Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC22.2 - Mídias Digitais e estratégias educacionais em saude

46470 - PODCASTS COM MOVIMENTOS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM RESIDÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA: FORTALECENDO A FORMAÇÃO E A MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PERNAMBUCO
CINDY AVANI SILVA CEISSLER, DARA ANDRADE FELIPE - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, LÍVIA MILENA BARBOSA DE DEUS E MÉLLO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LORENA ALBUQUERQUE DE MELO - ESPPE/SES-PE, MARINA FENICIO SOARES BATISTA - ESPPE/SES-PE, TAÍS DE JESUS QUEIROZ - ESPPE/SES-PE, JAQUELINE FRANCISCA DOS SANTOS - ESPPE/SES-PE, TELMA MARIA ALBUQUERQUE GONÇALVES DE MELO - ESPPE/SES-PE, MARIA DO SOCORRO MALAFAIA RAMOS - ESPPE/SES-PE, DANDARA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE - RESIDENTE EM SSAÚDE COLETIVA UPE, LUCIANA CAMÊLO DE ALBUQUERQUE - ESPPE/SES-PE, CÉLIA MARIA BORGES DA SILVA SANTANA - ESPPE/SES-PE


Contextualização
O Programa Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes (PRMSC-Redes), da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), é desenvolvido de forma descentralizada, em oito Regiões de Saúde de Pernambuco. Contribui para a interiorização da formação de sanitaristas e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e possui carga horária composta por atividades práticas, teóricas e teórico-práticas. Um dos módulos teóricos, Estado, Sociedade e Políticas Públicas (120h), objetivou fornecer elementos conceituais e práticos para compreensão do processo histórico e o cenário atual das políticas públicas, incluindo a saúde, suas bases legais e institucionais, bem como a participação da sociedade na construção e implementação dessas políticas.

Descrição
O módulo teórico foi desenvolvido de forma híbrida pela equipe docente convidada, com o apoio da coordenação e tutoras do PRMSC-Redes. Utilizou-se diversas metodologias, como aulas virtuais síncronas, debates de filmes, leitura e análise de textos, estudos dirigidos e gravação de podcasts. Estes últimos, compreenderam a identificação de um movimento social com atuação na região de saúde pelos residentes, realização de entrevista e produção de podcast com as provocações: aspectos sobre o modo de vida e de organização do movimento social, compreensões sobre a saúde, estratégias e ferramentas de organização e intervenção política de luta pela saúde.

Período de Realização
O módulo teórico foi transversal ao primeiro ano da residência, de maio a novembro de 2022.

Objetivos
Destacar o uso de podcasts como uma estratégia inovadora para fortalecer a formação e mobilização de movimentos sociais em Pernambuco. Essa abordagem foi incorporada como um componente pedagógico integrado a um módulo teórico no programa de residência, com foco na temática da Participação Social e Movimentos Sociais.

Resultados
Foram produzidos oito podcasts com movimentos sociais e militantes dos direitos sociais nos municípios sede das Regiões de Saúde de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Ouricuri e Goiana, locais. Os podcasts apresentaram diversas temáticas sociais e culturais, abordando a militância e lutas por direitos de comunidades quilombolas, diversidade de gênero e sexualidade, agricultura familiar e reforma agrária, entre outras. Foram observadas discussões sobre os desafios enfrentados por comunidade quilombola urbana, sua história, cultura, identidade e as lutas pela preservação de seus direitos e tradições; a militância e a luta contra o preconceito enfrentado pela comunidade LGBTQIAP+, além das desafios e conquistas na busca por igualdade e respeito. Além disso, houve relatos e histórias de mulheres trans, suas vivências, desafios e conquistas, e coletivo com foco em manifestações artísticas como forma de expressão e resistência. Um dos podcasts destacou o movimento dos pequenos agricultores, colocando em evidência o campesinato e suas lutas pela valorização da agricultura familiar, pela sustentabilidade e pela preservação dos recursos naturais. Além de explorar os modos de vida e trabalho das pessoas que vivem no estado, destacando suas lutas em prol da saúde, bem-estar e justiça social. Em outro podcast, foram discutidos temas relacionados à inclusão, direitos humanos, igualdade de gênero e étnico-racial, abordando a importância da diversidade na construção de uma sociedade mais justa. Após a conclusão das gravações, a turma de residentes reuniu-se com as docentes para ouvir os episódios e debater os temas abordados. Além disso, estes foram publicizados no Podcast "SUSpirando", produzido pela ESPPE.

Aprendizados
Os movimentos sociais desempenham papel fundamental no aprendizado dos futuros sanitaristas, pois são formas de organização da sociedade civil que buscam promover mudanças sociais por meio de ações coletivas e do debate político. Sua inclusão na formação dos sanitaristas destaca a importância de compreender a luta pela garantia do direito à saúde, reconhecendo a capacidade de gerar transformações sociais, políticas e institucionais relevantes. Além disso, os movimentos sociais trazem consigo pautas abrangentes e inclusivas importantes para profissionais que irão elaborar e operacionalizar políticas públicas no campo da saúde.

Análise Crítica
Os podcasts ofereceram uma ampla gama de temáticas sociais e culturais relevantes, estimulando a reflexão, o diálogo e o engajamento com as questões locais abordadas, sendo a estratégia pedagógica mais bem avaliada no instrumento de avaliação do módulo teórico. No entanto, o grupo de residentes levantou a questão do papel passivo de apenas observar esses movimentos, o que levou a equipe do PRMSC-Redes a considerar os movimentos sociais como cenários de aprendizagem para a próxima turma da residência em saúde.