Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO9.2 - Racismo, formação e saúde

46756 - RAÇA, SAÚDE E NUTRIÇÃO NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
CAMILA DE PAULA PINTO DA CONCEIÇÃO - UFF, CLAUDIA MARCH - UFF


Apresentação/Introdução
A pauta da saúde da população negra, incluindo o antirracismo, é parte essencial da luta em defesa da saúde enquanto direito universal. Pessoas negras se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, advinda da desigualdade histórica, que é fruto do longo período escravocrata, e do racismo estrutural e institucional que permeia a sociedade brasileira desde o período colonial até os dias atuais.
O profissional nutricionista é parte das equipes multiprofissionais que atuam nos diferentes pontos das Redes de Atenção do Sistema Único de Saúde, cujo objetivo é o atendimento das necessidades sociais de saúde da população, incluindo o enfrentamento das iniquidades raciais e de seus impactos nas condições de vida e saúde da população negra.
A formação de trabalhadores e trabalhadoras de saúde é uma das ferramentas fundamentais para a superação das referidas iniquidades em saúde, sendo, portanto, importante abordar a temática da formação enquanto objeto de pesquisa, produzindo conhecimento que contribua para a formulação de políticas antirracistas de educação e trabalho em e na saúde.


Objetivos
O presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem da questão racial e da relação entre raça, saúde e nutrição nos Projetos Pedagógicos de três cursos de universidades públicas do Rio de Janeiro – UERJ, UFF e UFRJ – Campus Macaé.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando análise documental e análise de conteúdo temática para tratamento do material discursivo. Na primeira fase da pesquisa foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos, incluindo as ementas das disciplinas. Na segunda fase foi realizada análise de conteúdo das ementas nas quais foi identificada a inserção das temáticas analisadas, incorporando-se como documentos analisados as referências bibliográficas das referidas disciplinas.


Resultados e discussão
Nos resultados, a ausência da temática, objeto da presente pesquisa, indica um silenciamento no PPC do curso de Nutrição da UFF, uma vez que não foi possível identificar a inserção das temáticas equidade racial, raça e saúde/alimentação/nutrição e nem nada relacionada às relações étnico raciais no documento. Já o PPC da UFRJ Macaé apresentou um tópico inteiro sobre o estudo da saúde da população negra como um norteador didático pedagógico do curso. Nos três cursos - UFF, UFRJ e UERJ, diversas disciplinas, sempre do campo da Nutrição e Saúde Coletiva, abordam a temática da saúde da população negra em suas ementas e bibliografias. Há uma desigualdade, do ponto de vista qualitativo e quantitativo, da inserção da relação raça-saúde-nutrição nos documentos analisados, os quais retratam as bases de organização da formação de nutricionistas nas três universidades. As diferenças entre os três cursos podem ser atribuídas aos elementos históricos da criação dos referidos cursos, sendo o curso da UFRJ Campus Macaé o mais recente e criado a partir do REUNI e em um município do interior do estado. Também o fato da UERJ , uma instituição estadual de ensino superior, ter sido protagonista e vanguarda na adoção de políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior. Destaca-se ainda nos resultados a concentração da abordagem da temática no campo da Nutrição e Saúde Coletiva e, portanto, a não transversalidade da temática no conjunto de cada um dos currículos analisados.


Conclusões/Considerações finais
O presente estudo expõe a necessidade e a urgência da inserção das relações étnico raciais nos cursos de graduação em Nutrição, incluindo a abordagem interseccional e decolonial.