Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO25.4 - Regionalização, intersetorialidade e saúde digital na APS

46721 - AVANÇOS E DESAFIOS NA ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE À AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM CAMPO GRANDE - MS
EMILLI CAROLINE SILVA SOUZA - UFMS, MARIA FERNANDA FIGUEIRÓ DE ARAÚJO - UFMS, SANDRA FOGAÇA ROSA RIBEIRO - UFMS, RAFAEL FERREIRA - UFMS, LEILA SABRINA ULLMANN - UFMS


Contextualização
Localizadas na capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, as Moreninhas são compostas por um conjunto de bairros que, de acordo com dados do IBGE, em 2007, possuía em torno de 100.000 habitantes, sendo assim um dos bairros mais populosos do município (REIS, 2013). Ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) é atribuído o exercício de atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde, ampliando assim o acesso da comunidade às ações e aos serviços de informação, de saúde e de proteção da cidadania (BRASIL, 2006). O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), tem como propósito possibilitar programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço para profissionais da saúde, bem como proporcionar aos estudantes da área oportunidades de iniciação ao trabalho, alinhados às necessidades do SUS (BRASIL, 2008).

Descrição
Os encontros fizeram parte das ações desempenhadas pelo grupo do PET- Saúde, Eixo Gestão e Assistência, edição 2022/2023 da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A atividade iniciou-se com rodas de conversa realizadas na USF, nas quais os ACS trouxeram temáticas posteriormente escolhidas para as aulas. Desenvolvido por graduandas dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, com supervisão de docentes de Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, e apoio de preceptores da própria USF, o processo teve cinco encontros presenciais abordando temas como: Transtornos Mentais; Transtorno de Espectro do Autismo; Síndrome de Down; Deficiência Auditiva e Diabetes. Foram abordadas informações relacionadas ao diagnóstico, etiologia, aspectos psicossociais e fluxo de serviço e do atendimento ao usuário dentro do SUS. Além das aulas expositivas, foram elaborados materiais didáticos complementares em formato de ebook e vídeos curtos, divulgados nas redes sociais.


Período de Realização
Outubro/2022 a maio/2023

Objetivos
O objetivo deste estudo foi desenvolver atividades de Educação Permanente em Saúde destinado aos Agentes Comunitários de Saúde, visando a atualização e promoção do conhecimento sobre diversos temas relevantes para a população do bairro.

Resultados
A participação no processo foi inferior ao esperado, contando com a presença de 22 dos 30 ACS que compõem o quadro de profissionais da USF. Aproximadamente 63% dos Agentes Comunitários de Saúde participaram em mais de um encontro realizado, sendo a aula com maior adesão a que abordou Síndrome de Down, na qual estiveram presentes 14. No que diz respeito aos materiais audiovisuais, obteve-se em média 634 visualizações e 25 curtidas em cada post, evidenciando as redes sociais como uma importante aliada na educação em saúde tanto para os usuários quanto para os profissionais da região. Após as apresentações, foram realizadas rodas de conversas em que foi notório que os participantes do curso conseguiram estabelecer conexões entre os temas abordados nas aulas e os usuários da região, contribuindo assim para expansão e conhecimento do fluxo de atendimento dentro do SUS.

Aprendizados
As aulas possibilitaram uma maior compreensão, de maneira clara e objetiva, de como agir em situações específicas, além de reforçar sua postura e atuação no processo de saúde-doença em demais locais das redes de atendimento aos pacientes, como com encaminhamentos para serviços específicos, visando garantir uma assistência mais completa e especializada. Além disso, o processo de elaboração e apresentação multiprofissional possibilitou o acesso a informações de diferentes áreas do conhecimento, sendo uma importante ferramenta de aprendizado para as alunas e participantes. Ficou evidente a importância da formação acadêmica fundamentada em ensino, pesquisa e extensão para o conhecimento do funcionamento do SUS e a efetividade da integralidade do cuidado na saúde.

Análise Crítica
A ausência de alguns ACS pode ser atribuída a vários motivos, destacando-se o fato de a USF estar operando com uma equipe reduzida, o que demanda dos ACS a cobertura de mais de uma área e a realização de tarefas adicionais. Além disso, não foi possível dispensá-los de suas responsabilidades habituais para participar das atividades, o que exigiu o adiamento de atividades na unidade. Desse modo, existem sofrimentos característicos dessa categoria, entre os quais destaca-se a falta de formação e a presença contínua no local de trabalho.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n° 11.350, de 5 de outubro de 2006. Regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição. Dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2o da Emenda Constitucional n° 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

REIS, A. F. Violência e Desenvolvimento Local: um estudo sobre a criminalidade entre jovens de 15 a 24 anos em comunidades periurbanas de Campo Grande, MS, 2013.