46941 - PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL ENTRE MULHERES DE COMUNIDADE URBANA DE BAIXA RENDA: RELATO CRÍTICO-REFLEXIVO DE AÇÃO EXTENSIONISTA ANA LUCIA MARINHO MARQUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, DAN CARDOSO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, ISABELLE CRUZ DO NASCIMENTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JACQUELINE DA SILVA VIRGINIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, NATHALIA FRANÇA ABREU DE AGUIAR - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, ABIANE GOMES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, DANIELLE GONÇALVES DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, MATEUS DO AMARAL MEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, MÔNICA MARIA LEOPOLDO DE VASCONCELOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, VALÉRIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, ROBERTA SALAZAR UCHÔA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Contextualização A articulação ensino-pesquisa-extensão, consideradas como ações indissociáveis no âmbito das universidades federais brasileiras, implica na integração universidade-serviços-comunidade de forma dialógica, na viabilização de troca de saberes e de experiências de (re)construção de conhecimentos com a participação efetiva de todos os atores envolvidos. A partir deste pressuposto, e com o objetivo de contribuir com a discussão sobre a extensão universitária e os desafios da curricularização da extensão nos cursos de graduação em saúde, este trabalho apresenta relato, a partir de uma reflexão crítica sobre experiência de ação extensionista, que teve como objetivo geral desenvolver ações de cuidado em saúde mental/atenção psicossocial, dirigidas a mulheres residentes em comunidade urbana de baixa renda localizada em Recife, Pernambuco.
Descrição O projeto de extensão aqui relatado foi elaborado por docentes de Terapia Ocupacional e Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco e contou com a participação de estudantes de ambos os cursos em todas as suas etapas. O projeto embasou-se na abordagem da Pesquisa Participativa com Base na Comunidade, que enfatiza a importância das práticas de parcerias no desenvolvimento de ações, que visem a participação comunitária e o empoderamento coletivo; e foi organizado em 03 (três) etapas: 1 - Reconhecimento de parcerias e co-construção do plano de ação; 2 - Execução do plano de ação; 3 - Análise, sistematização e categorização dos conhecimentos e ações produzidas. No primeiro momento, a equipe extensionista identificou equipamentos sociais com reconhecida atuação na comunidade e com quem poderíamos estabelecer parcerias. Neste processo, passamos a contar no planejamento e na execução das ações com a participação de 02 (duas) agentes comunitárias de saúde, da Unidade de Saúde da Família do território, e de 03 (três) profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Período de Realização Julho de 2022 a maio de 2023
Objetivos Descrever e refletir sobre o desenvolvimento de ações de cuidado em saúde mental/atenção psicossocial dirigidas a mulheres residentes em uma comunidade urbana de baixa renda
Resultados Dentre as ações desenvolvidas no projeto, destacamos a realização semanal de um grupo de cuidado em saúde mental, dirigido às mulheres encaminhadas pelas equipes de saúde da família e que se constituiu como um espaço de escuta, acolhimento e vínculo. Os encontros grupais foram mediados de forma compartilhada pela equipe extensionista, estimulando-se a participação de todas as mulheres, convidadas a refletir sobre suas necessidades sociais e de saúde/saúde mental e compartilhar suas estratégias de cuidado e de enfrentamento de vulnerabilidades. As experiências e saberes de todas as participantes eram valorizados, reconhecendo as mulheres como protagonistas nos seus processos de cuidado. Além da linguagem verbal, também utilizamos de outros recursos e linguagens diversificadas (artísticas, corporais, expressivas, entre outras), definidas a partir de demandas e interesses colocados pelas participantes. Ao final de cada encontro, era pactuado com as participantes o tema/atividade a ser trabalhado na semana seguinte, materiais e recursos necessários e a definição compartilhada de responsabilidades; e a equipe se reunia para avaliação e reflexão teórica, crítica e contextualizada da ação desenvolvida.
Aprendizados Foram muitos os desafios com os quais lidamos cotidianamente e os aprendizados que poderiam ser apresentados. Considerando o recorte que decidimos aqui apresentar, com foco na reflexão sobre a prática extensionista, destacamos: 1 - o desenvolvimento das ações em território específico, fora dos muros da Universidade; 2 - a dialogicidade como eixo estruturador de todas as ações, rompendo com a lógica de hierarquização de saberes e buscando conhecer necessidades e estratégias de cuidado, a partir da realidade concreta e das experiências das mulheres participantes; 3 - a necessidade da superação da lógica extensionista baseada na transmissão vertical do conhecimento e em uma via de mão única, que vai da Universidade à sociedade; 4 - a compreensão freireana da extensão, como comunicação de saberes e dimensão relacional, e interação entre equipe e comunidade, no desenvolvimento de práticas que não se configurem meramente como suporte técnico, mas que inclua o esforço de interpretação crítica de si, dos outros e do contexto onde se vive.
Análise Crítica As práticas extensionistas podem ser consideradas como oportunidade ímpar na construção de ações direcionadas tanto na formulação de respostas às necessidades sociais, quanto na formação profissional. Neste sentido, destacamos a importância do aprendizado a partir das realidades cotidianas e concretas, no encontro dialógico com pessoas em seus territórios de vida a fim de, com elas, identificar e desvelar criticamente as questões que marcam seu cotidiano e suas necessidades de reprodução e participação social; para assim formar profissionais-cidadãos eticamente preocupados e comprometidos com a produção de práticas emancipatórias de cuidado em saúde.
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