03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC5.3 - Racismo, marcadores sociais e o cuidado em saúde |
47514 - ADESÃO DE ADOLESCENTES A UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IMAGEM CORPORAL UTILIZANDO INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS: PERCEPÇÕES INICIAIS DOS PESQUISADORES SILVIA PATRÍCIA DE OLIVEIRA SILVA BACALHAU - UFPE, MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS - UFPE, LUCIANA GONCALVES DE ORANGE - UFPE, HIGO FARADAY PARAÍSO LEÃO - UFPE, TONY MEIRELES SANTOS - UFPE, GABRIELA LINS FALCÃO - IFPE, JULIANA VIEIRA NUNES - UFPE, ELAYNE ROCHA LIMA - UPE
Contextualização É durante a adolescência que podemos encontrar oportunidades para intervenções em saúde, uma vez que alguns padrões de comportamento relacionados à dieta e aos hábitos de vida podem ser estabelecidos, podendo inclusive perdurar na idade adulta, contribuindo diretamente com a saúde dessas pessoas. Todas as transformações inerentes à adolescência, juntamente com as influências socioculturais, podem repercutir no comportamento alimentar e na imagem corporal. Pesquisas com Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) no contexto escolar na forma de ensaios controlados e com uma abordagens quanti e qualitativas são escassas e particularmente inexistentes no contexto brasileiro. Quando partimos para intervenções desse tipo agindo com sucesso na percepção e atitude da imagem corporal e no comportamento alimentar, existe uma lacuna na pesquisa científica.
Descrição Esse relato de experiência traz dados iniciais de uma pesquisa de doutorado que se trata de um ensaio clínico controlado e não randomizado, de caráter misto, com delineamento pré e pós-teste. O cálculo amostral mostrou a necessidade de investigar 120 adolescentes, visando à representatividade da população composta por ambos os sexos, recrutada no Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 40 adolescentes participarão do grupo intervenção em Mindfulness (conduzido por um educador físico instrutor de mindfulness), 40 do grupo intervenção em Mindful eating (conduzido por uma nutricionista instrutora em mindful eating) e 40 do grupo controle (conduzido por duas nutricionistas), este último receberá intervenções de educação em saúde ao longo da pesquisa, tomando como material de apoio o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Período de Realização Deu-se início em 08 de março de 2023 e vem acontecendo até o presente momento.
Objetivos Esse relato de experiência tem como objetivo descrever as percepções iniciais dos(as) pesquisadores(as) sobre a adesão de adolescentes a um estudo sobre comportamento alimentar e imagem corporal utilizando intervenções baseadas em mindfulness.
Resultados Até o presente momento, foram realizados 04 encontros no grupo mindfulness, 05 encontros no grupo mindful eating e 06 encontros no grupo controle. 41% dos estudantes inscritos desistiram de participar do estudo. Os estudantes que justificaram sua saída alegaram falta de tempo em conciliar os encontros e a rotina de estudos. O grupo mindful eating demonstrou maior desistência (50%), porém, vale ressaltar que todos os estudantes desistentes não compareceram a nenhum dos encontros e que 100% dos estudantes que compareceram ao primeiro encontro, continuam no estudo. O grupo mindfulness apresenta 43% de desistência (19% não compareceu desde o primeiro encontro) e o grupo controle apresenta 30% de desistência (10% não compareceu desde o primeiro encontro). Diante dos relatos trazidos pelos participantes, podemos observar no grupo mindful eating que os participantes conseguem colocar em prática no dia a dia o comer consciente, sabendo distinguir satisfação e saciedade, bem como sabendo respeitar sua fome, com relatos da prática da meditação facilitando inclusive a vida acadêmica. No grupo mindfulness, os estudantes trazem como principal obstáculo os pensamentos que invadem suas mentes, dificultando a prática, porém, têm demonstrado interesse em aprimorá-la. No grupo controle, os estudantes relatam estar levando para casa as informações recebidas durante os encontros, sendo assim multiplicadores das informações trazidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Encontramos nesse grupo relatos de que mesmo sem conseguir seguir efetivamente as orientações transmitidas, levarão para a vida e, quando tiverem sua independência, tiverem seus filhos, com certeza a forma que olharão para a alimentação será bem mais frutífera. Nos três grupos conseguimos abordar questões referentes à aceitação do seu corpo, com autocompaixão e sem julgamentos, e percebemos que esse tema sempre é muito desejado e discutido entre eles.
Aprendizados Diante do que vem sendo experienciado, um aprendizado singular trata-se da questão que pesquisas com intervenção em seres humanos não são tão facilmente controláveis, principalmente se forem realizadas com estudantes de diferentes cursos e horários, dentro do ambiente escolar. O pesquisador deve ter consciência de que pode ser necessários ajustes metodológicos no decorrer das intervenções, contanto que exista um rigor ético e que tudo seja devidamente registrado para divulgação à comunidade científica.
Análise Crítica Até o presente momento do nosso estudo, a principal e maior dificuldade encontrada foi o recrutamento. Para isso, foram fixados cartazes em locais de grande circulação, realizadas panfletagens, visitas em sala de aula, envio de emails e mensagens através de aplicativos de celular. Porém, diante da realidade no “chão da escola”, os grupos iniciais contaram com 21 participantes cada, distribuídos nos grupos por eles desconhecidos, de acordo com sua disponibilidade de horário livre, haja visto que os(as) estudantes fazem parte de diferentes cursos.
|
|