03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC18.3 - Infodemia e desinformação |
47509 - "POR QUE AS FAKENEWS FAZEM MAL À SAÚDE?": RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS ANA PAULA MOREIRA RODRIGUES - UFES, DANIELLE RODRIGUES BORGES - UFES, ELIVANY DE PAULO MORAIS - UFES, CAROLINE SOUZA SOARES - UFES
Contextualização As Fake News são informações/notícias/postagens produzidas de forma inverossímil que, sem a devida averiguação, leva o leitor a pseudoinformações. Este fenômeno tem registro na escrita da história desde o Império Romano, mas no tempo presente, com a Internet, ocorre aceleramento avassalador. Em tempos de avanços tecnológicos, estas notícias falsas são veiculadas nas redes sociais, de forma rápida e multiplicada entre a população, que, em linguagem metafórica, considerando o período da pandemia da Covid-19, pode-se entender como um vírus que contamina a comunicação e promove ações e comportamentos contrários às orientações das autoridades técnicas no campo da saúde.
Descrição O projeto de extensão “Cuidar rizomático: criação de multiplicidades na Atenção Primária à Saúde” da Universidade Federal do Espírito Santo criou um episódio sobre podcast no "RizomaCast" para discutir como as fakenews tem atravessado as ações dos serviços de saúde. Além disso, foram realizadas uma série de ações educativas em uma Unidade Básica de Saúde do município de Vitória-ES para discutir o assunto com os usuários do Sistema Único de Saúde.
Período de Realização Julho e agosto de 2022.
Objetivos Discutir sobre as implicações das fakenews no cuidado em saúde.
Resultados O episódio de podcast sobre as fakenews nos serviços de saúde se configurou em um espaço de discussão sobre como as notícias falsas são criadas, divulgadas e seus impactos nos serviços de saúde. Além disso, as ações de educação em saúde, com a mesma temática, aconteceram em uma unidade básica de saúde sob forma de sala de espera na qual pode-se discutir com os usuários as percepções sobre o assunto, formas de identificar uma fakenews e fontes confiáveis de se obter informações sobre saúde. Houve a distribuição de panfletos com informação sobre a temática e divulgação do episódio de podcast.
Aprendizados Os estudantes integrantes do projeto puderam participar do planejamento de todas as etapas de criação do podcast e da ação de educação em saúde. Houve a ampliação do debate com a população e estratégias de fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde no combate às fakenews.
Análise Crítica A veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde, por meio de redes sociais, blogs, sites ou aplicativos de mensagens, podem trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva. Esses impactos podem envolver, por exemplo, tratamentos questionáveis, alterações metabólicas do indivíduo e cobertura vacinal. No enfrentamento das chamadas fake news, deve-se aprender a filtrar as notícias e saber em quais veículos confiar. Desta forma, estratégias de educação em saúde, como podcast e sala de espera, podem configurar importantes dispositivos para se discutir o assunto com a população e potencializar ações de cuidado nos serviços de saúde.
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