47226 - VIVA MAIS – LGBTQIA+ - EPISÓDIO 3: LGBTQIA+ NA TERCEIRA IDADE LUÍSA LAUAR LIMA - UFOP, ELISA BASTOS MARTINS DE OLIVEIRA - UFOP, ELOÍSA HELENA DE LIMA - UFOP, MARIA JOSÉ NOGUEIRA - UFOP
Processo de escolha do tema e de produção da obra O podcast do projeto de extensão “Viva Mais: o seu encontro com a cidadania, bem estar e saúde” da Universidade Federal de Ouro Preto, desenvolvido e custeado pela Pró- Reitoria de Extensão (PROEX), propõe levar, por meio da comunicação de massa, informação à população sobre cuidados em saúde de modo a reduzir a incidência e prevalência de agravos não transmissíveis bem como conscientizar a respeito de problemas de saúde pública invisibilizados. No ano de 2021, foram produzidas vários programas de rádio, em formato podcast abordando temáticas de interseccionalidades da saúde coletiva como a promoção da saúde da população LGBTQIA+, juventudes e suas vulnerabilidades e SUS e seu funcionamento. Foram produzidos, de forma remota, 10 episódios que abordaram os temas especificados. Os podcasts foram desenvolvidos em reuniões quinzenais, via Google Meet, com a professora coordenadora, o representante da Rádio UFOP e a equipe discente extensionista. A partir desses encontros, foram realizadas atividades de pesquisa e de revisão de literatura para aprofundamento nos temas. A produção ocorreu por meio da plataforma Google Drive, compartilhada entre a equipe do projeto e a Rádio UFOP, de modo a possibilitar o aprendizado contínuo em tempo real. Com base nas pesquisas e nos apontamentos realizados pelo colaborador da Rádio UFOP e pela coordenadora do projeto, as esquetes dos programas foram desenvolvidas e adaptadas à linguagem radiofônica, gravadas, editadas e veiculadas pela Rádio UFOP, plataformas de streaming e mídias sociais, objetivando maior adequação ao veículo de comunicação e alcance da população geral.
Objetivos O terceiro episódio da série de podcasts do Viva Mais-LGBTQIA+ aborda as vivências e desafios enfrentados pela população de terceira idade LGBTQIA+ com o objetivo de conscientizar e alertar sobre as vulnerabilidades as quais essa parcela populacional está submetida. O movimento LGBTQIA+ é composto por diversos grupos e, cada um com suas particularidades, ainda sofrem preconceitos e violências. Em se tratando de pessoas mais velhas o cenário não é diferente, visto que, além de todas as vulnerabilidades já enfrentadas por se identificarem como LGBTQIA+, inúmeros outros fatores trazidos pela idade avançada mudam as discussões obre o assunto e, consequentemente, as vivências dessa população. O episódio, em um primeiro momento, evidencia a perspectiva de Dora Cudinhola, pedagoga aposentada pelo estado de São Paulo e membro da ONG EternamenteSOU, que atua em prol dos idosos e idosas LGBTQIA+ no Brasil, e as suas vivências dentro do universo LGBTQIA+. Em um segundo momento, entrevista o médico Milton Crenitte, geriatra e coordenador desta ONG, que amplia as discussões sobre as dificuldades no acesso à saúde da população idosa LGBTQIA + e suas vulnerabilidades em saúde.
Ano e local da produção 2021. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso O podcast fomenta a discussão e a reflexão sobre um processo histórico de opressão sobre o gênero e a sexualidades da comunidade LGBTQIA+ discriminada e marginalizada que impacta negativamente a bem estar e saúde, bem como as relações pessoais e sociais dos sujeitos inseridos nesse grupo. Ao mesmo tempo, fornece voz e espeço para enfrentamento e superação desses estigmas, principalmente no âmbito da saúde coletiva.
Formatos e suportes necessários referentes à apresentação O projeto utiliza para tal finalidade os mecanismos de veiculação os serviços da Rádio UFOP, serviços de streaming (Spotify, Deezer e Apple Music) e as mídias sociais (Instagram e Facebook). Esses meios de veiculação criam uma intervenção potencialmente contínua nas grandes áreas de prevenção e promoção da Saúde.
Breve biografia do autor Natural de Nova Lima, 22 anos, acadêmica de medicina do 9º período da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui interesse nas temáticas de pediatria e cirurgia. Realizou estágio de férias em Cirurgia Geral na Universidade do Piemonte Oriental (abril de 2023). Participou do projeto de extensão "Programa de Rádio Viva Mais - O Seu Encontro com a Cidadania, Bem-Estar e Saúde" (2018 - 2020) e no rastreamento e telemonitoramento de casos positivos, suspeitos e de alto risco de COVID-19 em Ouro Preto, durante a pandemia de COVID-19, projeto "UFOP em Ação" do CiPharma da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (2022). Atuou, ainda, em iniciação científica, como voluntária, no projeto "Implementação da acupuntura no Centro de Saúde da UFOP/UBS Bauxita-Ouro Preto-MG propondo diretrizes para o tratamento, avaliação subjetiva, bioquímica e física da dor e inflamação nas disfunções temporomandibulares em modelo humano (2021). Atualmente, é bolsista no projeto "Efeito da curcumina nas alterações renais da hipertensão pela inibição do óxido nítrico em ratos" (2022-atual). Desenvolveu atividades no cargo de Diretora dos Estágios Internacionais da Cordenação Local de Estágios e Vivências da UFOP (CLEVUFOP) e atividades de estudo complementar como diretora de pesquisa da Liga Acadêmica de Traumas e Emergências Clínicas (LATEC) (2021) e como membro da Liga Acadêmica de Pediatria (2022 -atual).
|