Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO19.3 - Práticas alimentares e o cuidado alimentar e nutricional: narrativas, sentidos e cartografias

48166 - O CICLO DE OFICINAS “SENTIDOS DO COMER” E O PROCESSO FORMATIVO DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
ITANA NASCIMENTO BRITO DA SILVA - UFBA, JASILAINE ANDRADE PASSOS - UFBA, LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS - UFBA


Apresentação/Introdução
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto intitulado “Ciclo de Oficinas “Sentidos do Comer”” - um trabalho realizado pelo Grupo Temático de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), sendo financiado pelo Instituto Ibirapitanga. Este projeto teve como objetivo principal propor deslocamentos de sentidos do comer, do nutrir e do saudável, visando promover perspectivas ampliadas do cuidado alimentar e nutricional na ação dos profissionais de saúde, sendo inicialmente realizado exclusivamente com estudantes de Nutrição de cinco universidades públicas brasileiras.

Objetivos
Enquanto recorte do projeto matriz, o investimento investigativo ora apresentado teve como objetivo descrever as experiências de estudantes de Nutrição de umas universidades envolvidas, durante o Ciclo de Oficinas "Sentidos do Comer", buscando o enfoque de seu potencial como metodologia ativa para a formação acadêmica e para a promoção de reflexões sobre Cuidado Alimentar e Nutricional.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo de base qualitativa no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de graduação em nutrição da Universidade Federal da Bahia. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas através de uma aproximação com a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Através dessa análise, foram criadas categorias temáticas, as quais conduziram a descrição e discussão dos resultados. As categorias perpassaram pelo perfil dos entrevistados, experiência de aprendizagem durante o Ciclo de Oficinas, sua metodologia e atividades propostas, suas potencialidades e desafios que permearam a experiência formativa, contrastes entre a formação acadêmica e abordagens feitas durante o Ciclo de oficinas, reflexões sobre a formação e a atuação profissional, ressignificações sobre o cuidado alimentar e nutricional.

Resultados e discussão
No decurso da análise dos dados, foi possível identificar aproximações em suas narrativas, voltadas para reflexões sobre o cuidado e suas vivências acadêmicas, além de pontuar as limitações e potencialidades da experiência formativa. Evidenciou-se como os espaços de vivências e diálogos entre estudantes de Nutrição de diferentes realidades e instituições pode ser promotor de reflexões enriquecedoras acerca do Cuidado Alimentar e Nutricional. A aplicação de metodologias ativas nos âmbitos extra e curriculares foram tidas como potencializadoras para a formação mais humanizada e integral de profissionais de Nutrição. A importância dessas discussões no âmbito acadêmico fica evidenciada através da fala destacada abaixo:
Já começa do estudante uma visão mais ampla da sociedade porque a nossa nutrição vai trabalhar a partir do estado que o nosso país está no momento, então a gente tem que pensar sobre a situação do nosso país no momento e tentar levá-lo a nutrição da melhor maneira. (E2)
De acordo com o exposto acima, observa-se a viabilidade da utilização de diferentes ferramentas para a integralização do cuidado, estas, de acordo com Uchôa (2009), requisitam de práticas nas quais se promovam: “acolhimento, vínculo, responsabilização, autonomia e qualidade da atenção”. Para que o graduando de Nutrição possa ser exposto a atividades que possibilitem essas relações, são necessários espaços de convivência motivadores de reflexões críticas, a exemplo da citação abaixo:

Eu acho que é isso de quando a gente fala do cuidado. De compreender o outro como um ser complexo. Um ser cheio de significados em relação a comida. (E1)
Abordagens teóricas sobre a perspectiva ampliada de “cuidado”, argumenta sobre a necessidade de identificar e respeitar as singularidades e condições específicas do receptor do cuidado (paciente), tendo como processo e objetivo acolher, escutar e dialogar (SOUZA et al., 2016), podendo essas ações serem reconhecidas como demonstrações do verdadeiro interesse pela saúde do indivíduo (AYRES, 2000). Destarte, as narrativas remetem para ressignificações importantes em torno de saberes e práticas sobre cuidado alimentar e nutricional.


Conclusões/Considerações finais
Através das descrições das experiências de estudantes de Nutrição durante o Ciclo de Oficinas "Sentidos do Comer", foi possível identificar a relação da atividade com a formação acadêmica e identificar novas perspectivas sobre cuidado alimentar e nutricional. Foi possível identificar aproximações em seus discursos, voltadas para reflexões sobre o cuidado e suas vivências acadêmicas. Diante dos resultados deste estudo, argumenta-se para a relevância do desenvolvimento de novos investimentos investigativos acerca de novas metodologias formativas direcionadas para fomentar reflexões sobre o cuidado em alimentação e nutrição, sob uma perspectiva ampliada.