46078 - EXPERIÊNCIAS SOBRE INTEGRAR ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA ÓTICA DA COORDENAÇÃO DE UM NÚCLEO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚLICA DA PARAÍBA MARCOS GARCIA COSTA MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), TÂMARA LARRYANNE COSTA MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
Contextualização A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante estratégia para melhorar a gestão e o controle social dos serviços de saúde, sendo entendida como uma concepção pedagógica que integra ensino, serviço e saúde. Parte da esfera das necessidades da população e se configura como um processo de gestão participativa e transformadora que inclui instituições, trabalhadores, gestores e usuários, constituindo o que se denomina quadrilátero da formação em saúde. A Comissão de Integração Ensino - Serviço (CIES) tem um papel fundamental para fortalecer a EPS, em síntese, funcionam como uma gestão colegiada de caráter permanente e consultivo, de natureza política e crítico-reflexiva, sendo compostas por representatividade de trabalhadore/as do SUS, da Educação, Instituições de nível superior e técnico com cursos nas áreas da saúde, Conselhos de Saúde (Municipais e Estaduais) e gestores/as da saúde. Entre os principais objetivos da CIES, se destaca: colaboração com as comissões intergestoras em assuntos relativos à construção dos planos regionais de EPS e fazer monitoramento e avaliação das ações e estratégias relativas à EPS. Todas as regiões de saúde devem estar representadas em uma das CIES Macrorregionais, no estado da Paraíba, atualmente organiza-se em 3 Macrorregiões de Saúde, ocorrendo 3 CIES
Descrição A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) foi criada em janeiro de 2021, trata-se de uma escola de governo, ou seja, possui dimensões de uma instituição da gestão da saúde e de instituição de ensino. O Núcleo de Educação Estratégico na Saúde (NEES) foi implantado junto com a ESP-PB, dentro das atividades destaca-se as realizações das referidas CIES dentro do estado da Paraíba. Essas reuniões ordinárias ocorrem de forma mensal, nas três macrorregiões de saúde, de caráter participativo de gestores e membros de saúde, tinha como objetivo geral fortalecer o vínculo serviço-saúde.
Período de Realização A experiência das atividades ocorreu durante o segundo semestre de 2022, de julho a dezembro.
Objetivos Compartilhar e relatar as atividades da integração ensino serviço-comunidade a partir da experiência da coordenação do núcleo de educação permanente em saúde (NEES) na condução das CIES, assim contribuindo com sua visibilidade e o fortalecimento da EPS na Paraíba.
Resultados Foram realizadas quinze reuniões ordinárias em sete cidades do estado da Paraíba, destacando ações de capacitação em redes, lançamento da Rede de Educação na Saúde, diálogo e realização do evento: Mostra de Experiências no SUS e oficinas regionais. Para o mês de julho, a CIES teve como pauta: o Incentivo e fomento ao planejamento e execução de ações de EPS pelos gestores para o Programa de Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO-EPS), com o objetivo de fortalecer as práticas de EPS nos territórios, por meio da realização de ações que possam contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde. No mês de Agosto, seguiu como pauta: a Sensibilização e aproximação de novos integrantes, com objetivo de ampliar a diversidade de instituições e atores envolvidos para fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade. Em setembro ocorreu o lançamento do portal virtual da Rede de Educação na Saúde, apresentando as informações para a população referente à integração ensino-serviço, com mapeamentos das instituições de ensino na área da saúde presentes no território paraibano, documentos normativos e mapeamentos referentes às ações de EPS. Mês seguinte começamos o início da construção da Mostra de Experiências no SUS com as contribuições das CIES, desde mobilização e articulação dos membros da composição das CIES. Para o mês de novembro, tivemos grupos de capacitação em auxiliar na elaboração dos diferentes relatos e experiências vividas dentro do âmbito do SUS para a Mostra de Experiências. No mês de dezembro, ocorreu a Mostra, promovendo a partilha de experiências e saberes significativos entre a(o) trabalhadora(e)s, gestores(as), docentes, estudantes e residentes do SUS da Paraíba, além de ter proporcionado um processo de reconhecimento e mobilização de ações da educação na saúde nos territórios da Paraíba.
Aprendizados Todas essas experiências e vivências adquiridas no NEES nos dão a oportunidade de compreender o funcionamento do serviço voltado para a gestão da saúde pública, a importância de desenvolver medidas e fortalecer os meios de atenção à saúde e o apoio institucional como forma de promover e articular o processo de igualdade de discussão.
Análise Crítica Nesse contexto, ser inserido dentro do NEES é um processo de amadurecimento profissional permitindo a compreensão da gestão do trabalho em ações mais coletivas, além de fazer parte do processo para articular mudanças. No entanto, o desafio do processo de articulação e mobilização dos membros é algo que pode fragilizar o processo da realização das CIES, quando ocorre ausência dos membros titulares e suplentes.
|