Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC19.3 - Pistas para novas epistemologias e o cuidado alimentar e nutricional no SUS

46885 - ALIMENTAR-SE É LUTA E LUTAR É SUS: UMA VISÃO SOBRE O CUIDADO ALIMENTAR E NUTRICIONAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
VICTÓRIA MAURÍCIO TEIXEIRA - FMO, ANA PAULA ROCHA DA COSTA - FMO, ANDRESSA JOYCE PEREIRA BISPO - FMO, ALANE ANDRADE SOARES - FMO, LETÍCIA MARIA SILVA EVANGELISTA - FMO, JANAÍNA SOBRAL COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA, JÉSSICA RODRIGUES CORREIA E SÁ - FMO


Contextualização
Ao longo dos anos, os hábitos alimentares mundiais sofreram modificações de acordo com questões socioculturais, políticas e econômicas. No Brasil, tais alterações ocorreram devido à rápida transição demográfica entre 1950 e 1980, influenciada diretamente pela Revolução Industrial e pela Revolução Verde. Contudo, apesar da esperança de erradicação da fome no mundo, essas mudanças se mostraram ineficazes na promoção de uma alimentação saudável haja vista a alta prevalência de obesidade infantil, pois cerca de 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS) até setembro de 2022, conforme relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional. Logo, tal cenário revela um sinal de alerta para o estado nutricional brasileiro.

Descrição
Este relato disserta acerca da experiência de estudantes de medicina na realização de uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) com a temática da educação alimentar, promovida em parceria com a equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilha do Maruim em Olinda - PE.
As atividades da ação possuíram um roteiro prévio, entretanto, a abordagem foi adaptada a depender das idades dos alunos, tendo em vista que o encontro ocorreu separadamente com grupos de estudantes de diferentes classes.
Inicialmente, realizou-se uma tempestade de ideias para conhecer o entendimento das crianças acerca da alimentação saudável. Para isso, foram utilizados recursos visuais e estratégias como o diálogo e a problematização, as quais são defendidas por Paulo Freire como forma de estimular o senso crítico e a curiosidade dos indivíduos.
Na realização das dinâmicas, foram usados recursos visuais como banner e colagens para que as crianças construíssem pratos saudáveis, tornando o momento dinâmico e enriquecedor, a fim de tentar fomentar um debate acerca da compreensão das crianças sobre a composição de um prato saudável.

Período de Realização
O encontro foi realizado em 25 de maio de 2023, na Escola Municipal Santa Tereza em Olinda - PE, nos turnos da manhã e da tarde.

Objetivos
O objetivo da ação foi promover rodas de conversas com dinâmicas audiovisuais e interativas referentes às boas práticas alimentares, desenvolvendo um diálogo acolhedor entre professores e escolares a respeito da alimentação saudável.

Resultados
No decorrer das atividades, através do diálogo e da problematização, as crianças construíram o conhecimento do que seriam alimentos saudáveis. A partir das dinâmicas, foram identificados déficits alimentares vivenciados pelos jovens, os quais eram naturalizados, haja vista seu contexto socioeconômico.
Em paralelo, durante a atividade de construção do prato saudável, as crianças se mostraram bastante participativas, apresentaram dúvidas em diversos momentos da ação, confirmando que aqueles alimentos não fazem parte de seu hábito nutricional.
Ao longo da ação, também foram expostos alimentos que não deveriam fazer parte de uma dieta saudável e levantou-se questionamentos sobre as possíveis consequências à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida. Também observou-se que, ao serem estimuladas, as crianças identificaram e reconheceram os malefícios à saúde das refeições ricas em sal, açúcares e gorduras saturadas, como o desenvolvimento de obesidade, diabetes e hipertensão.
Ademais, no público infantil das primeiras séries, houve um momento de aprendizado acerca dos grupos alimentares apresentados, por exemplo, se era um grão, uma fruta, uma verdura ou legume, e quais os minerais presentes nos alimentos. Dessa maneira, foi possível compartilhar saberes sobre alimentação e o impacto dela na saúde.

Aprendizados
A vivência da ação foi de extrema importância para a formação acadêmica das estudantes participantes, tendo em vista que discutir sobre a alimentação é compreender a realidade social, econômica e cultural daquelas crianças e de suas famílias, entendendo o impacto direto no processo saúde-doença.
Por fim, ficou evidente o papel transformador da educação em saúde, ao refletir sobre a importância de instigar as crianças a construir bons hábitos alimentares e compartilharem esses conhecimentos com seus pais, para que juntos possam promover mudanças coletivas.

Análise Crítica
Diante da experiência relatada, percebe-se a importância do contexto socioeconômico e cultural na saúde da população brasileira, visto que as construções socioculturais trouxeram impactos negativos na alimentação, ao estimular o consumo de ultraprocessados e desvalorizar os alimentos naturais, além de alterar a percepção crítica sobre o que é a nutrição.
Nesse cenário de aumento da prevalência de doenças crônicas, a APS e estratégias como o PSE tornam-se pontos-chaves de promoção de saúde e, como tal, devem ser fortalecidos com colaborações multiprofissionais e participação estudantil, a exemplo da experiência supracitada.