Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO18.3 - Digitalização e organização do cuidado

46882 - USO DA PLATAFORMA MOODLE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DA ETSUS/TO
JULIANA SILVA E SOUSA - ETSUS/TO, GEORGE BERNARDO SOUSA MIRANDA - ETSUS/TO


Contextualização
O processo de globalização e a revolução tecnológica impuseram transformações no mundo do trabalho. Neste sentido, as instituições públicas buscam se adaptar ao novo cenário. Diante dessa condição, compreendemos que o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na oferta de processos educacionais no Sistema Único de Saúde (SUS) seja de fundamental importância para melhoria dos serviços prestados à população. Neste sentido a incorporação de TDICs em projetos institucionais de qualificação de profissionais para o SUS deve ser uma meta constante no cenário contemporâneo.

Descrição
Desde o ano de 2019 a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) - por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS/TO) - tem desenvolvido ações com vistas à implantação de ambiente virtual de aprendizagem para ampliar as ações de educação no âmbito da saúde pública. A ETSUS/TO utiliza a plataforma de eLearning Moodle - voltada para hospedar cursos na modalidade EaD - para executar processos educacionais. Durante a pandemia de Covid-19 os processos educacionais presenciais para trabalhadores do SUS foram interrompidos, devido à necessidade de distanciamento social. Neste contexto, a utilização do Moodle foi fundamental para dar prosseguimento às atividades da escola.

Período de Realização
Entre os anos de 2019 até 2023.

Objetivos
Apresentar relato de experiência de implantação do MOODLE como ferramenta na oferta de formação em saúde na região norte do Brasil.

Resultados
No período de 2019 a 2023 foram executados 11 cursos, propostos por diversas áreas técnicas, das quais destaca-se o número de processos educacionais demandados pela ETSUS/TO (n=5) e Vigilância em Saúde (n=4). Além dos 11 cursos que já foram ofertados, temos 03 cursos aguardando execução, ao todo já são 14 cursos inseridos na plataforma. Na maioria dos cursos ofertados as turmas são assistidas por tutores, apenas 02 cursos são classificados como formação autoinstrucional. A carga horária dos cursos varia de 20 a 120 horas. Com um total de 141 turmas, o número de participantes inscritos nos cursos executados totalizou 4004 discentes, o número de certificados emitidos foi de 1168 e os percentuais de conclusão dos cursos variam entre 12% e 59%. Com esses dados, temos a preocupação de buscar estratégias para reduzir os índices de evasão por parte dos trabalhadores.

Aprendizados
O uso de TDICs é uma importante ferramenta para aprimorar processos educacionais na área da saúde. Diante desse fato nos deparamos com o desafio capacitar profissionais atuantes no SUS quanto ao manuseio de recursos tecnológicos como estratégia para a efetivação das políticas de educação permanente em saúde e com competências para elaborar objetos de aprendizagem adequados à EaD. O Moodle é uma plataforma que foi desenvolvida para que educadores e professores possam construir/montar seus cursos de forma simples, por ser uma plataforma intuitiva e de fácil usabilidade. Diante disso, por iniciativa da ETSUS/TO, foi criado um documento instrutivo de como criar e editar os cursos para a plataforma MOODLE.

Análise Crítica
Diante do exposto, a tendência é que mesmo cursos presenciais utilizem a plataforma MOODLE como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento das atividades. Devido à grande dimensão territorial e da diversidade das populações presentes no território do Tocantins, a educação a distância possibilitará maior acesso para o desenvolvimento dos profissionais, difusão de práticas e saberes e diminuição das diferenças no atendimento entre os 139 municípios tocantinenses. Temos o desafio de fomentar a incorporação das TDICs nos processos educacionais destinados aos trabalhadores do SUS.