Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC30.2 - Arte, produção de saúde e vida

46211 - A ARTE COMO PROMOTORA DE SAÚDE MENTAL A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALOMA DOMINGUES DE CASTRO GRIMALDI - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CARLA RIBEIRO GUEDES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Contextualização
Os estudantes universitários são bastante vulneráveis ao sofrimento e ao adoecimento psíquico. Durante a pandemia de Covid-19 houve um agravamento dos quadros de ansiedade, estresse, depressão, risco de suicídio e sensação de perda na qualidade de vida discente (SILVA, et al, 2021).

Descrição
No início da pandemia de Covid-19 foi criado um projeto de extensão de grupo de apoio aos estudantes, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, que passou a oferecer encontros aos estudantes de diferentes cursos de graduação com a abordagem de temas relacionados à saúde mental. Também foi criado um perfil no Instagram com o propósito de que os estudantes vinculados ao grupo de apoio produzissem materiais artísticos como uma forma de promoção à saúde mental, bem como para reverberar as reflexões produzidas no Projeto GAPP para um público ampliado. O @gapp.uff tem formato de uma comunidade que conta hoje com mais de 600 seguidores e é administrada por uma equipe de integrantes do grupo de apoio e supervisionados pela coordenadora do projeto. O perfil produz semanalmente conteúdo de promoção à saúde mental em formato de poemas, tirinhas, desenhos e vídeos para provocar reflexão e troca com os participantes através do uso da arte.

Período de Realização
Será relatada a experiência relativa ao período de março de 2021 a junho de 2023.


Objetivos
Analisar a contribuição da expressão artística na promoção da saúde mental de estudantes universitários, participantes do projeto de extensão “Grupo de apoio Psicopedagógico ao estudante (GAPP)”, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Resultados
O Grupo de apoio realizou encontros por meio de uma plataforma virtual, com frequência semanal (de 2020 a 2022) e quinzenal (a partir de 2023) com horário fixo, duração de duas horas, na modalidade aberta. Passaram pelo grupo 60 estudantes, entre 18 e 27 anos, de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense e de outras universidades. Destes participantes, 20 estudantes contribuíram com a produção de materiais artísticos para o Instagram, sendo 3 colaboradores homens e 17 mulheres. No total, 225 posts foram publicados. A produção e a expressão artísticas contribuíram de forma significativa para a promoção da saúde mental de estudantes universitários, promovendo a socialização entre os colaboradores, o sentimento de pertencimento ao grupo, assim como trocas afetivas e de experiências entre os estudantes.

Aprendizados
A comunidade do Instagram @gapp.uff demonstrou ser um espaço para os estudantes expressarem suas reflexões e sentimentos, os auxiliando no enfrentamento de desafios e adversidades da vida cotidiana. A comunidade também propiciou a formação de uma rede de apoio e de promoção à saúde mental aos estudantes no ambiente virtual.

Análise Crítica
O sofrimento e o adoecimento psíquico estudantil não podem ser interpretados exclusivamente por um prisma de transtornos psíquicos individuais. Esta perspectiva individualizante corrobora com a ideia de medicalização da vida (CONRAD, 2007), descontextualizando o sofrimento discente de fatores sociais, financeiros, de classe, de gênero e étnicos-raciais. O grupo de suporte e a comunidade na rede social invertem a lógica individual e operam no sentido da formação de uma rede de apoio. A expressão artística, a partir de reflexões sobre as questões vividas pelos estudantes, mostrou-se capaz de estreitar laços e propiciar uma convivência comunitária.