Outras Linguagens

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
OL10 - Potencialidades e desafios das linguagens da ESCRITA DE MEMÓRIAS, DANÇA e TEATRO para pensar o cuidado como práxis decolonizadora

46545 - CONEXÕES SAUDÁVEIS EM MOVIMENTO: DANÇA COMO ALIADA PARA O BEM-ESTAR COLETIVO
MARIA EDUARDA PAIXÃO RAVANI - EEFUFOP, CAMILY MARIA DE FREITAS ROCHA - EEFUFOP, LEONARDO FERREIRA DE LIMA - EEFUFOP, ALBENÁ NUNES DA SILVA - EEFUFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - EMEDUFOP


Processo de escolha do tema e de produção da obra
Historicamente, a dança faz parte da construção do que chamamos de sociedade. Considerada como um dos meios de cultura mais antigos que existe, a dança ajuda no bem-estar físico e sentimental dos indivíduos que a praticam. Através dela as pessoas conseguem expressar seus sentimentos. A dança é extremamente democrática e possui características que se enquadram para qualquer idade, gênero e classe social, abrangendo assim toda a população de qualquer cidade. Esta iniciativa visa a implantação da dança, em projetos sociais já existentes no Distrito de Antonio Pereira (MG), do Município de Ouro Preto (MG), distrito este, que foi muito impactado com o rompimento da Barragem do Fundão em Mariana (MG). Após a análise das demandas sociais históricas, da importância de ações sociais orquestradas, o poder da dança pode contribuir com a oferta de momentos de alegria, interação e valorização da comunidade e seu entorno.
Somado a isto, a dança traz diversos benefícios para a saúde física e emocional de um indivíduo, podendo ela estimular a memória, evitar a depressão, reduzir estresse, queimar calorias e contribuir para o resgate da autoestima do indivíduo. O projeto AERODANCE: DANÇA PARA TODOS, já acontece na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) há alguns anos, transmitindo para a comunidade de Ouro Preto esse benefício de forma gratuita, estimulando também os alunos da Escola de Educação Física a aprenderem e aprimorarem a habilidade de ensinar e dançar. Com esse projeto ganhando mais visibilidade, tem sido levado para locais frágeis, como por exemplo, Antônio Pereira.

Objetivos
O projeto de extensão AERODANCE: DANÇA PARA TODOS tem o objetivo primário de proporcionar momentos de alegria e descontração através de uma aula de dança democrática e inclusiva.


Ano e local da produção
O projeto de extensão acontece desde 2016 na UFOP, nos últimos anos, está sendo levado também para as comunidades do entorno. Desta forma, o AERODANCE está acontecendo no Município de Antônio Pereira, na frequência de 1 vez por semana, às sextas feiras, às 14:00 horas. As aulas, duram em média, 45 minutos e é composta por diversos gêneros musicais, tais como, axé, funk, forró, músicas anos 80, sertanejo e arrocha. Pretende-se levar uma amostra de 15 minutos do que são essas aulas, para transmitir um pouco do que é vivenciado pela nossa comunidade.

Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso
O AERODANCE como momento de inclusão, acolhimento e diversão tem se mostrado uma ferramenta poderosa na mobilização da comunidade de Antônio Pereira.

Formatos e suportes necessários referentes à apresentação
Para a apresentação no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, precisará de um equipamento de som potente, um microfone para que seja explicado a dinâmica e espaço/plateia.

Breve biografia do autor
Maria Eduarda é filha de professores de dança e dançarinos profissionais e desde 2003 foi apresentada à diversas modalidades, como ballet, hip hop, axé, dança do ventre, jazz, tango, funk, entre outros. Ao ingressar-se na UFOP, com o objetivo de seguir com essa carreira, interessou-se por projetos de dança e foi selecionada a partir do processo seletivo no projeto de extensão AERODANCE. Desde então, tem atuado como dançarina, professora e coreógrafa e segue contribuindo com o projeto AERODANCE de mãos dadas com Antônio Pereira.