47787 - AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS DO CAMPUS VIRTUAL DE SAÚDE PÚBLICA CVSP/OPAS: O CASO DO TWITTER ENQUANTO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL YASMIMHCUNHA@GMAIL.COM - UFRN, JUCIANO DE SOUSA LACERDA - UFRN
Apresentação/Introdução Esse artigo tem como objetivo estudar as interações do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) através da plataforma social digital Twitter, buscamos identificar qual a prática social comunicativa foi utilizada dentro dessa rede social para promoção da comunicação institucional da organização. Através de uma análise de conteúdo, foram analisados os posts em um período de tempo de três meses, assim como o conteúdo e a interações dessas postagens e como o resultado delas refletiu na imagem institucional do CVSP. A relação entre a comunicação e a saúde não é recente, mas a junção dessas duas áreas do conhecimento, enquanto instrumento eficaz na difusão e propagação de uma educação para a saúde e ainda o exercício da cidadania é. O conhecimento se constrói a partir da cooperação entre diferentes agentes sociais, como afirma (TOSCHI, 2005, p. 273). No caso do objeto deste artigo, o Twitter do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (CVSP/OPAS), ele se manifesta na relação entre a educação, a comunicação e a saúde, tendo como foco a educação para a saúde por meio da comunicação, nesse caso, se dá por meio das mídias digitais.
Objetivos Com esse artigo espera-se identificar qual a prática social comunicativa cotidiana que o perfil utiliza para promover o alcance do conteúdo compartilhado, além de analisar a comunicação institucional de um órgão como o Campus Virtual de Saúde Pública funciona, além de mostrar como a comunicação institucional do twitter do Campus Virtual em Saúde da OPAS pode resultar em uma ferramenta adicional na comunicação da plataforma com o público.
Metodologia Partimos de de uma análise conteúdo, de dados colhidos da plataforma do twitter do CVSP, quantitativa e qualitativa, para chegarmos aos indicadores e responder os principais questionamentos , o recorte de temporal da análise foi de três meses, de agosto a outubro de 2022, na qual foram revisitados e analisados novamente no período seguinte, porém não havia dados tão significativos quando no período em questão, pois ao que parece o conteúdo passou por uma reformulação, e nesse meio tempo houveram tanto um hiato nas publicações, quanto mudanças nos formatos e até no próprio conteúdo. A análise foi feita através dos seguintes parâmetros,: se o conteúdo está alinhado com a instituição, a periodicidade das publicações no recorte temporal de três meses (junho, julho e agosto) de 2022 e a interação com outros perfis do mesmo seguimento, a interação do público-alvo, o formato do conteúdo, a linguagem e a estética das publicações.
Resultados e discussão Identificamos que a perspectiva de interação do perfil é baixa e que a relação com outros do perfis do mesmo seguimento, e a comunicação institucional no twitter do Campus Virtual em Saúde Pública da OPAS poderia de fato resultar em uma ferramenta a mais na comunicação da plataforma com o público, mas para isso, se faz necessário uma estratégia de comunicação pensada com o foco no público-alvo dos usuários do perfil do twitter do CVSP, que são majoritariamente, os profissionais e estudantes de saúde, mas para isso seria necessário que o perfil se adequasse como canal institucional, que também poderão ter como público, a imprensa e os usuários que queiram saber informações a mais sobre o CVSP, além de saber aproveitar o algoritmo da plataforma ao seu favor, como ocorre nas outras redes.
Conclusões/Considerações finais Com o sentido de aproximar o Campus Virtual dos usuários e consequentemente do seu público, sendo eles profissionais e estudantes da área da saúde que utilizam a plataforma do CVSP para aprimorar os conhecimento acerca da sua área atuação, e nesse sentido, já podemos enxergar que a página não tem um papel institucional, ela é apenas utilizada como uma ferramenta que faz uso da a mídia social para divulgar os cursos. Uma estratégia que utiliza a informação para promover o compartilhamento de conhecimento através da educação, e mostrando que tão importante quanto a mensagem, é o meio que ela é transmitida, como Martín Barbero (1997) pontua, as vezes é preciso ultrapassar o meio e trabalhar o campo das experiências do receptor e utilizar das suas próprias estratégias de recepção. Mostrou-se também a necessidade do entendimento partindo das organizações de saúde, para que a comunicação institucional avance, é necessário que a mudança comece na sua comunicação interna, ou seja, aperfeiçoando a qualidade do trabalho e consequentemente
somando a sua imagem e seu público-alvo: os usuários, e assim destacar que a comunicação institucional é responsável por construir e fortalecer a identidade das organizações, como a da OPAS, além de criar estratégias comunicacionais que possibilitem a melhor compreensão das informações repassadas e reforçar a sua credibilidade. A página do Twitter do Campus Virtual Saúde Pública além de muito necessária, também pode ser uma estratégia que utiliza a informação para promover o compartilhamento de conhecimento através da educação, nas mídias sociais, fortalecendo a imagem do CVSP, e como consequência positiva, vir a ser um canal institucional, que por exemplo, sirva de acesso para os jornalistas que queiram informações sobre o CVSP e um perfil modelo para demais perfis do mesmo segmento além de contribuir para a divulgação científica das áreas.
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