02/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO5.2 - Corporeidade e práticas de cuidado em saúde |
46401 - CORPO, PRÁTICA CORPORAL E CUIDADO EM SAÚDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE TAI CHI CHUAN ADRIANA ALVES DE ANDRADE MELO FRANCO - ESP-MG, THAIS LACERDA E SILVA - ESP-MG, FERNANDA JORGE MACIEL - ESP-MG, AMANDA NATHALE SOARES - ESP-MG, JOSÉ MARCELLO SALLES GIFFONI - IFMG - CAMPUS SABARÁ, PAULA SOUZA OLIVEIRA - SES-MG
Contextualização Trata-se do relato de uma experiência de formação de instrutores de Tai Chi Chuan, ofertada pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Destinada a profissionais de saúde que atuam nos Polos das Academias da Saúde do estado de Minas Gerais, esta ação educacional foi concebida e é desenvolvida, centralmente, com base em um conceito de corpo inspirado na compreensão de que ter/ser um corpo é aprender a ser afetado (Latour). Em interface com esse conceito é que concebemos o processo de ensino-aprendizagem do Tai Chi Chuan, uma prática corporal fundamentada na racionalidade médica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e que produzimos as discussões sobre os modos de se desenvolver o cuidado nas Academias da Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma das estratégias desenvolvidas durante a formação para discutirmos junto aos participantes as percepções sobre o próprio corpo e as suas interfaces com a produção do cuidado foi a proposição de uma intervenção em que cada profissional produziria individualmente um desenho que expressasse sentidos sobre como tem percebido o próprio corpo durante o aprendizado do Tai Chi Chuan. A intervenção foi realizada durante cada um dos três módulos que compõem a ação educacional e os desenhos aí produzidos foram o mote para a discussão sobre como as percepções sobre o próprio corpo podem produzir mudanças nos modos de se ofertar o cuidado nas Academias da Saúde.
Descrição Relato de uma experiência de formação de instrutores de Tai Chi Chuan, concebida e produzida na interface entre corpo, prática corporal e cuidado em saúde. Esta ação educacional possui carga horária total de 70 horas, sendo 64 horas presenciais, divididas em três módulos, e seis horas de acompanhamento remoto. A matriz curricular abrange 35 horas de abordagem teórica e 35 horas de aulas práticas. O relato desta experiência contempla a turma realizada entre os meses de maio e junho de 2023, da qual participaram 21 profissionais que atuam nos Polos das Academias da Saúde dos municípios das macrorregiões mineiras de Jequitinhonha e Vale do Aço.
Período de Realização Maio e junho de 2023
Objetivos Discutir, no âmbito de uma experiência de formação de instrutores de Tai Chi Chuan, as interfaces entre as percepções sobre o próprio corpo e a produção do cuidado em Academias da Saúde do estado de Minas Gerais.
Resultados Os desenhos produzidos pelos profissionais durante as intervenções sinalizaram quatro ideias-força: a passagem de um estado de agitação do próprio corpo para um estado de tranquilidade; a integração entre corpo-mente-emoções; a multiplicidade de sensações/emoções sentidas, como alegria, leveza e liberdade; a transformação dos modos de se perceber e de perceber o outro, com mais sensibilidade.
Segundo os profissionais, esses modos de perceberem o próprio corpo durante o aprendizado do Tai Chi Chuan têm inspirado mudanças no cuidado que ofertam nos Polos das Academias da Saúde, apontando para a importância de se respeitar a singularidade e o tempo de cada usuário, considerando seus limites e suas possibilidades de expressão corporal; a potencialidade de se ofertar o Tai Chi Chuan como estratégia para promover com os usuários relaxamento e bem-estar, além de experimentações e reflexões que favoreçam novos modos de vida e de relação consigo e com os outros, sobretudo considerando os impactos psicossociais decorrentes da pandemia da COVID-19; a necessidade de se construir um olhar e um cuidado mais integral junto aos usuários, considerando as especificidades de suas vidas e de suas demandas.
Aprendizados O aprendizado do Tai Chi Chuan, prática corporal fundamentada na MTC, se conformou como um dispositivo potente para promover mudanças nos modos de os profissionais de saúde perceberem o próprio corpo e (re)pensarem o cuidado que ofertam nas Academias da Saúde. Além disso, provocou reflexões sobre a necessidade de se produzir novos modos de se relacionar consigo e com o outro, no âmbito do cuidado em saúde e da vida em sociedade, especialmente porque essa prática corporal mobiliza uma postura, por parte dos profissionais, menos diretiva e de mais respeito às diferenças, aos tempos e aos processos singulares de cada um.
Análise Crítica Na produção dos desenhos, os profissionais, em várias situações, utilizaram elementos da natureza para expressarem os sentidos produzidos pelo aprendizado do Tai Chi Chuan na percepção sobre o próprio corpo, em referência aos cinco elementos e aos cinco animais da MTC. Isso revela como a conexão entre corpo e natureza adquire centralidade com o aprendizado do Tai Chi Chuan e favorece uma percepção mais integral de si e do outro, considerando aspectos psicobiológicos, sociais e espirituais. Denota-se como a ampliação das ofertas de formação sobre práticas e abordagens terapêuticas que agreguem outras racionalidades médicas, a exemplo da MTC, pode contribuir para o desenvolvimento de um cuidado mais integral e humanizado no SUS.
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