46205 - SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E FORA DELAS: ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DE ANTÔNIO PEREIRA, OURO PRETO- MG MARTA MARIA NEVES CORRÊA - FAPEMIG / UFOP, THAINÁ CRISTINA GONÇALVES AGUIAR - UFV, THALES LOPES DA SILVA - UFOP, ADRIANA MARIA DE FIGUEIREDO - UFOP, ROSÂNGELA MINARDI MITRE COTTA - UFV, EMILY DE SOUZA FERREIRA - UFV, ÉRICA APARECIDA COELHO - UFV, SIOMARA APARECIDA SILVA - UFOP, IRISA SEABRA DOS REIS - UFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP
Contextualização O seguinte trabalho trata-se de um relato de experiência de rodas de conversas formativas desenvolvidas pelo projeto de pesquisa saúde mental nas escolas dentro e fora delas, que está vinculado ao programa de extensão e pesquisa de Mãos Dadas com Antônio Pereira. Programa este que acontece desde 2019 em Antônio Pereira, distrito da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade Ouro Preto/MG, distante aproximadamente 40 km da sede do município. O projeto saúde mental nas escolas surgiu a partir de uma demanda da comunidade atingida por barragem que sofre com os danos causados pela mineração, após a pandemia da covid 19 observou -se que, os impactos na saúde mental apresentou-se mais aflorados, tendo em vista a intensificação dos desafios da educação a comunidade escolar apresentou -se com grandes dificuldades nas abordagem do contexto emocional com o retorno presencial às escolas. Em 2022 o programa passa a ter novos eixos incluindo o projeto de saúde mental nas escolas dentro e fora delas Neste sentido, torna-se importante descrever a situação escolar do distrito de Antônio Pereira, sendo composto por cinco escolas, o ensino é contextualizado em creche, educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio integral, EJA e curso técnico. Neste contexto estão 1176 alunos e 161 profissionais atuantes na comunidade escolar.
Descrição Iniciou-se o trabalho com oficinas de territorialização no distrito de Antônio Pereira, a fim de conhecer e identificar as instituições e os espaços de trabalho na qual precisaríamos estar presentes, além de interagir com a população do território. Em seguida, visitas nas escolas para conhecer e criar vínculos com a comunidade escolar, conversas com gestores, professores e demais profissionais para coleta dos primeiros dados sobre funcionamento da rede escolar. Segui-se com a apresentação da proposta das rodas de conversa e do curso de saúde mental nas escolas dentro e fora delas para a comunidade escolar, sequenciando a construção das rodas de conversa juntamente com as equipes escolares, visando a seleção das melhores datas e horários para o evento. Após a realização das rodas de conversa, houve um retorno nas escolas, para coleta de um feedback dos funcionários e professores. E foi enviado um questionário às escolas através do formulário google para consolidar as propostas apresentadas nas rodas .
Período de Realização De fevereiro a julho de 2023.
Objetivos Identificar as demandas específicas de cada escola para a construção e elaboração do manual saúde mental nas escolas.
Realizar as rodas de conversa nas instituições escolares do distrito de Antônio Pereira. Realizar o curso de extensão saúde mental nas escolas dentro e fora delas, capacitando os profissionais para o cuidado e acolhimento, com foco na promoção de saúde mental no ambiente escolar e fora dele, ou seja, junto com as famílias e a comunidade.
Resultados As oficinas de territorialização, propiciaram a coleta de dados importantes, tais como, a identificação dos vários desafios que são pertinentes na rede escolar. As rodas de conversa enfatizaram a interação e o diálogo entre os participantes, oportunizando trocas e discussões coletivas, socialização e construção de vínculo, encorajamento da comunidade escolar, além de evidenciar a necessidade de espaços de fala dos participantes. E evidenciado nos sentimentos e emoções e nas falas de esperança, alegria e sentimento de acolhimento. Pôde-se identificar as principais temáticas a serem incluídas no manual do curso de saúde mental nas escolas, atendendo às necessidades específicas de cada escola.
Aprendizados Aprendemos como construir as rodas formativas aplicando a técnica grupal, e a adaptando frente a cada realidade abordada. As características do agrupamento nas rodas na qual proporcionaram sentimento de acolhimento, vínculo grupal. Houve o aprendizado sobre a eficácia da roda em instigar do choro ao riso em seus participantes. Ao longo do processo de trabalho, ficou perceptível as necessidades de atenção psicossocial dentro dos ambientes escolares por parte dos professores e profissionais das escolas.
Análise Crítica Os impactos causados no território atingido pela mineração repercutem na escola e na saúde mental devido à sensação contínua de medo e insegurança da população que ali reside, vivendo situações de conflito e violência, o que demonstra a necessidade de capacitação e fortalecimento em saúde mental. As rodas de conversa foram de suma importância para o acolhimento dos profissionais da comunidade escolar, suscitando problemáticas referentes à promoção de saúde mental, a construção do manual de saúde mental e a realização do curso para este público.
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