46118 - DEIXE, QUE TUDO QUE HÁ NUM CORPO SE REVELE: PSICOMOTRICIDADE, ESPAÇO DE ESCUTA DO CORPO DENTRO E FORA DA ESCOLA SIOMARA APARECIDA DA SILVA - UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. LAMEES/GEPAP, ANA PAULA DE OLIVEIRA - GEPAP - GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS/ LAMEES/UFOP, MIRELLY LOPES BELTRAME - GEPAP - GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS/ LAMEES/UFOP, AISLAN DIEGO DE ASSIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. EMED
Contextualização Ao propor um trabalho de saúde mental em grupo, é necessário considerar a subjetividade dos indivíduos e re-conhecer o território onde será realizado. Território este além das delimitações geográficas, mas como um espaço demarcado por sua constituição, história, singularidades e relações.
Propor uma intervenção promotora de saúde coletiva em um território atingido pela barragem utilizando o corpo como instrumento de expressão, acolhimento e escuta do sofrimento psíquico, considerando as subjetividades e o território, se faz necessário entender de que corpo falamos. E quais as inscrições e como o corpo e a particularidades se construíram, dentro da história do sujeito e do território.
Descrição Após visita técnica no distrito e das rodas de conversa que aconteceram nas escolas foi percebido que a Psicomotricidade contribuiria com a promoção da saúde mental através de suas técnicas e abordagens. Visto que, o trabalho desta profissão facilita o acesso às emoções e as nuances do como os corpos da escola se relacionam.
Utilizando os verbos dar, tomar, pedir, aceitar e negar, que conotam as ações utilizadas nos embates do dia a dia, através de jogos simbólicos, que de forma analógica reproduz o movimento da vida. Realizar uma vivência corporal, que mobiliza o dizer corporal, proporcionando uma comunicação autêntica, livre de censura, revelando tudo que tenha no corpo. E, quiçá, direcionar a um novo posicionamento diante dos sofrimentos promovidos pelo rompimento das barragens e a forma de relacionar-se com seus corpos e o corpo do outro.
Período de Realização Através de um encontro formativo, programado dentro do curso sobre Saúde mental nas escolas: dentro e fora delas, vinculado ao programa de extensão e pesquisa "De mãos dadas com Antônio Pereira", no distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto, Minas Gerais, 150 educadores participarão, em agosto, de vivências com psicomotricistas sobre a compreensão de corpo.
Objetivos Os objetivos são: realizar atividade de psicomotricidade; compreender a concepção dos corpos das escolas e os impactos do rompimento das barragens; promover consciência corporal, permitindo uma nova forma de se posicionar diante da realidade e avaliar a psicomotricidade dentro da promoção da saúde mental.
Resultados Através do sentir e perceber as emoções retraídas nos corpos, espera-se que o corpo se revele durante e após as práticas, e que com a decodificação dos psicomotricistas os conteúdos latentes e manifestos que expressam a inter-relação do mundo exterior com o interior do sujeito seja vivenciado. E, a partir da consciência das inscrições existentes no corpo e como elas foram construídas, espera-se que os corpos da escola reajam às exigências da vida e das forças que mandam no território de modo harmônico com seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, afetando toda a saúde coletiva com as revelações do corpo através da psicomotricidade.
Aprendizados Algumas perguntas norteiam o planejamento para a vivência: Quais violências e dores silenciadas, camufladas pela falta de espaço, escuta, medos e convenções podem ser reveladas através do movimento corporal? Como proporcionar, em grupo, que as emoções contidas pelas barragens do/no próprio corpo possam desmoronar para então serem reconstruídas? Que tipo de escuta do dito e o não dito pelos corpos precisa ser feita para que se sintam ouvidos? Como proporcionar movimentos corporais para que as escutas possam gerar decisões refletidas para os interesses e necessidades da reconstrução da cidadania dos atingidos? Como gerar compreensão de corpo nos corpos através do movimento psicomotor para destruir as barragens que retêm as emoções? Como há bem-estar, saúde e funcionalidade sem estrutura, segurança e políticas públicas? Como ter saúde mental com a força do capitalismo matando, destruindo a vida?
Análise Crítica A intenção do trabalho corporal é fazer com que o corpo da escola aprofunde as questões experimentadas, sensibilizadas e percebidas através da consciência corporal, que se conecte e amplie o conhecimento sobre os aspectos afetivos que são essenciais para o acolhimento e manutenção do fazer da/na escola.
Espera-se que os Corpos da escola voltem para o ambiente do território sensibilizados pela vivência com seu próprio corpo, com o corpo do outro e o meio, conduzindo para que a psicomotricidade se integre definitivamente no curso da saúde mental nas escolas dentro e fora delas, visto que seu campo de intervenção se aproxima das particularidades do sujeito dentro do seu território. E ao escutar as dores silenciadas promoverá a diminuição dos sintomas psicossomáticos, permitindo relações mais saudáveis e reduzindo a violência física e psicológica. Aumentando a capacidade do sujeito lidar com as exigências da vida, se relacionando de forma mais harmônica e assumindo seu lugar de ação na re-construção de Antônio Pereira e de sua própria vida.
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