46194 - A PANDEMIA E O TERRITÓRIO: EXPERIÊNCIA DE FOMENTO À COMUNICAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NUMA PARCERIA FIOCRUZ/OPAS ALINE GUIO CAVACA - FIOCRUZ-BRASÍLIA, MARIA FERNANDA FERNANDES - FIOCRUZ-BRASÍLIA, MARIELLA SILVA OLIVEIRA-COSTA - FIOCRUZ-BRASÍLIA, WAGNER VASCONCELOS - FIOCRUZ-BRASÍLIA, AEDÊ CADAXA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, PAULO LARA - VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA. FIOCRUZ., NICOLE FAJARDO MARANHA LEÃO DE SOUZA - CANAL SAÚDE. FIOCRUZ., MÁRCIA CORRÊA E CASTRO - CANAL SAÚDE. FIOCRUZ., LUIZA GOMES - COOPERAÇÃO SOCIAL. FIOCRUZ., LUÍS FELIPE SARDENBERG - OPAS
Contextualização A Covid-19 evidenciou a importância da comunicação para enfrentar crises, mostrando também que, sozinhas, a comunicação institucional e a imprensa tradicional não conseguem dialogar com as populações nos níveis mais locais. Assim, comunicadores populares e comunitários são fundamentais, pois conhecem a realidade dos territórios, os meios de mobilizar e comunicar. Mas enfrentam vulnerabilidades, como falta de recursos e de acesso a fontes qualificadas.
Compreende-se fundamental reconhecer e colaborar com o protagonismo dos comunicadores populares, que, com suas iniciativas comunicacionais em saúde, aumentam a resiliência dos territórios em situações de crise sanitária e social, contribuindo também para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela ONU.
Em setembro de 2022, a Fiocruz Brasília, com apoio do Canal Saúde e Cooperação Social da Instituição, lançou uma Chamada Pública para fomentar projetos de Comunicação Popular e Comunitária em Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e financiada pelo Governo do Canadá.
Descrição : O edital gerou 138 inscrições, sendo 15 iniciativas selecionadas e contempladas com financiamento de R$ 45 mil cada, para desenvolver intervenções nas seguintes áreas: Enfrentamento de emergências sanitárias e suas consequências, prioritariamente a Covid-19; Estímulo à vacinação; Enfrentamento à desinformação e às fake news; Disseminação de experiências e iniciativas populares bem-sucedidas que relacionem comunicação e áreas da saúde.
Iniciativas das cinco regiões brasileiras foram igualitariamente selecionadas, organizadas em três grupos e acompanhadas por assessores sociotécnicos – profissionais de comunicação em saúde, responsáveis por orientar os coletivos quanto às melhores práticas, possibilidades e estratégias para o desenvolvimento das propostas e o alcance de seus objetivos.
Durante a vigência do projeto, foram ministradas oito oficinas de trocas entre os coletivos participantes e a equipe coordenadora da Fiocruz, sendo abordados temas como: produção audiovisual com smartphone; design estratégico; produção de podcasts; vacinas; comunicação de risco; redes sociais e elaboração de relatórios técnicos. Nessas oficinas, on-line, os representantes das organizações compartilhavam experiências, conhecimentos e dúvidas sobre os assuntos em pauta, podendo conversar também com especialistas convidados.
Os coletivos fizeram entregas parciais e uma apresentação final dos resultados em um seminário online, transmitido pelo Youtube da Fiocruz-Brasília, que alcançou 670 visualizações.
Período de Realização setembro de 2022 a maio de 2023.
Objetivos Fortalecer a comunicação popular e comunitária em saúde de forma participativa e descentralizada para emergências sanitárias, e estreitar as relações entre Fiocruz, OPAS e comunicadores populares/comunitários de todo o país.
Resultados Os 15 coletivos selecionados desenvolveram diversos produtos comunicacionais e educacionais no escopo desse projeto, dentre eles podcasts; conteúdos para rádios comunitárias; vídeos; documentários; reportagens; postagens nas mídias sociais; oficinas educomunicativas para jovens; visitas técnicas; encontros e formações com povos tradicionais e imigrantes; iniciativas de empoderamento feminino; cartilhas; teatro de bonecos; oficina de culinária saudável; curso de comunicação popular para jovens comunicadores; instalação de caixas de som para divulgação de rádio-poste, além da motodivulgação dos podcasts produzidos sobre temáticas de saúde, dentre outras.
Além disso, muitas organizações puderam ampliar e modernizar suas estruturas (como bibliotecas e rádios comunitárias).
Aprendizados Conduzir o projeto nos tornou aprendizes de saberes comunicacionais plurais e pungentes. O desafio foi além de coordenar uma chamada pública, mas também orquestrar a circulação desses saberes e experiências entre sujeitos-comunicadores e oportunizar a multiplicação desses fazeres em seus territórios.
Análise Crítica O tempo exíguo entre o resultado do edital e imediata execução da primeira parcela do recurso, a dificuldade de contato/resposta com alguns coletivos, as dificuldades operacionais de prestação de contas e o tensionamento entre a militância dos coletivos e os limites da comunicação institucional foram desafios enfrentados.
Por outro lado, há pontos de sucesso: o compartilhamento entre as próprias experiências e aprendizado entre os coletivos; a qualidade dos produtos; o número de pessoas beneficiadas (direta e indiretamente) pelos projetos e a possibilidade de se iniciar uma rede de comunicação comunitária entre a Fiocruz e coletivos de comunicadores nas cinco regiões brasileiras, além das parcerias firmadas pelos coletivos durante a execução do projeto (com secretarias de saúde, universidades etc).
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