47303 - RELATO DE EXPERIÊNCIA - PEREIRA LAB! COMPUTAÇÃO E ROBÓTICA SÍLVIA GRASIELLA MOREIRA ALMEIDA - IFMG - CAMPUS OURO PRETO, HUGO RAFAEL NOGUEIRA GOMES - IFMG - CAMPUS OURO PRETO, VIVIANE DE PAULA SILVA - IFMG - CAMPUS OURO PRETO, AISLLAN DIEGO ASSIS - UFOP, CRISTIANO LUÍS TURBINO DE FRANÇA E SILVA - UFOP
Contextualização O projeto Pereira LAB! é uma continuidade das ações que tiveram início em 2020, com o programa “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira: saúde, trabalho e inovação para acolhimento e empoderamento dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais”. Assim, trazemos aqui, no relato de experiência, as ações do Pereira LAB! que aconteceram no território em 2022 e que, agora, no ano de 2023, fazem parte de um novo programa de extensão que visa a concretização das ações no território.
Descrição Na cidade de Ouro Preto, sede, temos duas IFES - Instituições de Ensino Federal públicas, que possuem um grande leque de cursos e formações em níveis diversos oferecidos gratuitamente à comunidade: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Preto e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFOP). A proposta do Pereira LAB! passa também por levar a esta comunidade o que estas instituições oferecem e como ter acesso a elas.
Estivemos na comunidade uma vez por semana para as oficinas de Robótica, que eram concluídas a cada 4 semanas e outro dia na semana para as oficinas de Programação, que foram concluídas ora em 12 semanas, mas, após ajustes, em 4 semanas.
Em 2023, o laboratório localizado no Centro Educacional e Promocional Padre ngelo está passando por reforma, dentro do programa de extensão, para abrigar o novo Pereira LAB!, que será uma referência para a comunidade de internet e informática gratuita para a comunidade. Durante este período de reforma, o Pereira LAB! está acontecendo nas escolas do distrito. As atividades de robótica estão sendo ofertadas para estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Daura de Carvalho Neto. As atividades de informática e programação estão sendo ofertadas para estudantes do 1ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Pereira. Neste novo ciclo, os estudantes das mencionadas turmas estão tendo atividades uma vez por semana, durante todo o ano letivo de 2023 e os resultados serão apresentados em um grande fórum de informática, robótica e tecnologia que acontecerá no distrito ao final do ano. Em 2024, as oficinas voltarão a ser ofertadas no Pereira LAB! reformado.
Período de Realização As oficinas no Centro Educacional e Promocional Padre ngelo aconteceram entre janeiro e dezembro de 2022. Nos meses de janeiro, fevereiro e março fizemos os planejamentos e levantamentos para que o mesmo tivesse as oficinas iniciadas a partir de abril. Uma vez que as oficinas foram iniciadas, aconteceram de forma contínua, com pouquíssimas paradas até outubro.
A demonstração das atividades do projeto foi realizada por meio do manuseio e brincadeiras com os kits de robótica e equipamentos de informática. Os participantes foram convidados a interagir com a equipe e equipamentos, a fim de estimular o uso dos conhecimentos de informática.
Em 2023, iniciamos o planejamento da reforma do Pereira LAB! e com isso a migração do trabalho para as escolas. As oficinas semanais nas duas escolas iniciaram em maio do presente ano e terão duração até dezembro, quando será realizado o fórum de informática, robótica e tecnologia.
Objetivos O objetivo deste projeto é promover o acolhimento e empoderamento pessoal, de respeito recíproco, de engajamento, de corresponsabilidade e de participação social dos moradores do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, Minas Gerais.
Resultados A ação no distrito concretizou a realização de ações de informática, programação e robótica no distrito, a presença das IFES na localidade e o início da construção de um ambiente destinado a comunidade para atendimento de demandas de tecnologia, com aquisição de kits de robótica, conquista de doações junto a empresa mineradora de notebooks e o planejamento da reforma do espaço.
Neste momento, o projeto mantém suas atividades nas escolas, mantém o vínculo com o distrito, enquanto reforma o espaço para atendimento à população local.
Aprendizados Ouvir a comunidade e entender seus desejos e anseios é fundamental. Realizar conversas francas sobre as expectativas colhidas e as entregas que podem ser realizadas pela equipe também faz parte do processo de que tenhamos fluidez e real sentimento de pertencimento das oficinas propostas pela comunidade. Estas posturas refletem na adesão dos estudantes às oficinas propostas. Em alguns momentos a adesão à Oficina de Informática foi baixa. Já para Robótica e Programação a adesão foi maior.
Análise Crítica As restrições de horários devido ao transporte das equipes foi fator determinante para o alcance do público deste projeto. Neste momento, trabalhando nas escolas, o desafio do encontro com o público está solucionado, mas voltará a acontecer quando a reforma for finalizada e as atividades voltarem para o Pereira LAB!. No entanto, entendemos que esta etapa faz parte dos objetivos do projeto que é empoderar a comunidade quanto ao uso de tecnologias e despertar a curiosidade de crianças e jovens para outras áreas do conhecimento.
|