Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC5.3 - Racismo, marcadores sociais e o cuidado em saúde

46384 - A HOMEOPATIA NO AMBIENTE DE TRABALHO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
SOLANGE CERVINHO BICALHO GODOY - UFMG, CECÍLIA BEBER DE SOUZA - UFMG


Apresentação/Introdução
Introdução: A Organização Mundial da Saúde preconiza o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Através do Ministério da Saúde, o Brasil vem incorporando, nos últimos anos, variadas modalidades destas práticas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. A Homeopatia foi uma das primeiras modalidades a serem implantadas, através da Portaria 971 do Ministério da Saúde, em 2006. As PICS são técnicas e saberes do cuidar que atuam na prevenção de doenças e na promoção, manutenção e recuperação da saúde, sustentadas pelo princípio da integralidade. Enfatizam uma abordagem holística e focada no paciente para cuidados de saúde e bem-estar – muitas vezes incluindo aspectos mentais, emocionais, funcionais, espirituais, sociais e comunitários – e tratam a pessoa como um todo e não só sua condição/doença isolada. Elas se caracterizam como tecnologias de baixo custo e com grande potencial de trazer melhorias para a Qualidade de Vida (QV) das pessoas, podendo, assim, favorecer a QV dos trabalhadores.

Objetivos
Objetivo: Analisar as percepções dos trabalhadores da Faculdade de Odontologia/FAO/UFMG sobre a homeopatia, enquanto prática integrativa e complementar.

Metodologia
Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e finalidade descritiva do tipo estudo de caso. A técnica utilizada para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. O roteiro das entrevistas para os trabalhadores contemplou perguntas baseadas em questionamentos iniciais fundamentados em hipóteses e teorias pertinentes à pesquisa, acompanhado de uma seção para registro de dados socioeconômicos, demográficos e relacionados ao trabalho. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo.

Resultados e discussão
Resultados e discussão: Os resultados foram descritos em três categorias para melhor análise e compreensão dos dados obtidos, onde concluiu-se que a oferta dos serviços de Homeopatia foi bem aceita pela amostra de entrevistados que representou a comunidade acadêmica da FAO/UFMG. Desta forma, a inserção da Homeopatia dentro da comunidade acadêmica da FAO/UFMG propõe a cuidar do ser integral, numa perspectiva positiva de saúde, desenvolvendo uma prática de promoção da saúde. O grande valor atribuído à homeopatia diz respeito ao fato desta prática favorecer a humanização e a integralidade, sendo então caracterizada como uma prática promotora da humanização.

Conclusões/Considerações finais
Considerações finais: A implantação desse atendimento na FAO/UFMG irá possibilitar ao público durante a consulta homeopática um acolhimento dialogado que seria uma técnica de conversa baseada em algumas disposições ético-cognitivas, entre as quais o reconhecimento do outro como um legitimo outro. Essa abertura para uma conversa que não será pautada pela objetividade positivista na busca de sintomas da doença e sim, para uma prática voltada para a integralidade.