03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC23.2 - Migrações e processos de saúde, doença e cuidado II |
47753 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAÚDE DE UM IMIGRANTE CABOVERDIANO EM PORTUGAL CATIA MARIA JUSTO - UFS, PAULO DE LYZ GIROU MARTINS FERRINHO - IHMT- ULISBOA
Contextualização Este relato de experiência é parte de um pós-doutoramento, desenvolvendo-se em 2023, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Descrição Consiste em uma entrevista, em um consultório na praça, a um imigrante de Cabo Verde para Portugal, que realiza os diagnósticos de diabetes e hepatite B pelo Sistema Nacional de Saúde(SNS).
Período de Realização 20.05.2023 e 24.05.2023
Objetivos O objetivo deste estudo é conhecer aspectos culturais e da vivência em saúde: acessibilidade, adesão a orientações e subjetividades de um imigrante no território do seu colonizador.
Resultados A acessibilidade ao SNS é garantida, a adesão ao tratamento é realizada parcialmente, crendices e fake news influenciam tomadas de decisão.
Aprendizados Apesar do incentivo aos cuidados primários como porta de entrada do sistema, o ambulatório hospitalar concorre com estes atendimentos. O utente tem o acesso hospitalar garantido e ágil, no dia de sua consulta faz as análises clínicas e já sai com orientações e medicamentos que são gratuitos ou com comparticipação, com menor custo em relação a uma farmácia privada. Não utiliza a Unidade de Saúde Familiar.
Análise Crítica Expõe fortalezas e fragilidades do SNS. OSNS chega ao imigrante, garante diagnóstico e tratamento, no entanto, a assistência mantém características medicocêntricas e hospitalocêntricas. Responsabiliza o cidadão por sua patologia e seu tratamento. O Sr. ALS é grato a Portugal onde encontra trabalho e dignidade de moradia e de cidadania. Demonstra solicitude e a generosidade, compreende a capacidade de trabalho como o definidor de sucesso de um cidadão. Não se vê como cidadão participativo ou agente de transformação social.
|