Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC31.2 - Experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas

46341 - PURA DIVERSÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS DE ANTÔNIO PEREIRA, OURO PRETO, MINAS GERAIS.
KARINE MARLLENY NEVES CORRÊA - UFOP, SANDRA ANDRÉA FARIA - ASSOCIAÇÃO MÃOS QUE BRILHAM, STEPHANY LEONCIO DOS SANTOS FERREIRA - UFOP, JOÃO VITOR AREDA XAVIER - UFOP, ARTUR TEIXEIRA MENDES - UFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP


Contextualização
O projeto nasceu da preocupação de uma mãe, moradora do distrito, em relação ao uso excessivo do celular por seu filho. Em uma conversa, ela compartilhou suas experiências de infância com brincadeiras tradicionais, resposta do filho como “vamos fazer será divertido” foi a inspiração e decidiram criar o projeto. Os encontros ocorrem aos sábados no Centro Educacional Padre Ângelo, em Antônio Pereira, e são direcionados a crianças em situação de vulnerabilidade e suas famílias atendidas pelo Centro.

Descrição
O Pura diversão para as crianças de Antônio Pereira é um projeto de extensão vinculado ao Projeto de extensão e pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira”: Acolhimento e Empoderamento dos Moradores e Moradoras na Concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais atende as crianças da faixa etária de 03 anos a 15 anos moradoras do distrito de Antônio Pereira, da cidade de Ouro Preto - MG, distrito atingido pela barragem da mineração

Período de Realização
O projeto "Pura Diversão" começou em março de 2023 e o primeiro contato com as crianças foi crucial para construir vínculos. Os encontros têm temas variados: em junho, abordamos o meio ambiente com oficinas de brinquedos reciclados, jogos e brincadeiras. Em julho, faremos uma colônia de férias com atividades orgânicas, gincanas e jogos de tabuleiro. Em agosto, celebraremos o aniversário da Casa Escola - Espaço Cultural, com atividades de trabalho em equipe, esportes coletivos e oficinas de slackline. Setembro será dedicado ao Setembro Amarelo, utilizando gincanas e brincadeiras tradicionais. Em outubro, comemoraremos o Dia das Crianças com diversas atividades. Em dezembro, faremos uma confraternização de fim de ano com oficinas de cartões e um piquenique natalino.

Objetivos
Tem por objetivo trazer a ludicidade, lazer, diversão, aprendizado, saúde e bem estar através de gincanas e brincadeiras lúdicas, educativas e tradicionais, estimular a convivência social às crianças e melhorando o desenvolvimento motor daqueles que participam do projeto

Resultados
O projeto atende até 50 crianças por encontro e acontecem como apoio a outras ações que são realizadas no distrito, como as feiras, os encontros do ciclo de cuidado com as mulheres visando aumentar a participação efetiva das mulheres e mães nas atividades que são propostas. Os encontros são pensados em temáticas do meio ambiente, a vivência no território atingido, criação de memórias afetivas e ingestão alimentar saudável, são realizadas rodas de conversas acerca da temática do dia, gincanas, oficinas e brincadeiras e um lanche coletivo pensado para proporcionar às crianças uma experimentação de alimentos mais saudáveis, trazer orientações e trocas de como aderir a uma alimentação mais saudável que auxilia na saúde como um todo.Temos a construção de 5 kits para as crianças explorarem diferentes áreas de aprendizado e diversão sendo compostos de brinquedos pedagógicos para crianças até 3 anos, material de artes e pintura como folhas, tintas, pincéis, tintas para rosto, cola, tesoura, bolas esportivas, jogos de tabuleiros, corda, cones, bambolês, material para slackline.

Aprendizados
Observamos muitas vezes por serem atividades que diferem do rotineiro das crianças acostumadas ao uso exacerbado de telas de celulares, vídeo games e televisão e apesar da resistência inicial expressam desejo em participar e ao final é uma experiência rica observado nas falas “tia que dia vai ter novamente”, “posso voltar de novo”, “esse lanche é muito gostoso", demonstrando o quão valioso é o projeto. Em nós alunos bolsistas acresce a experiência além da sala de aula, fortalecendo os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, promovendo trocas adquiridas no território de histórias, de saberes, de vivências e reflexões sobre o amor ao próximo e a importância no processo de cuidado, acolhimento e saúde mental. Rimos, brincamos, nos divertimos e aprendemos uns com os outros, além de nos inspirar a ser uma pessoa mais entusiasmada em ajudar os outros, trazer alegria ao seu redor e a importância de fazer a diferença na vida das pessoas. Cada aventura nos traz uma sensação de liberdade e uma conexão mais profunda com o mundo. Além de ser uma forma de proporcionar às crianças que participam do projeto uma vivência diferenciada do que tem rotineiramente em seu contexto de morar em um território atingido por barragem da mineração, vivências violentas e descaso em geral. Proporciona ainda uma melhora da saúde mental e do bem estar.

Análise Crítica
Projetos nesta linha deveriam se multiplicar em todos os locais, pois proporciona um grande ganho a todos que ali chegam, são acolhidos, trazem suas histórias e cada vez mais montam sua rede, cuidado e bem estar, a presença de Pura Diversão na nossa vida tem sido verdadeiramente transformadora nos lembra constantemente que a diversão e a aventura estão nosso alcance, e que a felicidade pode ser encontrada nas experiências mais simples.