Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC31.2 - Experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas

46088 - AERODANCE PARA TODOS EM ANTÔNIO PEREIRA: MOVIMENTANDO CORPOS E RESTAURANDO A SAÚDE COLETIVA
CAMILY MARIA DE FREITAS ROCHA - UFOP, MARIA EDUARDA PAIXÃO RAVANI - UFOP, LEONARDO FERREIRA DE LIMA - UFOP, ALBENÁ NUNES DA SILVA - UFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP


Contextualização
No dia 05 de novembro de 2015, há 6 anos, ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, situada no complexo Industrial de Germano, no município de Mariana (MG), afetando diversas áreas e cidades mineiras, como Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, que também foi atingida pelo descomissionamento da barragem de doutor da Vale, que fica no território da comunidade. O desastre deixou diversas vítimas e muitos dos moradores da região sofrem de sintomas de estresse pós-traumático, tais como a depressão, a ansiedade e a insônia, orgãos públicos e empresas privadas se uniram para auxiliar indivíduos na busca da cura e na reconstrução de suas vidas e comunidades.

Descrição
Com o intuito de criar movimentos que visem a justiça social, dar voz, visibilidade e acolhimento às vítimas de áreas afetadas por esse desastre natural citado, foi criado o programa de extensão e pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira”, uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de Viçosa, recebendo financiamento da FAPEMIG e apoio da empresa Samarco. O projeto conta com uma programação que inclui atividades temáticas como: incentivo ao cuidado do corpo; saúde coletiva; valorização pessoal; entre outros na cidade de Antônio Pereira. Com isso, surgiu o convite da Escola de Medicina para a Escola de Educação Física, ambas da UFOP, para a realização de algumas destas atividades. O projeto de extensão da EEFUFOP o “AERODANCE: DANÇA PARA TODOS”, tem como objetivo levar alegria através de aulas de dança à toda comunidade universitária, Ouropretana e do entorno. O AERODANCE foi convidado a participar do projeto, para levar aulas de dança para os cidadãos de Antônio Pereira, promovendo, além de atividade física, a alegria da dança, com diversos benefícios à saúde física e mental para essa população.

Período de Realização
Em 08 de março de 2023 iniciou-se os planos para a realização da atividade, e desde então foram realizadas visitas a locais pensados para a prática, reuniões com coordenadores do projeto, até o momento da decisão de levar o AERODANCE para a escola local.

Objetivos
A Escola Estadual Antônio Pereira foi a escolhida para a ação, trata-se de uma escola pública de ensino médio integral com alunos carentes, moradores da cidade Antônio Pereira, muitos vivenciaram os dias e momentos após o desastre da barragem de Fundão. O objetivo das aulas de AERODANCE nesta escola é inicialmente o incentivo à prática de exercícios físicos, consequentemente, favorecer a saúde mental e física, melhorar a autoestima; estimular nesses alunos o aprendizado, disciplina e a vontade de estudar; ter um momento para sair do ambiente de sala de aula e cuidar do corpo e mente e respeitar uns aos outros. Pois foram recebidos diversos relatos durante reuniões de planejamento que muitos deles não tinham prazer ou estímulo para frequentar as aulas.

Resultados
No decorrer da realização das atividades e a participação dos alunos foi observado muitos feedbacks positivos da gestão escolar, coordenação pedagógica e da comunidade, como dito pela pedagoga “Os alunos apresentaram mais respeito, disciplina e cuidados com o corpo. As aulas de dança tiram o foco da violência na escola. Atividades físicas em geral, traz disciplina, incentivo, motivação, saúde e segurança. Os estudantes se sentem mais acolhidos”. Como muitos alunos têm talento e habilidades, foi construído a ideia de elaborar apresentações de um corpo de baile para a comunidade de Ouro Preto incluindo os alunos da EE Antônio Pereira. Na MOSTRA DE PROFISSÕES da UFOP, os alunos da escola de Antônio Pereira foram convidados ao palco e dançaram uma coreografia ensaiada com os professores de dança.

Aprendizados
Durante a experiência, foram gerados muitos aprendizados para os estudantes realizadores do projeto dando aulas na escola de Antônio Pereira, alunos do segundo, terceiro e quinto período de educação física desenvolveram planos de aula que abordam não só aulas de dança em níveis dos mais básicos ao mais complexos para criar noções básicas de movimento e cuidado corporal, mas também aprenderam a lidar com jovens adolescentes desinteressados com esse cuidado e com seus futuros, trabalhar com a melhoria da saúde coletiva para com as pessoas em geral, mas principalmente as que necessitam de assistência psicológica.

Análise Crítica
O mais difícil da realização do projeto na escola é o incentivo da participação dos alunos, pois muitos se sentem envergonhados em dançar em público, e muitos alunos têm talento para estilos de dança específicos e é um desafio fazê-los reconhecer essa habilidade e a importância dela. Outra percepção importante é que muitos jovens não entendem os objetivos por trás das práticas de dança, não têm conhecimento sobre os grandes benefícios do poder de uma aula. Porém essas aulas e atividades na vida desses estudantes já é um avanço enorme para o processo de cuidados e valorização do próprio corpo e mente.