02/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO31.2 - Experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas I |
46407 - A CONSTRUÇÃO DO MANUAL SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E FORA DELAS: FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DE ANTÓNIO PEREIRA, OURO PRETO, MG ADRIANA MARIA DE FIGUEIREDO - UFOP, SIOMARA APARECIDA DA SILVA - UFOP, IRISA SEABRA DOS REIS - UFOP, MARTA MARIA NEVES CORRÊA - FAPEMIG, THALES LOPES - UFOP, ROSÂNGELA MINARDI MITRE COTTA - UFV, EMILY DE SOUZA FERREIRA - UFV, ÉRICA APARECIDA COELHO - UFV, THAINÁ CRISTINA GONÇALVES AGUIAR - UFV, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP
Contextualização Em um território, na região rural de Ouro Preto, em que se entrelaçam as vivências da relação ambígua com a mineração, fonte de trabalho e de riscos, se alinha uma parceria entre diferentes setores para a construção de um curso que aborde a saúde mental “dentro da escola e fora delas”. Este é um dos projetos do Programa de Extensão e Pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira acolhimento e empoderamento dos moradores e concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais”. O programa é composto de projetos vinculados, cujos objetivos estão centrados na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no distrito, o acolhimento e empoderamento de moradores e moradoras com temáticas como: incentivo ao cuidado do corpo; diversão para as crianças; saúde coletiva; além da valorização pessoal, educacional e profissional; preservando e garantindo o protagonismo e participação ativa dos moradores do distrito. Dentre suas linhas de atuação se propõe a acolher, escutar e empoderar os moradores do distrito, em especial, as mulheres, ressaltando as lutas por melhores condições de trabalho e pelo fim das violências, bem como celebrar as suas conquistas. O Programa e seus projetos é realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Instituto Federal de Ouro Preto (IFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Neste contexto se constituiu a demanda de trabalhar com a comunidade escolar a saúde mental, duplamente sobreposta pelos desdobramentos da vivência da insegurança ambiental deste distrito que se encontra às margens de uma barragem em descomissionamento e pelos impactos da pandemia de covid-19 no cotidiano da comunidade escolar.
Descrição Construção do Manual do curso para a comunidade escolar do distrito, envolvendo 161 trabalhadores da educação entre professores e funcionários que atendem a total de 1176 estudantes. São uma escola municipal, de educação infantil e básica; uma escola estadual de ensino médio, técnico e educação de jovens e adultos; uma escola privada de educação básica e uma escola comunitária de educação infantil. A temática do curso foi levantada por meio de rodas de diálogo e oficinas de territorialização que interagiram com os profissionais das escolas para obtenção das informações.
Período de Realização Março a junho de 2023
Objetivos Produzir o Manual da saúde mental nas escolas e fora delas - Caderno dos educadores para utilização durante o curso e posterior utilização em amplos contextos de educação permanente com foco nas necessidades da comunidade escolar.
Resultados O Manual foi estruturado de forma dialógica para que o leitor tenha contato com a discussão das temáticas. Em cada uma delas, foi elaborada uma introdução fundamentada e reflexiva ao tema; uma “caixa de ferramentas” com indicação de materiais de consulta (textuais e outras mídias); uma descrição da roda formativa a ser executada em cada etapa do curso, uma descrição da tarefa a ser desenvolvida no contexto escolar pelo participante e um espaço em branco para anotações. Foi elaborado em três ciclos. O primeiro sobre corpo, mente e território que subsidia a realização de três encontros: os sentidos da saúde mental nas escolas e fora delas; o corpo afetivo e a psicomotricidade e saúde mental em territórios atingidos. O segundo ciclo versou sobre abordagens da saúde mental nas escolas e fora delas que se desdobra em dois encontros, um sobre diagnósticos, diferenças e direitos e o outro sobre violências, preconceitos e discriminações. Por fim, o terceiro ciclo tem como tema a promoção da saúde mental nas escolas e fora delas e se desenvolve também em dois encontros, um sobre empoderamento e comunicação não violenta e o outro sobre como construir a escola acolhedora. Além da temática, o Manual é precedido da introdução com a devida apresentação e contextualização e, ao final, registra as referências e uma agenda com os contatos da rede de saúde mental.
Aprendizados A interação com as escolas e a escuta dos profissionais da rede foi o elemento definidor das linhas de discussão na composição do Manual. A sua elaboração se constituiu de um trabalho colaborativo de profissionais com diferentes experiências e formações, todos com interface em saúde e educação, o que promoveu a diversidade de ideias e a congregação de conhecimentos com aplicação prática, contextualizada e fundamentada cientificamente.
Análise Crítica O reconhecimento das necessidades do território em suas múltiplas faces revela um horizonte em que o conhecer se depara com o desconhecer. A medida em que se avança e se procurar ter como guia esse desvelamento, se percebe a riqueza das alternativas que são mantidas na comunidade e em suas lutas e conquistas. A elaboração do Manual só foi possível por se debruçar sobre o cotidiano deste território e incluir as identidades que nele se constituem como palco que é das relações econômicas, sociais e ambientais.
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