Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO30.2 - Diálogos entre saúde, cuidado e cultura

47684 - LEITURA E ESCRITA CRIATIVA COMO POTÊNCIA NO CUIDADO
RENATA PEKELMAN - HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO/GHC


Contextualização
Realiza-se um grupo de leitura e escrita em uma unidade de atenção primária em saúde. O grupo é fruto do debate das narrativas em saúde/ medicina narratina, que trazem a literatura, assim como outras expressões artísticas, a possilidade de "ler" a vida por meio de personagens e histórias que vão ao encontro do cotidiano vivido. A experiência na arte, é experiência na vida. O Círculo de Leitura e Escrita Criativa (CLEC) procura constituir um espaço para o exercício criativo. Os espaços de criação, são potencialmente promotores de realizações pessoais, tanto na possibilidade de expressão, como na construção de autonomia, autoestima, entre outros que fortalecem a saúde mental das pessoas.

Descrição
O CLEC é composto por usuárias, trabalhadoras, residentes e estagiários em Saúde da Família e Comunidade, é um dispositivo para interpretação de texto (contos curtos, poesia, música pinturas, fotografias, vídeos etc.) e escrita a partir de um mote, um disparador para o desenvolvimento da escrita, com a leitura dos textos produzidos, com comentários e interpretações finais no grupo.

Período de Realização
Teve seu início em 2017 e desde lá ocorre semanalmente. Hoje os encontros se dão on-line, desde o período da pandemia de COVID-19, com 1 hora de duração.

Objetivos
Constituir um espaço para o exercício criativo; promover a narrativa como forma de expressão; compreender a arte como promoção de saúde.

Resultados
A produção de textos autorais, onde a maioria dos participantes lê sua produção, com a contribuição do grupo para a sua interpretação. Dentro dos resultados também consideramos, reconhecido pelo grupo, um espaço de saúde mental, pois a preocupação não se dá com a forma da escrita, mas em suas intencionalidades que são compartilhadas. Dentre os profissionais, especialmente residentes e estagiários, é possível discutir a capacidade de escuta tanto na leitura como na escrita, que auxilia na interpretação das histórias, que transposto ao fazer dos profissionais de saúde, é o seu fazer cotidiano - ouvir história e suas interpretações. O grupo também promove saraus na Unidade de Saúde (US) com a leitura de suas produções e convidados.

Aprendizados
A potencialidade da expressão criativa e a contribuição da arte, por meio do sensível, promove a participação livre e criativa das pessoas, tanto usuárias como dos diversos profissionais de saúde que passaram pelo grupo, sejam contratados, sejam aqueles em formação. A leitura de textos literários, obras de arte ou outros materiais, como estímulo aos debates acerca das narrativas, o olhar coletivo para a obra, amplia o olhar de cada um e promove um entendimento que se reflete nas produções do grupo. Aos profissionais, especialmente os em formação, a experiência do CLEC permite, discutir a escuta e formas de aprimorar a capacidade de desenvolvê-la para o exercício do seu trabalho.

Análise Crítica
O grupo se desenvolve há anos, mesmo no período da pandemia que após uma pausa, foi retomado de forma on-line. A participação das pessoas sempre é um desafio para os grupos na APS, entretanto, todos expressam que participar do grupo lhes traz bem-estar e confiança tanto no grupo como em si, aprimorar sua capacidade de escrita e de poder dizer, por meio dela seus sentimentos que os disparadores mobilizam. Há uma limitação na participação, pois exige um letramento, o que no território de abrangência da US, dada sua escolaridade média, não é um fator muito limitante. Dificuldades quanto a manutenção do grupo versus a demanda clínica nas unidades de saúde e da participação dos trabalhadores. Tem potencial para a criação de espaços de educaçãp permanente para os processos de escuta e como potencia do cuidado.