Outras Linguagens

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
OL8 - Potencialidades e desafios das linguagens da ORALIDADE e da ESCRITA para pensar o cuidado como práxis decolonizadora

47149 - VIVA MAIS – LGBTQIA+ - EPISÓDIO 1: GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUAIS E TRAVESTIS
ELISA BASTOS MARTINS DE OLIVEIRA - UFOP, LUISA LAUAR LIMA - UFOP, ELOÍSA HELENA DE LIMA - UFOP, MARIA JOSÉ NOGUEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS


Processo de escolha do tema e de produção da obra
No ano de 2021, foram produzidas várias séries de programas de rádio, em formato podcast abordando temáticas de interseccionalidades da saúde coletiva como a promoção da saúde da população LGBTQIA+, juventudes e suas vulnerabilidades e SUS e seu funcionamento. Foram produzidos, no ano de 2021, 10 episódios que abordaram os temas acima especificados, todos estes produzidos de forma remota. Os podcasts foram desenvolvidos, em reuniões quinzenais, via Google Meet, com a professora coordenadora, o representante da Rádio UFOP e a equipe discente extensionista no projeto, em que eram discutidos os temas entre os participantes. A partir desses encontros, foram realizadas atividades de pesquisa de maneira livre. As etapas de pesquisa e revisão de literatura para aprofundamento aos temas de produção ocorerram por meio da plataforma Google Drive compartilhadas entre a equipe do projeto e a Rádio UFOP de modo a possibilitar o aprendizado contínuo em tempo real. Com base nas pesquisas e nos apontamentos realizados pelo colaborador da Rádio UFOP e pela coordenadora do projeto, os esquetes dos programas foram desenvolvidos e posteriormente adaptados à linguagem radiofônica, gravados, editados e veiculados pela Rádio UFOP, plataformas de streaming e mídias sociais, objetivando maior adequação ao veículo de comunicação e alcance da população geral.

Objetivos
O podcast do projeto de extensão “Viva Mais: o seu encontro com a cidadania, bem estar e saúde” da Universidade Federal de Ouro Preto propõe levar, por meio da comunicação de massa, informação à população sobre os cuidados em saúde de modo a reduzir a incidência e prevalência de agravos não transmissíveis bem como conscientizar a respeito de problemas de saúde pública invisibilizados.

Ano e local da produção
2021, Ouro Preto, Minas Gerais.

Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso
Dessa forma, o podcast fomenta a discussão e a reflexão sobre um processo histórico de opressão sobre o gênero e a sexualidades da comunidade LGBTQIA+ discriminada e marginalizada que impacta negativamente a bem estar e saúde, bem como as relações pessoais e sociais dos sujeitos inseridos nesse grupo. Ao mesmo tempo, fornece voz e espeço para enfrentamento e superação desses estigmas, principalmente no âmbito da saúde coletiva.

Formatos e suportes necessários referentes à apresentação
O projeto utiliza para tal finalidade os mecanismos de veiculação os serviços da Rádio UFOP, serviços de streaming (Spotify, Deezer e Apple Music) e as mídias sociais (Instagram e Facebook).Esses meios de veiculação criam uma intervenção potencialmente contínua nas grandes áreas de prevenção e promoção da saúde.

Breve biografia do autor
Marianense, 23 anos, médica pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui interesse nas temáticas de: psiquiatria e saúde da mulher. Realizou o estágio obrigatório em cirurgia e anestesiologia em mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra, Portugal, (junho de 2022 a agosto de 2022). Participou do projeto de extensão intitulado "Programa de Rádio Viva Mais - O Seu Encontro com a Cidadania, Bem-Estar e Saúde" (2018 - 2020) e do Programa Voluntário de Iniciação Científica da UFOP "Impactos da Nova Política Nacional sobre Drogas nos Gastos em Saúde do Sistema Único de Saúde: análise da utilização de serviços de média e alta complexidade, por usuários de álcool e outras drogas" (2021 - 2022). Desenvolveu atividade de monitoria nas disciplinas CBI199 - Cito-Histologia A e CBI700 - Bases Moleculares da Célula (2017 - 2018). Participou como Coordenadora de Comunicação do Centro Acadêmico Livre de Medicina Márcio Galvão (2018 - 2019) e Presidente do Centro Acadêmico Livre de Medicina Márcio Galvão (2019 - 2020). Desenvolveu atividades de estudo complementar nas ligas acadêmicas de Saúde Mental (2018 - 2019), na qualidade de Presidente. Atualmente, trabalha no Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura de Mariana, Minas Gerais.