Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO25.2 - PICs em saúde e direitos ao cuidado: epistemologias, práticas e formação integral nos serviços

46049 - PREPARO MENTAL PARA O PARTO EM GESTANTES COM MEDITAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA
ROBERTA BARREIRA FERREIRA - ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA E BOLSISTA DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM SAÚDE DA MULHER (NEPEM/UEFS), ANA JAQUELINE SANTIAGO CARNEIRO - PROFESSORA ADJUNTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, MEMBRO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM SAÚDE DA MULHER (NEPEM/UEFS), ANNA CAROLINA SOUZA SILVA - ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA E BOLSISTA DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM SAÚDE DA MULHER (NEPEM/UEFS)., DAYANE KELLY DOS SANTOS DE CRISTO MACÊDO - ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA E BOLSISTA DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM SAÚDE DA MULHER (NEPEM/UEFS)., PEDRO PAULO COELHO NOGUEIRA - ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA E BOLSISTA DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM SAÚDE DA MULHER (NEPEM/UEFS).


Contextualização
Durante todo o período da gravidez, a mulher enfrenta uma imensa carga emocional, com elevação do estresse e da ansiedade (FERNANDES; SILVEIRA; MARQUES,2017). Por meio do cordão umbilical, ocorre comunicação entre o inconsciente da mãe e do bebê. Portanto, não só a mãe sofre com o aumento da ansiedade, como também o bebê (TRACTENBERG, 1993). Entendendo que tanto o período gestacional quanto o pós-parto requerem participação ativa e consciente da mulher, é imprescindível que ela esteja bem psiquicamente. As Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos à população, dentre eles está a meditação (BRASIL, 2023). A meditação consiste em treinar o foco da atenção, reduzir pensamentos repetitivos, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior (BRASIL, 2023). Na área da obstetrícia, o emprego de terapias complementares deve ser encorajado e faz parte das estratégias de atenção à gestação e parto, sendo utilizadas como alternativas para reduzir o estresse e ansiedade que ocorrem durante esse período (CAVALCANTI et al, 2019). Apesar das PICS serem reconhecidas e promovidas no SUS, sua utilização e benefícios ainda permanecem desconhecidos por parte da população e até mesmo profissionais da área de saúde.

Descrição
Relato de experiência vivida por discentes do curso de enfermagem da UEFS no período de março de 2022 a junho de 2023, durante práticas de extensão na enfermaria de uma maternidade pública, destinada ao internamento de gestantes com patologias. Inicialmente, foi realizada roda de conversa com a equipe de enfermagem para explicar o trabalho. Os profissionais de saúde da unidade foram informados a respeito das práticas da meditação. Foram realizadas sessões de meditação guiada com gestantes, pessoas acompanhantes e profissionais da área de saúde que aceitaram participar.

Período de Realização
Março de 2022 a junho de 2023

Objetivos
Estimular a utilização da meditação durante e após o ciclo gravídico-puerperal.
Promover alívio da ansiedade em gestantes por meio da meditação.
Estimular nas mulheres expansão da consciência e maior conexão consigo mesma.


Resultados
Participaram dos exercícios de meditação um total de 160 mulheres, 32 profissionais de enfermagem, além de algumas pessoas acompanhantes. A maioria das gestantes internadas relatou estar estressada e/ou ansiosa antes da meditação e referiram alívio e relaxamento após a prática. Algumas relataram sentir o bebê se acalmar. Algumas gestantes se recusaram a participar inicialmente, por não ter conhecimento a respeito da meditação. Porém, decidiram participar após esclarecimentos sobre a prática e seus benefícios.

Aprendizados
Houve troca de conhecimentos entre a discente e as gestantes. A discente pôde desenvolver habilidades guiando as meditações, compreender as diversidades e singularidades de cada mulher, além de entender como cada uma reage aos estímulos utilizados.

Análise Crítica
Por receio dos efeitos adversos causados pelos medicamentos que muitas vezes são o único método conhecido por elas, as mulheres passam pela gestação sem buscar estratégias para lidar com os conflitos emocionais desse período. As práticas integrativas e complementares são métodos mais simples, naturais e livres de efeitos adversos que podem ser usadas para alívio da ansiedade e estresse. A meditação é indicada para gestantes uma vez que pode ser realizada mesmo em gravidez de alto risco, além da facilidade de poder ser praticada a qualquer momento, desenvolvendo a autonomia da gestante no autocuidado e no preparo mental para o parto.