02/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO12.2 - Epistemologias da Saúde desde o Sul: Pesquisa participativa e construção compartilhada de saberes |
47764 - O PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA (TRANS)FORMAÇÃO ESTUDANTIL ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UECE, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, MARCOS AGUIAR RIBEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, RICARDO BURG CECCIM - ASSOCIAÇÃO REDE UNIDA, VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, EDUARDO CARVALHO DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP, MARISTELA INÊS OSAWA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
Apresentação/Introdução O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) a partir do protagonismo estudantil busca colaborar para a reorientação da formação e realiza a imersão de estudantes de diversas categorias profissionais nos múltiplos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de que conheçam a realidade em que estarão inseridos enquanto profissionais.
Objetivos O objetivo deste estudo é descrever as influências do Projeto VER-SUS na formação dos egressos.
Metodologia Trata-se de um estudo cartográfico realizado em 22 estados do Brasil. Foram realizadas entrevistas virtuais com 43 profissionais de diferentes categorias da área da saúde e afins, de 2021 a 2023. As entrevistas foram realizadas pelo google meet e gravadas. A produção de dados foi realizada em coletivo e permitiu reflexões profissionais e humanas para os participantes e para a equipe de pesquisa. A cartografia instigou a reinvenção da pesquisa a todo momento, conscientizando o cartógrafo que ele é um eterno aprendiz. Observava-se: olhares, sorrisos, pausas, expressividade para pensar no vivido durante o VER-SUS e suas práticas profissionais saltavam deles e delas. Os dados foram trabalhos a partir da análise da implicação e de autores da filosofia da diferença. Os princípios bioéticos foram respeitados. Ressalta-se que este estudo faz parte de uma tese que teve parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
Resultados e discussão Os participantes do estudo relataram em vozes uníssonas que o Projeto os(as) transformaram de forma que existem ecos de influências do VER-SUS em suas trajetórias pessoais, profissionais e acadêmicas. O retorno para suas respectivas universidades após as vivências foi marcado pelo desejo de proporcionais mais edições do Projeto para outros estudantes e pela necessidade de continuarem trabalhando de forma interprofissional. Quando começaram a trabalhar nos serviços de saúde, ocorria uma espécie de atualização de uma virtualidade materializada em atos-vivências de um cotidiano, no mundo do trabalho. Dessa forma, estão inseridos em diversos espaços no SUS, prevalecendo os ambientes hospitalares e da atenção básica. Alguns egressos salientaram a necessidade de ampliação das vagas no SUS, uma vez que muitos recorriam aos privados em sua atuação profissional pela falta de espaço no SUS. Os egressos majoritariamente seguiram formações lato e stricto senso. Evidenciou-se ainda diversas produções em formatos de artigos e de trabalhos de concussões de cursos produzidos pelos próprios egressos sobre o Projeto. O VER-SUS proporcionou o aguçamento do sentimento de coletividade e o desenvolvimento de competências interprofissionais a partir de vivências no ensino-pesquisa-extensão, que permitiram que os egressos reconhecessem a importância do cuidado centrado no usuário, despertando para novas formas de aprender, de se relacionar com as pessoas e de conhecer o fazer de outras categorias profissionais. Assim, eles sentiram o SUS em seus corpos a partir das vivências proporcionadas pelo Projeto. Nesse sentido, o VER-SUS colabora para a formação de sanitaristas, que buscam em seus itinerários de vida a defesa do SUS. Importante ressaltar que o “pesquisar com” permitiu o sentimento de pertencimento e o fortalecimento das vivências e experiências do Projeto.
Conclusões/Considerações finais O VER-SUS é uma experimentação a partir das multiplicidades que permitem o aguçamento da curiosidade de aprender com o outro a partir do momento em que ele desperta o desejo pelo saber da experiência e pela militância do SUS que os instiga a buscar espaços que corroborem com seus valores de vida, a fim de ofertar um cuidado mais resolutivo e ampliar a potencialidade da intervenção em saúde.
|