03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC1.2 - Vacinação e hesitação vacinal |
48236 - HESITAÇÃO EM VACINAR: A BUSCA COMPARTILHADA PARA AMPLIAÇÃO DAS COBERTURAS VACINAIS RAQUEL DE SOUZA LIMA - SMS FORTALEZA, CLAUDIA JATAHY PEIXOTO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE DE FORTALEZA
Contextualização Contextualização O 1º Fórum Hesitação em Vacinar foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS/PMF), conduzida pela Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisas e Programas Especiais - COEPP e teve por objetivo mobilizar os setores da sociedade em torno da temática da imunização. As baixas coberturas, os receios e dúvidas da população sobre as vacinas, potencializados por fake news durante o período pandêmico, contextualizaram o desenho dessa estratégia, que contou com a parceria da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e trouxe em si o propósito de trabalhar uma abordagem colaborativa com setores estratégicos, para melhoria dos indicadores em saúde.
Descrição O encontro aconteceu em março de 2023 com a participação da Sociedade Civil, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Ministério Público, Instituições de Ensino Superior – IES, Conselho Municipal de Saúde, profissionais da saúde dos setores públicos e privados, órgãos setoriais e instituições religiosas, para uma discussão ampliada sobre a hesitação em vacinar e discutir propostas de enfrentamento para ampliar as coberturas vacinais. A metodologia proporcionou um debate que desencadeou a tomada de decisões compartilhadas e definição de responsabilidades intersetoriais. Foram abordados os seguintes temas, em 03 Painéis: Impacto da Hesitação dos Profissionais da Saúde na Indicação das Vacinas; Panorama das Coberturas Vacinais do Município de Fortaleza-CE e O Papel do Profissional da Saúde na Indicação e Orientação à Vacinação. Os participantes foram divididos em 12 grupos temáticos para traçar estratégias de enfrentamento em cooperação com a Secretaria Municipal da Saúde SMS. Ao final, foi constituído um relatório compartilhado constando o conjunto das ações propostas para cada Setor, para serem desenvolvidas nos espaços sociais de atuação e diálogo com a comunidade, com temáticas orientadas a mitigar o problema da hesitação em vacinar, que trabalhassem a promoção e educação em saúde em colaboração com a SMS.
Período de Realização março de 2023
Objetivos Construir estratégias intersetoriais para ampliar as coberturas vacinais no município de Fortaleza-Ceará e potencializar as iniciativas existentes, a fim de traçar um Plano de Intervenção para dirimir as dúvidas e aumentar a adesão à vacinação no município de Fortaleza.
Resultados Os setores da Educação e Saúde, Juventude, Esporte e Comunicação, identificaram como estratégias para melhorar as coberturas vacinais, fortalecer as capacitações dos profissionais e as ações do Programa Saúde na Escola - PSE, garantir a vacinação no ambiente escolar; vincular a inscrição dos atletas à atualização do cartão vacinal, veicular informações sobre vacinação em jogos esportivos e na televisão; usar as mídias sociais para divulgação das ações dos Postos de Saúde; sensibilizar a população nos espaços sociais e religiosos sobre a importância da atualização vacinal, inclusive as familias cadastradas em programas sociais/Bolsa Família, combatendo a hesitação vacinal; Utilizar meios de comunicação (rádios, carros de som) nos territórios para apelo à vacinação em dia. Para fins de acompanhamento das iniciativas surgidas a partir do Fórum, em maio de 2023, foi estabelecido, em especial, com as Instituições de Ensino Superior - IES um canal de divulgação das ações implementadas em enfrentamento à hesitação em vacinar. O dispositivo criado utiliza a ferramenta “Padlet”, compartilha e consolida as atividades realizadas entre as IES e a Secretaria da Saúde. O monitoramento das ações promovidas pela Educação fortalece esta parceria com a Saúde, por oportunizar ações conjuntas com os serviços de saúde nos territórios, aprimora a comunicação e nos permite hoje dar visibilidade às iniciativas de promoção à vacinação junto à população, que tem contribuído com a SMS buscar melhores indicadores de coberturas vacinais.
Aprendizados Promover a intersetorialidade na saúde é sempre pensar estratégias ampliadas para encontrar soluções de problemas comuns, de impacto social. A hesitação em vacinar é um comportamento que deve ser enfrentado com ações de educação e criação de espaços de diálogo com a comunidade, para promover conhecimentos em saúde capazes de estabelecer a confiança do usuário do SUS no potencial de proteção da saúde individual e coletiva das vacinas
Análise Crítica A hesitação vacinal revela o direito individual e a autonomia de escolha ou não pela adesão ao Programa Nacional de Imunização. As taxas da vacinação é um dos principais receios dos especialistas, pois impacta na volta de doenças que já estavam controladas. Os benefícios das vacinas para a saúde da população são indiscutíveis e correspondem a uma responsabilidade social, solidária e ética. Aderir a vacinação é uma questão de princípios humanos e buscar soluções compartilhadas é uma opção que não deve ser dispensada, especialmente quando reverbera no bem comum.
|