Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO24.2 - Territórios de desigualdades: Iniquidades no acesso aos serviços de saúde

46969 - DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O ENGAJAMENTO PÚBLICO DA CIÊNCIA E DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA NA PANDEMIA DE COVID-19: O CASO DO DOCUMENTÁRIO “ALÉM DO DISTANCIAMENTO”
MARIANA RODRIGUES SEBASTIÃO DE ALMEIDA - CIDACS, FIOCRUZ, ADALTON DOS ANJOS FONSECA - CIDACS, FIOCRUZ, DENISE MORAES PIMENTA - CIDACS, FIOCRUZ, RAIZA TOURINHO LIMA - CIDACS, FIOCRUZ, MAURICIO LIMA BARRETO - CIDACS, FIOCRUZ, MARIA YURY TRAVASSOS ICHIHARA - CIDACS, FIOCRUZ


Contextualização
Entre 2021 e 2022, pesquisadores do Cidacs/Fiocruz Bahia desenvolveram o projeto "Avaliando os efeitos das desigualdades sociais na pandemia de Covid-19 em um país de renda média e baixa, que resultou na construção do Índice de Desigualdades Sociais para a Covid-19 (IDS-Covid-19). Essa medida tem como objetivo apoiar a gestão pública, pesquisadores, profissionais de saúde, representantes da comunidade, jornalistas e a sociedade em geral na tomada de decisões coletivas e individuais relacionadas às desigualdades de saúde durante a pandemia.

Descrição
Um importante eixo de trabalho deste grupo foi implementação do engajamento público da ciência. Este tipo de iniciativa pode ser descrita como um movimento que busca conectar pesquisadores e representantes de diversos segmentos sociais estrategicamente escolhidos para o compartilhamento de experiências relevantes para a construção de conhecimento. No IDS-Covid-19, o engajamento público da ciência ajudou pesquisadores a remodelarem algumas características do Índice, da forma como esta medida seria apresentada para gestores, grupos de comunidades, jornalistas e sociedade civil e em novos projetos de pesquisa do Cidacs.

Período de Realização
Janeiro a setembro de 2022

Objetivos
O objetivo desta comunicação no CT Ampliando Linguagens é refletir sobre como o documentário pode ser um importante método para o engajamento público da ciência e para a disseminação dos resultados de pesquisa. Abordaremos o caso do documentário “Além do distanciamento: Diálogos para entender as desigualdades sociais na pandemia de Covid-19” realizado durante a produção do IDSCovid-19. Para este produto, 32 entrevistas foram realizadas com representantes de grupos de comunidades, profissionais da gestão pública e pesquisadores. Todas estas pessoas estiveram envolvidas nas diferentes atividades realizadas ao longo do projeto, que também foram relatadas no documentário. Imagens da imprensa também compuseram a narrativa.

Resultados
O longa de 55 minutos registra o trabalho de engajamento durante a construção do IDS-Covid-19, os desafios enfrentados pelos pesquisadores e o relato das dificuldades das pessoas entrevistadas durante a pandemia, que subsidiaram a equipe de pesquisadores durante a investigação. Fome, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, desemprego e desinformação foram alguns temas abordados no documentário. Além disso, a visita de membros do projeto até uma das representantes de comunidades, o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, no Maranhão, também foi abordada.
A visão de representantes da gestão pública também foi incluída, bem como as dificuldades de acesso aos dados sobre a Covid-19 enfrentadas pela equipe de pesquisadores do IDS-Covid-19 durante o apagão de dados do Ministério da Saúde entre dezembro 2021 e janeiro de 2022. Os resultados alcançados a partir da análise das desigualdades sociais em saúde medidas pelo índice também foram apresentados no longa.


Aprendizados
Durante as entrevistas, foi possível coletar mais informações sobre a pandemia nos diferentes contextos dos participantes, compartilhar o andamento da pesquisa e fortalecer vínculos. Mais de 1,8 mil visualizações no Youtube foram registradas no documentário que foi disponibilizado em português com legendas em inglês.

Análise Crítica
O documentário foi planejado para ser mais do que uma peça audiovisual para disseminação científica em uma linguagem acessível e atrativa para diferentes públicos do ponto de vista da narrativa empregada, já que era uma oportunidade de manter o diálogo entre os participantes da pesquisa. O material tem sido usado por pesquisadores e ativistas sociais como exemplo de como pesquisadores e sociedade civil podem trabalhar em conjunto na produção de conhecimento.