46080 - "GARIMPANDO SABERES DE ANTÔNIO PEREIRA: EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA ADULTOS E IDOSOS" JACYRA APARECIDA MEIRELES ROSA - CENTRO PROMOCIONAL E EDUCACIONAL PADRE ÂNGELO, CARLA DAYANE MOREIRA DIAS - CENTRO PROMOCIONAL E EDUCACIONAL PADRE ÂNGELO, SARA HELENA QUINTINO - ESCOLA ESTADUAL DAURA DE CARVALHO, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - ESCOLA ESTADUAL DAURA DE CARVALHO
Contextualização A proposta incorpora a concepção de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e grande motivador para a construção desse projeto com os garimpeiros manuais na região de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, MG, devido ao fato de criar um método que alfabetize, em um curto período, o povo guerreiro, sofrido e encantador, que resiste aos jogos de interesses econômicos e políticos da região. Os garimpeiros trazem em suas memórias, tradições culturais e a partir de seus conhecimentos, aprenderão o poder de “transformação das palavras” em suas vidas.
Com a prática da mineração na região, acelerada após o desastre ambiental em Mariana, a realidade da população mudou radicalmente. De modo opressivo, a mineradora empreendeu a construção de uma barragem de rejeitos no distrito que, por ordens judiciais, iniciou-se o processo de seu descomissionamento. Com isso, a empresa alegou ilegalidade nas práticas do garimpo manual, patrimônio afro diaspórico da região, tirando o sustento de muitas pessoas.
No processo jurídico entre a mineradora e as comunidades atingidas, tornou-se latente a marginalização, o que fragiliza o processo de garantias dos direitos e a compreensão geral dos atos públicos que decorrem das negociações. Ocorrendo o processo de descaso de uma comunidade forte em sua identidade cultural.
Neste sentido, o projeto vinculado ao Programa de Extensão e Pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira” busca incentivar os garimpeiros a iniciarem e concluírem sua formação escolar. Para muitos, a prática do garimpo foi única fonte de renda, sendo este o ofício praticado desde crianças, por isso há a falta de escolarização.
Diante de tal realidade, o acolhimento e o empoderamento dessas pessoas, concretizam os objetivos do desenvolvimento sustentável, apropriando o sujeito com habilidades para pensar, agir e transformar a sua vida.
Descrição O Plano de Ensino tem como base o Método Freiriano no qual o aluno, aprende a reconhecer seus conhecimentos, preparando-o para uma formação básica. Caracteriza-se pela estruturação do saber, pressupondo a consolidação dos meios para que o processo de ensino-aprendizagem se efetive, numa perspectiva dialética, uma vez que as ações pedagógicas iniciam com o respeito ao sujeito, partindo do que sabe, sendo mediadas pelo vínculo que se estabelece entre educando, educador e conhecimento.
A proposta educativa tem carga horária total de 250 horas/aula, com 50 encontros, distribuídas em jornadas letivas de 3 horas/aulas, duas vezes por semana. Serão atendidos no máximo 20 discentes. O Plano Curricular está dividido a partir das áreas de conhecimento e tem como proposta, trabalhar textos para o resgate histórico do território, valorização patrimonial, ambiental e de sua identidade. O conhecimento será abordado de maneira interdisciplinar contemplando as Linguagens e códigos, Matemática e as Ciências por meio de práticas cotidianas.
A atividade foi possível graças a cooperação entre várias instituições (UFOP, IFMG, UFV), vinculada a PROEX, contando com a parceria da empresa Samarco, do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, da Escola Estadual Antônio Pereira e do financiamento da FAPEMIG.
Período de Realização No mês de maio, realizou-se reuniões para planejamento e construção do Plano de ensino, as atividades iniciaram dia 06 de junho e terminarão no dia 03 de dezembro, no Fórum de Sustentabilidade do distrito, no qual realizar-se-á a formatura da 1ª turma.
Objetivos O Objetivo geral é promover o acolhimento e o empoderamento dos atendidos para superação do analfabetismo funcional.
Os objetivos específicos principais são: promover o fortalecimento do grupo de garimpeiros da região; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos; garantir uma educação inclusiva e equitativa que oportuniza a aprendizagem para formação acadêmica.
Resultados Formar a primeira turma para garantir que prossigam em sua formação acadêmica com a possibilidade de acesso a UFOP e ao IFMG. Construir, amparar, implementar as ações de preparação e apoio aos garimpeiros(as) para realização das provas do ENEM, IFMG, concursos e seleções, promovendo o avanço escolar com qualificação e valorização dos envolvidos.
Aprendizados Formou-se uma grande corrente para sustentar o projeto que garanta uma educação libertadora, destinado a pessoas atingidas pelas mazelas sociais que assolam o distrito de Antônio Pereira. A união e cooperação entre Instituições Educativas, Empresa e a comunidade foi fundamental para consolidação das ações.
Análise Crítica O índice de pessoas analfabetas funcionais no distrito de Antônio Pereira é alto, o projeto precisa criar procedimentos para que essas pessoas busquem o conhecimento para mudança de vida. Espera-se que este projeto seja uma porta para novas experiências de empoderamento de cada garimpeiro(a) de forma que ele se perceba como um precioso patrimônio humano e guardião de saberes.
|