Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC31.2 - Experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas

46914 - O USO DA TÉCNICA DA RODA POR MEIO DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA: ABRINDO A CAIXA DE PANDORA DA SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
EMILY DE SOUZA FERREIRA - UFV, ROSÂNGELA MINARDI MITRE COTTA - UFV, ÉRICA APARECIDA COELHO - UFV, THAINÁ CRISTINA GONÇALVES AGUIAR - UFV, ADRIANA MARIA DE FIGUEIREDO - UFOP, MARTA MARIA NEVES CORRÊA - UFOP, THALES LOPES - UFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP


Contextualização
Este trabalho é parte das atividades da equipe interprofissional que atua no projeto de extensão com interface na pesquisa intitulado: “De mãos dadas com Antônio Pereira: acolhimento e empoderamento dos moradores e concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais”. Trata-se de um projeto que conta com a parceria entre a UFOP, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Dentre as atividades desenvolvidas, ressalta-se a importância e relevância de trabalhar a saúde mental na comunidade escolar de Antônio Pereira, um distrito afetado pelo descomissionamento das barragens ao redor.

Descrição
Trata-se relato da experiência com a aplicação da técnica da roda de diálogos com o tema: saúde mental na comunidade escolar. Esta roda de diálogos foca no cuidado, acolhimento e na saúde mental, de forma a apoiar os participantes em torno de uma rede de ações, fortalecendo o vínculo, a fim de construir espaços de escuta ativa e troca de experiências sobre a saúde mental no ambiente escolar e fora dele. A roda de diálogo realizada no dia 29 de abril, aconteceu no Centro Educacional Comunitário Padre Ângelo, que possui 97 alunos de 2 a 5 anos. No dia da referida roda, participaram 6 professores, 5 funcionários e os membros da equipe de Ouro Preto (UFOP), na função de coordenadores e relatores, e membros de Viçosa (UFV), como apoiadores da roda. Inicialmente as cadeiras foram dispostas de forma a aproveitar o espaço da sala e aproximar todos os participantes envolvidos nela. No 1º momento o coordenador da roda fez as apresentações, propôs a dinâmica de atividade e declarou a roda oficialmente aberta. No 2º momento, a dinâmica proposta foi iniciada. Para tal, foi disponibilizado diversos materiais criativos para o desenvolvimento da atividade, tais como: folhas coloridas, canetinhas, tinta, giz de cera, cola etc. Foi solicitado aos participantes (que se sentissem à vontade para participarem), que representassem na folha, de forma criativa a resposta a seguinte questão: “Para você, o que é Saúde Mental?”. Em seguida foi solicitado aos participantes que apresentassem para a roda, os seus desenhos, destacando as emoções, os afetos e/ou desafetos representados no desenho produzido. Neste momento da roda de diálogos, foi estimulado a participação de todos de forma dialógica. Para encerramento da roda, todos foram convidados a fazer um grande abraço coletivo e o coordenador deu por encerrada a atividade.

Período de Realização
28 de abril de 2023

Objetivos
Descrever a técnica da roda de diálogos, como estratégia participativa e criativa de conhecimento, aprendizagem e acolhimento entre as pessoas.

Resultados
Dos participantes da roda, apenas uma pessoa não se sentiu confortável para compartilhar os seus sentimentos quanto ao significado da saúde mental, entretanto, ela interagiu e permaneceu na roda durante todo o seu desenvolvimento. A dinâmica de apresentação se deu da seguinte forma: primeiro a participante apresentou a sua arte, depois escolheu alguém para quem gostaria de entregá-la, de forma a simbolizar “quem cuidaria da sua saúde mental”. A criatividade esteve muito presente nos desenhos expostos, que nos dizeres das pessoas, simbolizavam: a simetria, pipa, natureza, casa, livros, cotidiano, corações, caixa de pandora, mapa mental, dentre outros. Entre os principais aspectos apresentados, pode-se destacar que a alegria, a espiritualidade e a conexão com a natureza estiveram muito presentes. Ademais, palavras importantes surgiram neste contexto, como: controle de emoções; acolhimento; escuta; desordem; equilíbrio; compreensão; espiritualidade; liberdade. Durante as apresentações, os desenhos e falas sobre saúde mental vários participantes se identificaram com os discursos e sentimentos manifestados, o que foi muito interessante, pois suscitou o despertar de memórias e vivências, compartilhadas.

Aprendizados
Estimular a participação, escuta ativa e a interação com os profissionais da rede escolar, a partir de temas tão delicados como a saúde mental, exige preparo e empatia por parte dos envolvidos. Como aprendizado relevante deste processo, podemos destacar o fortalecimento das pessoas envolvidas na educação, a criatividade e sensibilidade em conseguir se expressar e compartilhar vivências e emoções, de forma artística.

Análise Crítica
o acolhimento, o lugar de fala do outro e de si mesmo e escuta ativa são características que precisam ser estimuladas no ambiente escolar, principalmente quando o foco está na saúde mental, visto que é necessário que espaços sejam destinados às relações humanas nos seus diferentes âmbitos e perspectivas. A comunidade escolar, incluindo os familiares e/ou responsáveis pelos alunos, devem atuar em conjunto para conhecer, entender e experienciar o trabalho desenvolvido.