequência um crescimento profissional e pessoal, buscando entender as necessidades da população através de uma sensibilidade para encurtar e construir caminhos para uma maior inclusão. Por fim, é válido ressaltar que a educação popular tem como seu principal eixo a participação ativa da sociedade, nesse sentido, a construção compartilhada permite que o aprendizado seja mútuo através da troca de experiências.

Análise Crítica
A experiência vivenciada proporcionou desenvolvimento das habilidades individuais dos discentes e auxiliou os profissionais de educação da região acerca do que pode ser feito para promover uma comunicação assertiva de forma acessível e sustentável.