Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO19.3 - Práticas alimentares e o cuidado alimentar e nutricional: narrativas, sentidos e cartografias

46204 - JOGO "CULTIVE" COMO FERRAMENTA DE EAN PARA O CUIDADO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
REBEKKA FERNANDES DANTAS - IFRN, DIÔGO VALE - IFRN, RENATA ALMEIDA DE ANDRADE - IFRN, JOICY SUELY GALVÃO DA COSTA - IFRN


Apresentação/Introdução
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é “um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis” (BRASIL, 2012, p. 23). Está presente na Política Nacional de Alimentação e Nutrição como um dos pilares da promoção da alimentação adequada e saudável, devendo seguir os princípios do SUS na saúde.
De acordo com a fase da vida em que a EAN acontece, é necessário considerar particularidades. Aqui, preocupamo-nos especificamente com os adolescentes. A adolescência é marcada pelo estabelecimento da identidade, pela busca de uma maior autonomia nas escolhas alimentares, bem como por preocupações com a aparência.
É importante que nesse momento a EAN seja abordada de maneira complexa e afastando-se do nutricionismo (POLLAN, 2008) (SCRINIS, 2021) para ser efetiva e transformadora. Assim, entre os recursos disponíveis, temos os jogos de tabuleiro como uma ferramenta de metodologia ativa, com potencial para romper com com o modelo tradicional de ensino-aprendizagem e estimular a autonomia e a postura ativa do educando (PAIVA, 2016), além de proporcionarem diversão, interação social, aumentar a motivação e até mesmo gerar mudanças positivas de comportamento.
Na busca por jogos já existentes e adequados para a EAN no âmbito do SUS, encontramos o “Cultive” como uma opção que se afasta do reducionismo nutricional e aborda o tema da sustentabilidade, preconizado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira , bem como pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas.

Objetivos
Esse trabalho tem como objetivo analisar o jogo “Cultive” como possível ferramenta de EAN para o cuidado alimentar e nutricional de adolescentes no âmbito do SUS.

Metodologia
Para a construção deste trabalho, seguimos os passos abaixo:
1. Busca de jogos com o tema de alimentação e nutrição no site Ludopedia.
2. Seleção do jogo “Cultive” após considerar sua temática como adequada para adolescentes e alinhada com o Guia Alimentar.
3. Realização de três Rodadas do jogo entre os autores seguidas de reflexões quanto ao tema, mecânica e componentes.
4. Realização de duas rodadas do jogo com adolescentes seguidas de reflexões quanto à experiência.

Resultados e discussão
“Cultive” é feito em parceria entre a editora MeepleBR e a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas. Na narrativa do jogo, os jogadores são agricultores que devem realizar o plantio, manejo e colheita com base na agrofloresta, sistema de produção que trabalha com a diversidade de espécies de plantas, considerando a sustentabilidade.
De acordo com as reflexões geradas após as rodadas do jogo entre os autores desse trabalho, identificamos esse tema como de grande importância para ações de EAN, sendo abordado em um dos princípios do Guia alimentar: “alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”, que corrobora com o primeiro princípio do Marco de EAN: “sustentabilidade social, ambiental e econômica”.
A mecânica do jogo apresenta uma complexidade que exige estratégia para plantar, colher e manejar o sistema sem monoculturas nem agrotóxicos, considerando a sinergia entre as plantas no aumento da produtividade e a preservação dos recursos naturais.
Assim, observamos que o jogo permite o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões, a aquisição de conhecimentos sobre diversas plantas importantes para a alimentação, bem como suas particularidades, como tempo maior ou menor de cultivo, necessidade de sombra e as vantagens dos consórcios entre os vegetais. Outros pontos positivos do “Cultive” dizem respeito a permitir certa interação entre os jogadores e o fato de ser um jogo brasileiro que considera a nossa realidade, enquanto a maioria dos jogos comerciais encontrados sobre o tema são estrangeiros e consequentemente não refletem a realidade cultural alimentar brasileira.
Após as rodadas com os adolescentes e discussão sobre o jogo, foi relatado que o “Cultive” é bastante atraente do ponto de vista estético, complexo e com muitos detalhes, mas por isso mesmo é necessário considerar no planejamento de ações de EAN a presença de alguém com certo conhecimento do jogo para orientar os participantes, além de disponibilidade de tempo, pois cada rodada durou cerca de 1 hora. Além disso, os adolescentes relataram poder conhecer diversas plantas, refletir sobre a monocultura, identificar dificuldades na construção de um sistema sustentável e particularidades e necessidades das plantas.

Conclusões/Considerações finais
Consideramos que o “Cultive” é um jogo que pode ser utilizado com adolescentes em atividades de EAN no âmbito do SUS e de políticas públicas e programas que têm interface com a saúde, como o PSE, o PNAE e o Programa Bolsa Família para dar início a discussões e ações sobre a sustentabilidade alimentar, proporcionando momentos educativos que consideram a alimentação e a nutrição como fenômenos complexos.