Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC31.3 - Pesquisas e experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas

46213 - PROJETO CAPOEIRA DE MÃOS DADAS COM PEREIRA, NA COMUNIDADE ANTÔNIO PEREIRA, OURO PRETO, MINAS GERAIS
UYLTON VINÍCIUS CORRÊA - ASSOCIAÇÃO GRUPO TERRA PRETA CAPOEIRA NÚCLEO NSIA DE LIBERDADE, NAZARO PEREIRA DA SILVA FILHO - ASSOCIAÇÃO GRUPO TERRA PRETA CAPOEIRA NÚCLEO NSIA DE LIBERDADE, MARCELO NASCIMENTO SANTOS - ASSOCIAÇÃO GRUPO TERRA PRETA CAPOEIRA NÚCLEO NSIA DE LIBERDADE, FRANCISCO FERREIRA GUIMARÃES - ASSOCIAÇÃO GRUPO TERRA PRETA CAPOEIRA NÚCLEO NSIA DE LIBERDADE, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP


Contextualização
A capoeira inicia no Brasil a partir de contribuições de diferentes culturas trazidos na diáspora africana. Chegou e ganhou forma e estilos, por isso o país se tornou o berço dessa arte, que hoje está presente em aproximadamente 166 países. A capoeira é um meio integrador da diversidade etária, étnico-racial, crença, gênero, linguística ou origem. Há também aumento do número de pessoas deficientes aderido à capoeira.
O projeto “Capoeira de mãos dadas com Antônio Pereira” está vinculado ao Programa de Extensão “De mãos dadas com Pereira”, que é realizado no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, Minas Gerais, valorizando e promovendo a Capoeira, uma expressão artística de origem afro-brasileira. A capoeira possui uma importância histórica e cultural no município, e o atividade visa fortalecer os laços da comunidade local com essa manifestação e identidade cultural.
A capoeira inclui e agrega pessoas, fortalecendo a identidade e as relações de pertencimento, elementos fundamentais para a superação de dificuldades enfrentadas em decorrência das desigualdades sociais presente na comunidade de Antônio Pereira. Neste sentido, a capoeira se tornou uma atividade educacional, cultural, de inclusão social e esportiva.


Descrição
O projeto engloba diversas atividades relacionadas à capoeira. Iniciou-se com uma imersão cultural, por meio de territorialização e visitas às instituições escolares. Essa etapa foi fundamental para conhecimento dos espaços e necessidades da localização para seguimento do trabalho da capoeira.
Os participantes passam por treinamentos orientados pelo mestre, professor e monitores da capoeira. São oferecidas aulas durante um período de 2 horas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, dedicadas ao aprimoramento das habilidades físicas e técnicas da capoeira, abrangendo movimentos, ritmos, ginga e musicalidade.
Uma parte marcante do projeto é a acolhida e integração de pessoas da comunidade de Antônio Pereira, da UFOP, IFMG, UFV, Empresa Samarco e do FAPEMIG, proporcionando uma integração direta com capoeiristas locais, fortalecendo os laços culturais entre os moradores da comunidade.


Período de Realização
A capoeira acontece desde o dia 15 de abril de 2023. As aulas ocorrem todos os sábados no Centro Promocional e Educacional Padre ngelo. Especificamente no último sábado de cada mês, são realizadas as rodas de capoeira em locais públicos.


Objetivos
O objetivo geral do projeto é valorizar a capoeira, estabelecendo conexões[JMR3] culturais com a comunidade de Antônio Pereira.
Dentre os objetivos específicos os mais importantes são: transmitir conhecimentos sobre a história da capoeira; incentivar a prática da arte marcial; promover a inclusão social e fortalecer a identidade cultural local.


Resultados
O projeto procura alcançar resultados significativos ao longo de sua realização. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a história e as tradições da capoeira, aprimorar suas habilidades físicas e técnicas e vivenciar a energia contagiante das rodas de capoeira. Além disso, a interação com a comunidade local e a apresentação da capoeira em escolas, despertam o interesse pela prática da arte marcial, transmitindo valores importantes e fortalecendo os laços com a comunidade.
O evento cultural aberto ao público permite que os participantes demonstrem suas habilidades e compartilhem suas experiências com a capoeira, promovendo a valorização dessa expressão cultural. O projeto também contribui para a preservação da capoeira como patrimônio cultural imaterial brasileiro.


Aprendizados
O ótimo desempenho dos participantes, está sendo uma experiência muito produtiva. Proporciona aos monitores, já praticantes, o desenvolvimento de técnicas de ensino e maneiras de lidar com os diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno, além de resgatar a prática da Capoeira na comunidade.


Análise Crítica
Há uma necessidade de empoderamento e valorização da identidade cultural da localidade, a qual levamos através do ensino da capoeira. Percebe-se uma grande busca pelo pertencimento local devido ser um território excluído dos demais do município e do risco de rompimento da barragem, que passa pelo processo de descaracterização, deixando seus moradores vulneráveis a todos os tipos de mazelas sociais por causa da grande exploração de minério.