03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC24.3 - "Nada sobre mim, sem mim": racismos, territórios e saúde integral |
46932 - DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA ENGAJAMENTO PÚBLICO DA CIÊNCIA EM PESQUISA SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS E AMBIENTAIS DA SAÚDE DENISE MORAES PIMENTA - CIDACS/FIOCRUZ-BA, ADALTON DOS ANJOS FONSECA - CIDACS/FIOCRUZ-BA, MARIANA RODRIGUES SEBASTIÃO DE ALMEIDA - CIDACS/FIOCRUZ-BA, RAIZA TOURINHO LIMA - CIDACS/FIOCRUZ-BA, MAURICIO LIMA BARRETO - CIDACS/FIOCRUZ-BA, MARIA YURY TRAVASSOS ICHIHARA - CIDACS/FIOCRUZ-BA
Contextualização Desde o ano de 2022, pesquisadores/as de instituições do Brasil, Equador e Reino Unido formaram a Unidade de Pesquisa em Saúde Global sobre Determinantes Sociais e Ambientais das Desigualdades em Saúde (SEDHI) com o objetivo de desenvolver investigações sobre os impactos de políticas públicas nas desigualdades sociais em saúde.
Descrição Os estudos realizados têm por base o aproveitamento e a integração de grandes bases de dados nacionais de cada um dos países latino-americanos. Uma das diretrizes da iniciativa é o engajamento público da ciência, que se refere à inclusão de membros de diferentes segmentos sociais no processo de produção do conhecimento considerando suas experiências prévias na tomada de decisões sobre o projeto. Desta maneira, seguindo o lema dos mais diversos movimentos sociais - "Nada sobre nós sem nós" - a Unidade SEDHI desenvolve o trabalho de engajamento público da ciência, convidando variados grupos sociais a participarem da elaboração da pesquisa. Mais de 17 instituições foram convidadas a participar desta construção, por exemplo, quilombolas , indígenas, gestoras e gestores da área da saúde, ativistas e tantos outros. A decolonialidade do saber e do poder, assim como a perspectiva a partir do Sul Global, têm sido levadas a sério neste processo de pesquisa e engajamento público.
Período de Realização O projeto de pesquisa da Unidade SEDHI tem previsão de 5 anos, tendo se iniciado no ano de 2022.
Objetivos Nosso objetivo é elencar um conjunto de estratégias que permita a incorporação deste tipo de trabalho em um projeto complexo formado por uma equipe multidisciplinar e de diferentes países com variadas temáticas e abordagens, que vão desde a epidemiologia e estatística, até a ciência de dados e economia. Os valores envolvidos neste esforço da construção de relacionamento entre equipe de pesquisa e públicos incluem equidade, diversidade, inclusão, respeito e ética.
Resultados Lembrando que se trata de um trabalho em progresso ("working in progress"), podem ser elencados alguns primeiros resultados. Este trabalho tem adotado diferentes abordagens no desenvolvimento das estratégias de engajamento público da ciência que vão desde a pesquisa bibliográfica, o diálogo, a formação de um Conselho Consultivo e os métodos comunicacionais. Acessamos a literatura científica e relatórios de instituições que aderiram a este movimento de interação entre pesquisadores e não acadêmicos durante a investigação científica. Além disso, o diálogo foi incorporado como método para apoiar a etapa de estudo de públicos. Desenvolvemos o Conselho Consultivo de Engajamento Público da Ciência da SEDHI. A estrutura é formada por membros de diferentes segmentos sociais – gestão pública, comunidades, profissionais de saúde, advocacy groups e pesquisadores – totalizando 21 pessoas no Brasil. Partimos da organização de uma identidade visual e, entre as atividades previstas, estão reuniões técnicas, grupos de discussão e rodas de conversa, seminários e webinários, cursos e palestras. Quanto aos produtos, temos website, peças audiovisuais e sonoras, conteúdos para redes sociais, cartas, relatórios, policy briefs, fichas técnicas, entre outros. Este ecossistema comunicacional pretende apoiar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre participantes e equipe de pesquisa.Os próximos passos deste esforço indicam a execução das estratégias, monitoramento dos resultados e impactos no projeto e no cotidiano dos participantes e o desenvolvimento de um planejamento de disseminação científica dos resultados.
Aprendizados O ciclo de engajamento público da ciência adotado na Unidade SEDHI item sido um cenário de constantes aprendizados desde seu estabelecimento. Um dos primeiros aprendizados pode se refere ao processo participativo, que visa fazer a pessoa convidada se sentir parte do projeto. Além disso, a co-produção é um dos horizontes de aprendizado do projeto, estando ligada ao trabalho coletivo em busca da produção de um entendimento comum ou um produto. Entende-se também que o empoderamento incentiva as pessoas que participam das atividades a criar e liderar seus próprios planos.
Análise Crítica Alguns desafios se impõem para a execução das estratégias de engajamento para que este ambiente de aprendizagem colaborativa seja configurado e todas as pessoas envolvidas se sintam parte dele. A equipe de pesquisa precisa ser sensibilizada e algumas pessoas serem persuadidas da importância deste tipo de esforço na melhoria da qualidade do conhecimento científico produzido. Ao mesmo tempo, o mapeamento e a identificação dos públicos, bem como a organização de atividades e produtos comunicacionais com linguagem acessível demandam empatia por parte da equipe de pesquisa.
Além disso, o engajamento público da Unidade SEDHI visa seguir epistemologias decoloniais, partindo do Sul Global, o que pode se tornar um desafio no que tange aos interesses do Norte Global. Assim, discutir e redefinir acordos pode ser um desafio, mas é imprescindível.
|
|