Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO18.2 - Mídias digitais e política pública de saúde

46428 - EM BUSCA DA CREDIBILIDADE PERDIDA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO NA SAÚDE: RECONFIGURAÇÕES DA PRÁXIS JORNALÍSTICA DIANTE DOS NOVOS ATORES DIGITAIS DA INTERNET
MARCIO MARTINS CALIL - PPGICS/FIOCRUZ, KATIA LERNER - PPGICS/FIOCRUZ, FABIO CASTRO GOUVEIA - IBICT/ECO-UFRJ


Apresentação/Introdução
Este trabalho parte da constatação de dois fenômenos importantes: o primeiro, relativo aos fortes impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19 nas esferas sanitária, política, social, econômica e comunicacional do mundo em geral e, em particular, do Brasil. O segundo, relacionado aos processos de reconfiguração nas últimas décadas da práxis jornalística diante da concorrência com novos atores que produzem, fazem circular e consomem notícias das plataformas digitais em escala, velocidade e alcance inéditos. Esse cenário relaciona-se à profusão de informações disseminadas na Internet e a crescente tentativa do jornalismo de retomada de seu protagonismo e hegemonia da enunciação da verdade no campo da saúde.
Essas transformações trouxeram desafios teóricos, epistemológicos, éticos e profissionais para os pesquisadores do campo da Comunicação e Saúde, tornando ainda mais urgente a reflexão sobre temas tais como o combate à desinformação, os sentidos que circulam nesses enunciados, as disputas discursivas e as novas dinâmicas de produção jornalística, tanto a de fontes profissionalizadas formais como informais, nos quais conceitos como autoridade, credibilidade e confiança são centrais.


Objetivos
Tendo como referência esse conjunto de questões, o objetivo deste estudo, que faz parte de uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz (PPGICS/Fiocruz), é investigar como as reconfigurações da práxis jornalística ocorridas diante da concorrência com os novos atores produtores, circuladores e consumidores de notícias das plataformas digitais impactaram a cobertura jornalística sobre a vacina contra a Covid-19.
Para compreender a dimensão dessa disputa do poder simbólico no atual ecossistema midiático de circulação e consumo das notícias, trazemos discussões sobre transformações históricas nos processos de produção da notícia na redação jornalística, perpassando cenários comunicacionais em tempos de verdade, pós-verdade e desinformação, e uma perspectiva dialógica, e revisitadora, entre os conceitos de Mercado Simbólico, da Professora Inesita Soares de Araújo, e do Gatekeeping.
Procuramos estabelecer como ponto de aproximação entre os dois conceitos o tradicional papel de emissor/receptor do Gatekeeping e de interlocutor do Mercado Simbólico, e o novo cenário comunicacional do ambiente digital, em que se estabelecem os novos atores digitais das plataformas sociais.


Metodologia
No âmbito metodológico dessa pesquisa, visando a mapear e analisar qualitativamente a dinâmica de como acontece atualmente o debate público na esfera digital online e algorítmica, a plataforma escolhida foi o Twitter. Sob a perspectiva dos estudos digitais da análise de redes sociais (ARS), consideramos as inter-relações e conexões (arestas) entre usuários (nós), em um corpus formado pelas postagens contendo a palavra-chave “vacina” e “vachina”, relacionada à Covid-19, (re)circuladas na “Twitteresfera”, associados aos veículos: oglobo.globo.com e g1.globo.com; e cotejadas com os textos de capas online de O Globo, no recorte temporal entre 1° de julho de 2020 e 30 de junho de 2021.

Resultados e discussão
A partir do momento em que novos atores têm possibilidade de enunciação e circulação de discursos por meio de ferramentas comunicacionais relativamente simples e acessíveis, com enorme potencial de disseminação e (re)circulação de sentidos, é possível detectar movimentos dos núcleos discursivos centrais para os núcleos periféricos, à luz da espiral do Mercado Simbólico. Portanto, inter-relações e afetações recíprocas entre o mainstream jornalístico e os novos atores das mídias sociais, propostas neste estudo.
Seja qual for o cenário comunicacional, em qualquer território, virtual ou concreto, diante da profusão de mensagens e informações, em algum momento algo ou alguém terá que fazer alguma seleção (Gatekeeping) e tomar uma decisão sobre o que compartilhar, agora não mais hegemônico por um ator, gerando consequências em todo o processo da comunicação.
Então, nesse estudo, estamos falando de diálogos, aproximações, revisitações, atualizações e propostas de novos olhares sobre conceitos dos campos do Jornalismo e da Comunicação e Saúde, para nos auxiliarem em reflexões e percursos metodológicos para análise de nossos objetos de pesquisa. Para novos olhares, adequados a problemas contemporâneos de nossa sociedade digital, também podemos lançar mão de novas metodologias, métodos digitais aliados a tradicionais, contribuindo para examinar “velhas” disputas e relações de poder, entre o jornalismo e os “novos” agentes das redes sociais.


Conclusões/Considerações finais
No campo da Comunicação e Saúde, a compreensão desses processos e reconfigurações permitirá uma atuação mais qualificada das instituições de jornalismo e de saúde no enfrentamento a novas crises sanitárias e, para o jornalismo, auxiliar no entendimento sobre a crise de credibilidade pelo qual atravessa.