Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC18.3 - Infodemia e desinformação

47977 - MINICURSO FAKE NEWS NA SAÚDE, RECONHECER PARA COMBATER: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ADRIANA RODRIGUES DA CUNHA - UECE, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - UECE, FABIANA SALES VITORIANO UCHOA - UECE, NAARA RÉGIA PINHEIRO CAVALCANTE - UECE, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UECE


Contextualização
A existência de informações falsas e boatos é antiga, mas as hoje chamadas fake news, bem como seus impactos, tornaram-se evidentes durante a pandemia Covid-19, causando alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que vivíamos também uma Infodemia. O problema, que antes parecia ser apenas da comunicação, passou a ser também de Saúde Pública e da sociedade em geral. As fake news contribuíram fortemente com obstáculos atualmente identificados, como: falta de credibilidade na eficácia das vacinas, baixa adesão à imunização, aumento da vulnerabilidade em saúde e de doenças evitáveis, falta de confiança nos profissionais de saúde, nos tratamentos médicos e efeitos dos medicamentos, automedicação, entre outros.
Desta forma, considerando os impactos negativos das fake news para a Saúde Pública, é necessário unir forças e pensar em formas de agir contra esse fenômeno. Assim, acredita-se que oferecer subsídios para que a população saiba mais sobre o que são as fake news, suas implicações e, principalmente como identificá-las, seja uma importante contribuição para esse combate. A proposta surgiu a partir do interesse de profissionais da Comunicação e da Saúde, estudantes de pós-graduação stricto sensu e de graduação, sobre a temática e sua repercussão enquanto problema de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Descrição
O minicurso está vinculado ao grupo de pesquisa Epidemiologia, cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE) e foi realizado como atividade integrante da Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.
No primeiro dia, o objetivo da aula foi conhecer e refletir sobre notícias, textos informativos, jornalísticos, distinguindo fatos de opiniões/sugestões no âmbito da saúde. As atividades se distribuíram (3h/aula): 1. Acolhida do grupo e dinâmica de integração; 2. Círculo de Cultura: 2.1. Universo vocabular/pergunta-geradora: O que são fake news?; 2.2. Tematização e formação de grupos: socialização das respostas e síntese; 2.3. Exposição dialogada: A educação contra as fake news, conceitos e verdades; O poder da mentira: conhecer os gatilhos mentais mais comuns e as principais características das fake news nos ambientes virtuais de informação e socialização.
O objetivo do segundo dia foi conhecer os gatilhos mentais mais comuns e as principais características das fake news nos ambientes virtuais de informação e socialização, com o tema “O poder da mentira” e contemplou as atividades (3h/aula): 1. Acolhida. Recordatório aula anterior; 2. Dinâmica: Dividir a turma em grupos e solicitar que elaborem fake news; 3. Debate: Como perceber quais notícias são ou não falsas e como evitar a disseminação de inverdades; e 4.Exposição dialogada: Identificando e entendendo as fake news no âmbito da saúde.
No terceiro e último dia, o objetivo foi expor contextos do passado em que a saúde também enfrentou os impactos de falsas informações e apresentar os aspectos legais referentes à divulgação e disseminação destas na saúde nos dias atuais, com o tema: Fake news na saúde e os aspectos legais locais e nacionais. Foram abordados (3h/aula): 1. Acolhida. Recordatório aula anterior; 2. Exposição dialogada: Por que as notícias falsas são criadas e quais são as implicações no âmbito das legislações locais e nacionais?; 3. Apresentação e leitura de fake news com temas da saúde e suas implicações na Saúde Pública; 4. Avaliação do minicurso e encerramento. Em todo minicurso foram utilizados: Projetor multimídia, computador, folhas de papel A4, canetas esferográficas, tarjetas, papel madeira, fita gomada e pincéis atômicos.

Período de Realização
O minicurso teve carga horária total de 9h. Foi realizado em três dias seguidos de novembro de 2022

Objetivos
Relatar as atividades realizadas em minicurso ministrado para a comunidade universitária com o intuito de apresentar os conceitos, técnicas de identificação e aspectos legais (normativas) relacionadas às fake news, com ênfase na saúde.

Resultados
As 50 vagas ofertadas foram preenchidas. As aulas foram dinâmicas e dialógicas, um bate-papo repleto de informações e conhecimentos em que ministrantes e discentes estabeleceram uma discussão crítico-dialética sobre as fake news e seus reflexos do ponto de vista sociopolítico, histórico e cultural na saúde.
No círculo de cultura, o universo vocabular trazido pela turma foi: mentira, desinformação, incoerência, falsificação, vacina, alienação, poluição, política, covid, tecnologia, falta de informação e inverdades. O que demonstra um determinado grau de entendimento e discernimento daqueles que se dispuseram a aprender um algo a mais.


Aprendizados
No último dia, os participantes avaliaram, em síntese, o minicurso como: esclarecedor e importante para o momento que hoje vivemos e para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e responsáveis

Análise Crítica
O minicurso indicou que a Educação é um dos principais caminhos que devem ser seguidos para combater o fenômeno das Fake News, pois elas vieram para ficar.