03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC4.3 - Familias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade |
46878 - OFICINAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR: REDUÇÃO DE USO DE TELAS SOB O ENFOQUE INTERPROFISSIONAL LARISSA PEREIRA RIGHI DA SILVA - UFN, FRANCIELLE DUTRA DA SILVA - UFN, ABDEL RAHIM MOHAMAD ABDEL SALAM SULEIMAN - UFN, LARA BARBOSA DE OLIVEIRA - UFN, ANA LÚCIA DE FREITAS SACCOL - UFN, JULIANA SILVEIRA COLOMÉ - UFN
Contextualização O uso frequente de tecnologias, em uma geração que as crianças são usuárias nativas, destes meios de comunicação, advém problemas em relação ao seu uso excessivo, como telas em dispositivos eletrônicos. A margem entre a liberdade e o uso excessivo são tênues, a partir do momento, que ultrapassam o limite indicado, se faz necessário ter uma atenção maior sobre o uso (SCHWARTZ; PACHECO, 2021).
Como responsáveis pela saúde e bem-estar de seus filhos, os pais assumem esse papel de ser um exemplo ao utilizar estes dispositivos.Outro ambiente que pode facilitar a adaptação da redução do uso de telas e incentivar este cuidado, são as escolas, onde através de ações de promoção de saúde, podem desenvolver temas propícios a este objetivo (SALLES et al., 2021). A equipe interprofissional, inserida neste contexto, busca através de sua metodologia a colaboração e dinâmica entre os membros participantes, para que se possa promover ações de atenção integral em saúde (TOASSI, 2017).
Descrição Trata-se de um relato de experiência descritivo de uma equipe interprofissional atuante em oficinas de educação em saúde na escola, realizado em uma escola de ensino fundamental em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Período de Realização Foi realizado entre agosto e setembro do ano de 2022.
Objetivos Relatar a experiência de estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de saúde em atividades educativas em saúde com foco na redução de frequência de uso de telas.
Resultados A dinâmica proporcionou conhecer os hábitos quanto ao uso de telas e o tempo destinado para estas atividades online, dentre as atividades mais citadas pelos estudantes, foram o uso de redes sociais, plataformas de vídeos e jogos digitais. Estes momentos citados, são relacionados ao lazer e entretenimento, não com objetivos educacionais.
Em um primeiro contato com as turmas, foi explicado sobre a proposta da atividade a ser realizada, expondo o tema, os pontos chaves e objetivos da dinâmica. Para conhecer o conteúdo que os alunos acessam, disponibilizou-se cartolinas e canetas coloridas, a fim de que os alunos escrevessem suas preferências de consumo digital. Após este momento, foi realizada uma roda de conversa, onde muitos perceberam que tem a mesma preferência que os colegas e que consomem muitos conteúdos digitais, sendo em sua maioria utilizados como forma de entretenimento apenas.
O tempo médio estimado em cada dispositivo foi de 4 horas, relacionando ao uso total diário, entretanto podem ultrapassar este tempo, caso não recebam a indicação dos pais de interromper o uso. Sendo que o ideal recomendado para uso diário, não deve exceder 2 horas (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS, 2013).
Os alunos foram estimulados através de um desafio semanal de reduzir o tempo de uso destes dispositivos, que podem utilizar em outras atividades, como o contato familiar, brincadeiras e afazeres da escola. E foram instruídos a retornarem com estas alterações na próxima semana.
Aprendizados Em relação aos aprendizados adquiridos pelos escolares, muitos relataram que conseguiram reduzir a partir das orientações ditas, como brincar mais. Porém, ainda muitos ressaltaram que tiveram dificuldades em reduzir o uso das telas. Essa atividade proporcionou o conhecimento da rotina dos escolares, proporcionando um conhecimento da equipe sobre a atuação para com eles para as próximas atividades. Proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida e saúde para as crianças e favorecendo a relação interprofissional.
Análise Crítica Essa temática é muito importante visto que com as atualizações tecnológicas o uso das telas é muito utilizado por crianças, porém é notório que tudo em excesso torna-se prejudicial, apesar de a tecnologia proporcionar diversos aprendizados, ela pode se tornar uma vilã para o futuro das crianças, dificultando em diversos aspectos de sua vida futura.
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